🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Ipec e Datafolha mostram Lula na liderança e com chances de vencer Bolsonaro no primeiro turno às vésperas da votação

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
1 de outubro de 2022
8:02 - atualizado às 21:43
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Em menos de 24 horas do início do primeiro turno das eleições, as últimas pesquisas Ipec, Datafolha e Genial/Quaest mostram o ex-presidente Lula na liderança do pleito, com chances de vencer a disputa ainda no primeiro turno. Além disso, os candidatos à presidência encerram hoje suas campanhas políticas e as votações já começaram na Nova Zelândia.

Contrariando as pesquisas, Bolsonaro espera ser eleito amanhã com mais de 60% dos votos válidos

A poucas horas do início do primeiro turno das eleições, as últimas pesquisas do Ipec, Datafolha e Genial/Quaest mostram o ex-presidente Lula (PT) na liderança do pleito. Mas o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está confiante que sairá vitorioso da disputa amanhã (2).,

“A gente não consegue ver outra coisa a não ser as eleições serem decididas amanhã e com uma margem superior a 60% [de votos para ele]”, declarou em live transmitida em suas redes sociais neste sábado (1).

Bolsonaro disse esperar que as eleições ocorram com “lisura” e “transparência”. Vale destacar que o chefe do Executivo tem agido de forma sistemática para lançar dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, sem apresentar provas ou indício de irregularidades.

Saiba mais aqui

Em rede nacional, Moraes reafirma segurança das urnas e afasta violência

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reafirmou a segurança e transparência das urnas eletrônicas em pronunciamento realizado em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (1) – véspera do primeiro turno das eleições.

“Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, mas a única que apura e divulga os resultados no mesmo dia com agilidade, segurança, competência e transparência graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável das urnas eletrônicas”, afirmou Moraes, repetindo discurso feito a observadores internacionais das eleições na última quinta-feira (29).

Após exaltar o regime democrático como “uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade”, Moraes disse que a Justiça Eleitoral “garantirá que a democracia seja exercida de maneira segura, transparente e confiável” e afastou qualquer possibilidade de violência ou coação política.

O ministro orientou os eleitores sobre a proibição do porte de armas no raio de 100 metros das seções eleitorais, assim como o veto – aprovado na última quinta-feira – ao transporte de armas e munições de colecionadores e atiradores de sábado até segunda-feira.

Moraes reforçou, ainda, que a segurança e liberdade de voto serão garantidas pelo sigilo do voto e “respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política”.

(Estadão Conteúdo)

Quaest: Lula tem 49% dos votos válidos, contra 38% de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para 49% dos votos válidos na última rodada da pesquisa Genial/Quaest antes do primeiro turno das eleições.

Apesar disso o candidato ainda flerta com a possibilidade de vencer em primeiro turno.

Já o presidente Jair Bolsonaro avançou de 33% para 38% das intenções de voto.

Ciro Gomes (PDT) manteve os 6% da pesquisa anterior, assim como Simone Tebet (MDB) que tem 5% das intenções de voto.

Soraya Thronicke (União Brasil) marcou 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Bolsonaro vai ao TSE contra transporte em nível normal no domingo, mas pedido é negado

O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, rejeitou neste sábado (1) um pedido de providências da campanha de Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão que determinou que o transporte público opere em níveis normais no domingo (2) quando será realizado o primeiro turno das eleições.

A decisão questionada pelo PL foi proferida na última quinta-feira, 29, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso.

O ministro atendeu parcialmente a pedido da Rede. O partido também queria gratuidade na passagem de ônibus em todo o Brasil no dia da votação, mas Barroso apenas determinou que os municípios que já têm passe livre no domingo não deixem de oferecer o benefício.

No pedido de providências enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha de Bolsonaro alega que a medida “constitui grave interferência no funcionamento do serviço de transporte público, em todas as localidades, com imposição de ônus financeiros para municípios que não têm amparo para a concessão da gratuidade” – ainda que a decisão não obrigue os municípios a oferecerem a gratuidade.

A campanha argumenta ainda que a decisão leva os prefeitos a cometerem crime porque estimula a distribuição de benefício no período eleitoral – o que é vedado pela legislação.

