Às vésperas da posse, Lula confirma Tebet no Planejamento e Marina no Meio Ambiente. Confira a lista completa de ministros
As tão aguardadas indicações para as presidências da Caixa e do Banco do Brasil não vieram, mas Lula antecipou que serão duas mulheres

Às vésperas da posse e com quase duas horas de atraso, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou novos nomes que vão compor a Esplanada dos Ministérios de seu terceiro mandato.
A senadora Simone Tebet, que foi candidata à Presidência e se aliou a Lula no segundo turno, foi confirmada no Ministério do Planejamento. Marina Silva, que também apoiou Lula, ficou com o Ministério do Meio Ambiente.
Lula também indicou seus líderes no Senado, na Câmara dos Deputados e no Congresso, que serão Jaques Wagner, José Guimarães e Randolfe Rodrigues, respectivamente.
As tão aguardadas indicações para as presidências da Caixa e do Banco do Brasil não vieram, mas Lula antecipou que serão duas mulheres.
Confira como ficou a lista completa de ministros do novo governo:
- Fazenda - Fernando Haddad (PT)
- Planejamento e Orçamento - Simone Tebet (MDB-MS)
- Previdência - Carlos Lupi (PDT-SP)
- Casa Civil - Rui Costa (PT-BA)
- Saúde - Nísia Trindade
- Educação - Camilo Santana (PT-CE)
- Defesa - José Múcio Monteiro
- Justiça - Flávio Dino (PSB-MA)
- Trabalho e Emprego - Luiz Marinho (PT-SP)
- Indústria e Comércio - Geraldo Alckmin (PSB-SP)
- Relações Exteriores - Mauro Vieira
- Transporte - Renan Filho (MDB-AL)
- Cultura - Margareth Menezes
- Comunicações - Juscelino Filho (União Brasil-MA)
- Secretária de Comunicação - Paulo Pimenta (PT-RS)
- Minas e Energia - Alexandre Silveira (PSD-MG)
- Meio Ambiente - Marina Silva (Rede-SP)
- Povos Indígenas - Sônia Guajajara (PSOL-SP)
- Cidades - Jader Filho (MDB-PA)
- Integração e Desenvolvimento Regional - Waldez Góes (PDT-AP)
- Agricultura e Pecuária - Carlos Fávaro (PSD-MT)
- Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar - Paulo Teixeira (PT-SP)
- Pesca - André de Paula (PSD-PE)
- Esporte - Ana Moser
- Turismo - Daniela Souza Carneiro (União Brasil-RJ)
- Desenvolvimento Social - Wellington Dias (PT-PI)
- Direitos Humanos - Silvio Almeida
- Igualdade Racial - Anielle Franco
- Mulheres - Cida Gonçalves
- Ciência e Tecnologia - Luciana Santos (PCdoB-PE)
- Gestão e Inovação - Esther Dweck
- Portos e Aeroportos - Márcio França (PSB-SP)
- Relações Institucionais - Alexandre Padilha (PT-SP)
- Secretaria-Geral da Presidência da República - Márcio Macêdo (PT-SE)
- Controladoria Geral da União (CGU) - Vinícius Marques de Carvalho
- Advocacia Geral da União (AGU) - Jorge Messias
- Gabinete de Segurança Institucional (GSI) - Gonçalves Dias
Leia mais:
- Onde investir em 2023: CDI vira refúgio para se proteger de Lula ‘messiânico’, diz Fábio Kanczuk, ex-diretor do BC
- Marcação a mercado da renda fixa: entenda a regra que entra em vigor em janeiro para não se assustar
Com os anúncios desta quinta-feira (29), Lula completa a equipe que ocupará a Esplanada dos Ministérios do seu governo. O presidente eleito afirmou que pretende fazer uma reunião com todos eles na semana que vem, após a posse, para dizer o que ele quer que aconteça no Brasil.
Leia Também
"Vamos começar o governo trabalhando, não vamos começar dizendo que estamos vendo como está", disse Lula.
ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados no 2º turno com distância de 2 pontos, segundo Datafolha
17 de setembro de 2026 - 19:49ELEIÇÕES 2026
Ressaca do STF: como os presidenciáveis reagiram ao dia seguinte da sessão turbulenta
16 de setembro de 2026 - 19:45UM DIA (QUASE) HISTÓRICO
Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF
15 de setembro de 2026 - 19:57ELEIÇÕES 2026
Lula amplia vantagem e volta a ficar numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
14 de setembro de 2026 - 9:20DE CABEÇA PARA BAIXO?
Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas
12 de setembro de 2026 - 14:00Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026