Em resposta, o corregedor do TSE disse que não é competência da Corte Eleitoral analisar o pedido, pois diz respeito a uma decisão proferida pelo STF. Destacou também que a premissa do pedido da campanha de Bolsonaro não corresponde à realidade porque Barroso não determinou a gratuidade do transporte público.

Concluiu ainda que o “teor alarmista pode produzir impactos desiguais sobre o eleitorado”, uma vez os usuários de transporte público são, em sua maioria, pessoas pobres.

(Estadão Conteúdo)

Lula não teme golpe de Bolsonaro — petista diz que, se for eleito, “haverá posse”

À frente nas últimas pesquisas sobre as Eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste sábado (1) que não tem medo de que, se eleito, o adversário Jair Bolsonaro (PL) dê um golpe para impedir que o petista volte ao Planalto.

“Eu não temo nada. Se o povo me eleger haverá posse e tudo mais o que foi prometido”, afirmou Lula em coletiva de imprensa.

Acompanhado dos candidatos ao governo de São Paulo e ao senado, Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), respectivamente, de sua esposa Rosângela da Silva, a Janja, e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-presidente indicou que acredita na vitória, mas ainda não sabe se ela virá no primeiro ou segundo turno.

“Sou muito esperançoso que essa eleição se defina amanhã. Se não, vamos ter que fazer como um time que vai para a prorrogação: descansar 15 minutos e voltar.”

Bolsonaro ainda é campeão de rejeição, segundo Ipec

Ao contrário da pesquisa principal, o levantamento de índice de rejeição dos candidatos a presidente do Ipec não manteve a estabilidade.

Cerca de 46% dos eleitores afirmam que não votam de forma alguma em Jair Bolsonaro (PL), uma queda de 5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao levantamento anterior.

Já o líder na corrida ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 38% de rejeição, um crescumento de 3 p.p. na mesa base de comparação

Desde de 15 de agosto, quando a primeira pesquisa da série foi feita, Bolsonaro manteve-se em 46%. Já o petista saiu 33% para 38%.

Confira aqui os índices de rejeição dos demais presidenciáveis

Lula oscila para baixo, mas mantém vantagem sobre Bolsonaro e ainda pode vencer no primeiro turno, revela última pesquisa do IPEC

Às véspera das Eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém ampla vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e segue vislumbrando a possibilidade de vitória em primeiro turno. É o que mostra a mais recente pesquisa do Ipec, encomendada pela Rede Globo e divulgada neste sábado (1).

Lula lidera o levantamento do Ipec, antigo Ibope, com 51% das intenções de voto. Bolsonaro vem em segundo lugar, com 37%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 27 de setembro, o petista marcava 52%, enquanto o atual presidente do país apareciam com 34%.

SAIBA MAIS AQUI

Último Datafolha mostra Lula com 50% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro

A última pesquisa Datafolha antes do primeiro turno acaba de ser divulgada e mostra que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a aumentar.

O levantamento publicado neste sábado indica que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro.

A pontuação do petista e do atual presidente não mudou entre hoje e a sondagem anterior, penúltima antes do pleito.

Confira a distância entre Lula e Bolsonaro desde maio deste ano

IPEC em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro: veja como estão os candidatos segundo o antigo Ibope

Além do Datafolha, o Ipec também divulgou a última pesquisa de intenções de voto para os governos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro neste sábado (1).

Segundo o levantamento do antigo Ibope, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a disputa em SP com 41% dos votos válidos.

O petista é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, e pelo atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), com 22%.

Rio de Janeiro e Minas Gerais

Já no Rio de Janeiro a disputa é liderada pelo candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), com 47%.

Em segundo lugar aparece Marcelo Freixo (PSB), com 28% dos votos válidos.

Em Minas Gerais quem está à frente da corrida eleitoral também é o candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), que tem 50% dos votos válidos.

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem na sequência com 42%.

Datafolha no Rio: Castro em 44% dos votos válidos e Freixo tem 35%

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1).

Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 35%. Em terceiro aparece Rodrigo Neves (PDT), com 10%.

Castro manteve-se estável em relação ao levantamento anterior, de 29 de setembro. Já Freixo oscilou positivamente 4 pontos percentuais.

Em quarto aparece Paulo Ganime (Novo), com 4%. Depois, Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP), com 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO) têm 1%.

Votos brancos, nulos e nenhum acumulam 10% e não sabem, 8%.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 2.550 pessoas entre a sexta-feira (30) e hoje, em 40 municípios fluminenses.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Datafolha em Minas: Zema segue liderando com 56% dos votos válidos e pode definir disputa no 1º turno

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), segue liderando a disputa estadual com 56% dos votos válidos, segundo a última pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1).

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem em seguida, com 35%.

Em comparação ao último levantamento, de 29 de setembro, Zema oscilou negativamente 1 ponto porcentual (pp), enquanto Kalil oscilou positivamente 1 pp.

Com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Viana aparece com 5%.

Diante desse quadro, a eleição para governador de Minas Gerais será decidida no primeiro turno, segundo o Datafolha, com Zema sendo reconduzido ao cargo. Para esse cálculo, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 2.650 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Datafolha em SP: Haddad mantém liderança, mas cai para 39% dos votos válidos e é seguido por Tarcísio de Freitas, com 31%

A última pesquisa Datafolha antes da eleição, divulgada neste sábado (1), mostra o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) liderando a corrida para o governo de São Paulo, com 39% dos votos válidos.

O petista é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, e pelo atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), com 23%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Haddad tem 46% dos votos totais contra 41% de Tarcísio de Freitas.

A vantagem diminuiu desde agosto deste ano, quando chegou a 22 pontos.

Já na simulação contra Rodrigo Garcia a disputa se inverteu: o petista tem 42% dos votos totais, e o atual governador, 43%. Ou seja, há um empate técnico

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha e ouviu 3,7 mil pessoas entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro em 79 municípios paulistas.

A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

NO OUTRO LADO DO MUNDO, AS ELEIÇÕES JÁ COMEÇARAM

No outro lado do planeta, as eleições já começaram. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira seção de votação foi aberta em Wellington, na Nova Zelândia, às 8h de domingo (16h no horário de Brasília).

A votação no exterior segue o horário local de cada país e em Wellington será encerrada às 17h do domingo (1h de domingo em Brasília).

CIRO GOMES (PDT) ENCERRA CAMPANHA NO CEARÁ

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, e sua candidata a vice Ana Paula (PDT), chegaram há pouco no ato de encerramento da campanha: uma carreata em Fortaleza, que contou com a participação do candidato do partido ao governo do Ceará, Roberto Cláudio.

Com seu apadrinhado correndo o risco de perder as eleições dentro do seu reduto eleitoral, Ciro, que governou o Estado por dois mandatos (2007-2015) disse que voltava ao berço por vê-lo “ameaçado de cair na mão de uma pessoa que não tem a maior qualificação nem moral, nem intelectual, nem treinamento” para assumir o governo.

Devido a um racha entre ele e seus irmãos, Ciro evitava comparecer ao Estado. Como mostrou o Estadão/Broadcast, o rompimento de uma aliança de 16 anos entre o grupo de Ciro e o PT no Ceará dividiu a família Ferreira Gomes.

Enquanto Ciro optou, durante a reta final da campanha, em aumentar o tom de suas críticas contra Lula, o senador Cid Gomes (PDT-CE) e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) – irmãos dele – evitaram dar apoio a Roberto Cláudio e fazer campanha para o petista Camilo Santana ao Senado. Na tentativa de se reaproximar do PT, Cid afirmou que não vai declarar voto para governador. (Estadão Conteúdo)

SIMONE TEBET (MDB) ENCERRA CAMPANHA EM SÃO PAULO

Candidata do MDB à Presidência, a senadora Simone Tebet (MS) encerrou sua campanha em São Paulo em um evento organizado por aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na capital, no qual o governador Rodrigo Garcia (PSDB) era esperado, mas não compareceu.

Apesar de Simone ter como vice a senadora tucana Mara Gabrilli (SP), Garcia participou de apenas quatro agendas ao lado da emedebista durante a campanha.

Em uma rápida entrevista antes de subir ao palco da escola de samba, Tebet comemorou seu desempenho na disputa e evitou falar sobre quem vai apoiar no segundo turno.

“Saí de 70% de desconhecimento para 70% de conhecimento, o que não é pouca coisa em apenas 45 dias de campanha. É algo inédito. Saí de uma rejeição maior para a menor rejeição entre todos os candidatos”, afirmou a presidenciável.

Quando questionada sobre um eventual segundo turno, desconversou. “Não sei onde estarei daqui duas horas.”

Depois do ato, que foi anunciado como o “grande evento de encerramento” da campanha, Tebet foi para o Mato Grosso do Sul, onde vai votar amanhã pela manhã. Em seguida ela voa para Ribeirão Preto para acompanhar o voto do presidente do MDB, deputado Baleia Rossi. A candidata também vai acompanhar na capital o voto de sua vice, Mara Gabrilli. (Estadão Conteúdo)

 

LULA (PT) ENCERRA CAMPANHA EM SÃO PAULO

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), encerraram no início da tarde deste sábado, 1, o ato final da campanha: uma caminhada com a militância que partiu da Avenida Paulista e desceu pela Rua Augusta, na área central de São Paulo.

Em obediência à lei eleitoral, que veda a realização de comícios a menos de dois dias da ida às urnas, os dois não discursaram – apenas cumprimentaram apoiadores.

Ao lado dos candidatos a governador Fernando Haddad (PT) e a senador Márcio França (PSB), Lula e Alckmin desfilaram em caminhonete aberta, sem proteção de vidro no teto ou nas laterais, por cerca de 1 hora e 15 minutos. O início do ato político foi marcado por chuva, que logo passou e não desanimou a militância presente.

Lula agora segue para casa. No domingo, 2, pela manhã vota em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e, à tarde, acompanha a apuração dos votos em um hotel da capital. (Estadão Conteúdo)

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NÃO VOTARÁ AMANHÃ

Fernando Henrique Cardoso já havia avisado que não tem mais tanta energia para participar ativamente do debate sobre as Eleições 2022. E parece que FHC não deverá sequer comparecerá às urnas no próximo domingo (2).

A ausência do político ocorrerá por orientação médica. Apesar do ex-presidente – que completou 91 anos de idade em junho – não apresentar nenhum problema grave de saúde, a equipe que cuida dele pediu que evitasse o tumulto típico de um dia de votação, segundo pessoas próximas ouvidas pela Folha de S. Paulo.

Apesar disso, porém, o ex-presidente não se retirou completamente da vida política. FHC divulgou em suas redes sociais uma carta pública que foi interpretada como uma declaração velada de apoio ao também ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Saiba mais

NÃO VAI VOTAR? VEJA COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA

Escolher os governantes do país é um direito e também um dever dos brasileiros. Ou seja, todos os cidadãos com idades entre 18 e 69 anos são obrigados a comparecer às respectivas seções eleitorais para a votação no próximo domingo (2).

O voto é facultativo apenas para analfabetos e eleitores com 16 ou 17 anos ou acima dos 70 anos. Se você não se enquadra em nenhuma dessas exceções, é preciso justificar a ausência até 60 dias depois da data do pleito.

Vale destacar que a Justiça Eleitoral pode suspender alguns direitos civis de quem deixar de explicar porque faltou com seu dever cívico.

Veja como justificar a ausência nas Eleições 2022

O QUE É PERMITIDO OU PROIBIDO NO MOMENTO DA VOTAÇÃO

Depois de meses de expectativas, campanhas, pesquisas e debates, está chegando a hora: no próximo domingo (2) os eleitores brasileiros irão às urnas para a votação que definirá o primeiro turno das Eleições 2022.

Às vésperas do pleito, porém, muitos cidadãos têm dúvidas sobre o processo eleitoral. Quais documentos levar e a ordem da votação, por exemplo, são algumas dos questionamentos mais comuns.

Há ainda as questões sobre o veto ao uso do celular, que já estava nas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi reforçado neste ano. O aparelho poderá é essencial para a utilização do título de eleitor virtual (e-Título), mas está proibido na cabine de votação.

Entenda a regra aqui e confira o que mais é permitido ou proibido no momento da votação.

TSE MOSTRA QUE NÃO HÁ VOTOS REGISTRADOS NAS URNAS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu há pouco o relatório zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização.

Também houve a verificação dos sistemas eleitorais instalados na Corte.

“São duas comprovações: de que o sistema é íntegro e autêntico e de não há votos [computados nas urnas] no momento”, resumiu Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.

A zerésima é um documento calculado olhando o banco de dados, para mostrar que não há nenhum voto registrado. No TSE, ela mostra esse dado para presidente e vice. Nos Tribunais Regionais Eleitorais serão verificados os demais cargos, ainda hoje, após a realização desta etapa na Corte Superior. Amanhã, às 7h, cada urna também emitirá mais uma zerésima.

Com a verificação dos sistemas, o objetivo foi confirmar se o sistema que está rodando no Centro de Processamento de Dados (CPD) do TSE é o mesmo assinado pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro, quando houve a lacração das urnas, explicou o chefe da Sessão de Totalização e Divulgação, Alberto Cavalcante.

Estes procedimentos integram a fiscalização do processo eleitoral deste ano, cuja confiabilidade tem sido amplamente questionada, sem provas, pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Valente destacou que é “mais um dentre 39 comprovações da integridade dos sistemas”.

Representantes das Forças Armadas acompanharam o evento. Também estiveram presentes, representes do Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O único partido que compareceu foi o PV. (Estadão Conteúdo)

IPESPE: LULA TEM 46% E BOLSONARO, 33% DOS VOTOS VÁLIDOS

A última pesquisa Ipespe antes do primeiro turno das eleições presidenciais, aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 46% dos votos válidos contra 33% de Bolsonaro.

Ciro Gomes (PDT) permanece em terceiro lugar, com 7% dos votos e tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), que detém 6%.

Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%, mesmo percentual de Padre Kelmon (PTB). Os demais candidatos à presidência não pontuaram.

Vale mencionar que os votos válidos desconsidera os votos brancos e nulos.

Para o levantamento, 1.100 pessoas foram entrevistadas por telefone no dia 30 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,45%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 05007/2022.

CONFIRA OS DETALHES

"BRASIL TERÁ ELEIÇÕES SEGURAS", DIZ MINISTRO DO STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou neste sábado que as eleições deste domingo (2) serão seguras. A declaração foi feita em uma entrevista coletiva pela manhã.

Segundo ele, 500 mil agentes de segurança, entre policiais civis, militares e federais estão escalados para garantir tranquilidade do pleito.

Questionado sobre a regra que impede o porte de arma no dia da eleição, a não ser de agentes trabalhando, Anderson Torres disse que não há problema e que a eleição não é “uma guerra”.

“A proibição não altera em nada. Não estamos indo para uma guerra, e sim para eleição”, afirmou.

Desde segunda-feira (26), a pasta registrou 34 prisões no país relacionadas a crimes eleitorais. Ao longo do domingo, o ministério centralizará as informações sobre detidos por propaganda irregular, boca de urna, compra de votos e outras práticas vedadas pela legislação eleitoral. (Estadão Conteúdo)

HENRIQUE MEIRELLES REAFIRMA O VOTO EM LULA (PT)

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro Henrique Meirelles reforçou seu voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o primeiro colocado na corrida eleitoral, segundo as pesquisas de intenção de voto.

Em seu perfil no Twitter, Meirelles disse que o apoio ao petista vem da confiança de mudança fiscal:

 

BOLSONARO (PL) FAZ CAMPANHA EM SÃO PAULO

O presidente Jair Bolsonaro encerra neste sábado, 1º, a campanha no primeiro turno das eleições com viagens a São Paulo, maior colégio eleitoral do País, e para Joinville, em Santa Catarina, Estado em que obteve 76% dos votos no segundo turno de 2018. A campanha aposta em uma “onda verde e amarela” para tentar alavancar o candidato à reeleição na reta final.

O QG bolsonarista decidiu manter foco total no Sudeste, que concentra os três maiores colégios eleitorais, para tentar evitar uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, no primeiro turno. Ontem, Bolsonaro transmitiu em suas redes sociais trechos de uma motociata com apoiadores em Poços de Caldas, Minas Gerais. Desde ontem, os candidatos não podem mais fazer comício.

Em São Paulo, o candidato à reeleição defendeu sua vitória no segundo turno, ainda que as pesquisas eleitorais apontem Lula (PT) como o melhor colocado entre as intenções de voto.

Durante a motociata, que aconteceu há pouco, Bolsonaro reafirmou que “não tem como a gente não ter, no mínimo 60% dos votos”. (Estadão Conteúdo)

 

 

E-TÍTULO: COMO USAR O APLICATIVO NA HORA DE VOTAR?

Uma das grandes novidades dessa eleição presidencial está nas mãos dos eleitores: o e-Título. O aplicativo que que disponibiliza o título de eleitor na versão digital pode ser apresentado no lugar do documento físico, no momento da votação.

Contudo, é preciso atenção: o prazo para baixar o aplicativo no celular ou tablet termina neste sábado (1), às 23h59. Isso porque a emissão da versão digital ficará suspensa em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições.

O mesmo deve acontecer em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro.

SAIBA O PASSO A PASSO 

TSE RECOMENDA CONSULTA DE LOCAIS ANTES DA VOTAÇÃO
Somente na cidade de São Paulo, mais de 85 mil eleitores terão seus locais de votação alterados para a votação de amanhã. Mudanças nas zonas eleitorais do Rio Pequeno, Perdizes e Campo Limpo farão com que os inscritos nestes locais sejam redistribuídos.

No Centro Universitário Anhanguera, por exemplo, mais de 25 mil eleitores terão de votar em três novos endereços.

Enquanto isso, os 19 locais de votação no Rio Pequeno também foram fechados este ano e cerca de 50 mil pessoas serão redistribuídas para outros 17 locais de votação.

Já em Perdizes, quatro locais de votação foram desativados e 16 mil pessoas passarão a votar na Faculdade Oswaldo Cruz e na Uninove – Campus Memorial.

Mudanças também estão previstas em diferentes regiões do Estado e ao redor do país. A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor consultar o local de votação antes de sair de casa.

A checagem pode ser feita através do nome ou número do título no site do TSE, aplicativo e-Título e por meio de chat de WhatsApp (+55 61 996371078). (Estadão Conteúdo)

AGREGADOR DE PESQUISAS DO ESTADÃO MOSTRA LULA COM 51% DOS VOTOS VÁLIDOS

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os números divulgados neste sábado (1) pela pesquisa CNT/MDA.

Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 32%.

Considerando-se apenas os votos válidos, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 51% e Bolsonaro, 35%. 

O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo a metodologia própria do Estadão. (Estadão Conteúdo)

BOLSONARO TENTA REVERTER VANTAGEM DE LULA NO RIO

O Rio de Janeiro recebeu pelo menos uma visita do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, a cada semana da campanha eleitoral de 2022. O Estado tornou-se alvo prioritário do chefe do Executivo, que tenta reverter a vantagem do líder das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Estado e no País.

O estado carioca é ainda trincheira de alguns dos principais aliados do presidente. São correligionários como Fabrício Queiroz, ex-assessor citado em investigações de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio; o general da reserva Eduardo Pazuello, que comandou o Ministério da Saúde durante boa parte da pandemia; e um dos braços direitos da campanha, o deputado federal Hélio Lopes.

Um dos símbolos dessa preocupação de Bolsonaro foi a comemoração do Sete de Setembro. Em busca de votos, o presidente foi à orla de Copacabana, bairro conhecido por ser um reduto bolsonarista. Lá, em uma atitude criticada por adversários como abusiva e ilegal, fundiu a comemoração cívica com um comício eleitoral.

Outro alvo foi o público evangélico. Aliado a pastores, como Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), o presidente foi a cultos e eventos de cunho religioso. Neles, agitou fortemente a agenda de costumes, com ataques ao aborto e à descriminalização das drogas.

 

O esforço bolsonarista busca repetir os números alcançados por Bolsonaro no Rio na disputa presidencial passada. Em 2018, ele obteve 59,79% dos votos válidos no primeiro turno, contra apenas 14,69% do candidato do PT, Fernando Haddad. No Estado, o petista colheu um dos piores resultados do partido naquele ano: ficou em terceiro lugar.

Agora, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, Lula tem 42% das intenções de voto no Estado e Bolsonaro, 37%. Na pesquisa anterior, de 22 de setembro, Lula tinha 40%. Já Bolsonaro oscilou de 38% para 37%.

O presidente apoia os líderes na disputa ao governo e ao Senado pelo Rio: Cláudio Castro (PL), que tenta se manter no Palácio Guanabara, e Romário (PL) e busca mais um mandato no Congresso. Os dois se mantêm cerca de 10 pontos à frente dos adversários. (Estadão Conteúdo)

 

PESQUISA CNT/MDA: DIFERENÇA ENTRE LULA E BOLSONARO É DE 8 PONTOS

Divulgada há pouco, a pesquisa CNT/MDA apontou uma diferença de 8 pontos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente, candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Confira:

  • Lula (PT): 44,2%;
  • Jair Bolsonaro (PL): 36,3%;
  • Ciro Gomes (PDT): 4,5%;
  • Simone Tebet (MDB): 4,3%.

Considerando os votos válidos, a diferença é de 8 pontos, com possibilidade de segundo turno. Sendo que Lula (PT) com 48,3% dos votos válidos e Jair Bolsonaro (PL), 39,7%.

Por fim, o percentual de votos brancos e nulos é de 4,2%; indecisos, 4,3% e não souberam responder, 2,2%.

CONFIRA OS DETALHES DA PESQUISA AQUI

HORÁRIOS DE VOTAÇÃO

O eleitor deve ter atenção redobrada neste domingo (2), pois diferentemente de pleitos anteriores, o período de votação para as Eleições 2022 foi unificado em todo o país e seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário.

A decisão pela unificação foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em dezembro, sob a justificativa de que, dessa maneira, será possível iniciar a apuração e a divulgação de resultados logo após o fim da votação, sem a necessidade de se aguardar os estados com fuso mais atrasado.

Com a decisão, no próximo domingo todas as seções eleitorais do país estarão abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila.

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, o horário local de abertura das urnas será adequado. É o caso de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e parte do Amazonas, onde a votação ocorrerá de 7h às 16h, no horário local.

No Acre e em algumas seções eleitorais do Amazonas, as urnas abrirão e fecharão com duas horas de antecedência. Nesse caso, a votação ocorrerá das 6h às 15h. Já na ilha de Fernando de Noronha, onde o fuso é uma hora adiantado em relação a Brasília, as urnas devem ficar abertas de 9h às 18h. (Agência Brasil)

 

Confira a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República neste sábado, 01 de outubro, véspera das eleições:

  • Ciro Gomes (PDT):  às 15h terá carreata em Fortaleza.
  • Constituinte Eymael (DC):  agenda não divulgada.
  • Felipe D’Avila (Novo):   às 14h30 participa de carreata em São Paulo.
  • Jair Bolsonaro (PL): às 10h faz motociata em São Paulo, às 16h15 faz motociata em Joinville (SC) e às 19h faz live.
  • Leo Pericles (UP):  às 8h30 faz caminhada na zona leste de São Paulo e às 15h no  vale de Ocupações do Barreiro (MG). vale de Ocupações do Barreiro (MG).
  • Lula (PT): às 11h faz caminhada na Rua Augusta, em São Paulo.
  • Padre Kelmon (PTB): não tem agenda pública.
  • Simone Tebet (MDB):  às 10h encontro de encerramento do primeiro turno da eleição na Quadra da Caprichosos do Piqueri em São Paulo.
  • Sofia Manzano (PCB): sem atividades de campanha.
  • Soraya Thronicke (União): às 12h faz caminhada no Mercado Municipal de São Paulo e às 13h30 visita o Bar da Onça.
  • Vera (PSTU): às 10h participa de caminhada na Rua 25 de Março em São Paulo e às 18h30 participa de live com o Coletivo 4P.

Compartilhe

DE OLHO NAS REDES

Dividendos extraordinários podem disparar a ação da Petrobras (PETR4), mas a possível entrada de Mercadante tem o poder de ‘anular’ o efeito? Entenda…

17 de abril de 2024 - 17:57

A retenção de dividendos extraordinários pela Petrobras vem atropelando sua posição na bolsa, mas um possível pagamento poderia reanimar os acionistas. Ruy Hungria, analista da Empiricus Research e colunista do Seu Dinheiro, brinca de futurologia — o que pode acontecer se o pagamento dos dividendos coincidir com a entrada de Mercadante? Não é de agora […]

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

VEM DINHEIRO AÍ?

Haddad acerta com mercado financeiro mudanças na tributação e prazos para atrair investimentos para bolsa 

4 de abril de 2024 - 8:44

A expectativa é de que as propostas avancem após a regulamentação da reforma dos impostos sobre o consumo, aprovada no ano passado pelo Legislativo

Eleições municipais

Simone Tebet diz que subirá em palanque de prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, quando Jair Bolsonaro não estiver

31 de março de 2024 - 11:54

Candidato a reeleição na capital paulista, Nunes é do MDB, partido da ministra do Planejamento

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar