🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Ricardo Gozzi
É SABOTAGEM!?!

Quem sabotou o gasoduto que estava aqui? Rússia e países da Otan trocam acusações em meio a escalada perigosa

Pelo menos quatro pontos de vazamento foram detectados nos últimos dias na rota dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico

Ricardo Gozzi
29 de setembro de 2022
15:08
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Alguém está brincando com fogo. No início da semana, embarcações militares de países europeus avistaram ondulações incomuns perto da rota por onde passam as tubulações dos gasodutos Nord Stream 1 e 2.

As estruturas são a fase final do caminho entre os campos de gás natural da Rússia e terminais no litoral da Alemanha. Moscou e seus parceiros na Europa gastaram bilhões e bilhões de dólares para construí-los.

O primeiro está com as operações suspensas. A Rússia alega que as sanções internacionais impostas desde a invasão da Ucrânia inviabilizam o funcionamento do Nord Stream 1.

Já o segundo deveria ter sido inaugurado no início do ano, mas a concessão do alvará de funcionamento do Nord Stream 2 pela Alemanha perdeu-se no fundo de alguma gaveta desde a eclosão do conflito, em fevereiro.

Mesmo assim, as tubulações estão lá, no fundo do mar, cheias de gás.

Vazamentos e suspeitas de sabotagem

Desde segunda-feira, pelo menos quatro pontos de vazamento de gás foram avistados em uma área de águas internacionais no Mar Báltico.

Especialistas citados pelo jornal norte-americano The Washington Post especulam que o vazamento poderia representar o mais grave incidente individual já registrado de liberação de gás metano na atmosfera.

Entretanto, prosseguem eles, o vazamento em si não teria escala suficiente para impactar de modo significativo as mudanças climáticas em andamento.

E, embora não se pudesse descartar a possibilidade de uma falha estrutural ter causado o vazamento, líderes europeus logo passaram a denunciar que teria havido sabotagem.

A União Europeia (UE) iniciou inclusive uma investigação formal para averiguar a hipótese. O suspeito número 1 dos europeus, claro, é o presidente russo, Vladimir Putin.

O que a Rússia teria a ganhar (ou perder) com isso?

É verdade que a Rússia tem usado com frequência a questão energética para pressionar a Europa em meio ao conflito na Ucrânia e isso faz dela quase uma suspeita natural.

É preciso ponderar, porém, que a estrutura pertence à estatal russa Gazprom.

Não só os investimentos da empresa chegaram à casa dos bilhões como seu lucro com as vendas do gás transportado pelo Nord Stream 1 para a Europa também é bilionário.

União Europeia e Otan apontam o dedo para Putin

À Reuters, uma fonte no alto escalão da UE disse hoje que o incidente “muda fundamentalmente a natureza do conflito” na Ucrânia, citando também a mobilização de 300 mil reservistas e a anexação de quatro áreas pró-Moscou.

Já a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) emitiu nota advertindo que qualquer ataque deliberado contra a infraestrutura vital de um membro da aliança militar de 30 países “seria recebido com uma resposta unida e determinada”.

Segundo a Otan, os vazamentos derivam de “atos de sabotagem deliberados, imprudentes e irresponsáveis”.

Navios da marinha russa foram avistados nas proximidades dos locais dos vazamentos no início da semana, disseram fontes em serviços de espionagem de potências ocidentais à CNN.

Por sua vez, o Kremlin afirma que a presença de navios de países que integram a Otan era maior naqueles mesmos dias.

Plot twist

Mas como o roteirista de 2022 é um pouco inquieto, a crise teve uma reviravolta hoje.

A Rússia afirmou que concorda com a hipótese de sabotagem.

Mas qualifica o caso como “possivelmente um ato de terrorismo de Estado”. Contra Moscou, claro.

"É muito difícil imaginar que tal ato de terrorismo poderia ter acontecido sem o envolvimento de alguma espécie de agente estatal”, disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Mas quem seria o culpado?

Como a Rússia de Putin não é exatamente uma unanimidade no palco do concurso Miss Simpatia Internacional, a lista de desafetos é extensa.

Tanto para os países que integram a Otan quanto para a Rússia, será muito difícil gerar provas irrefutáveis sobre quem causou dano à estrutura.

Mas tanto em um lado como no outro, a lista de suspeitos óbvios é realmente óbvia.

Para os países da Otan, Putin é o culpado. Para os russos, o incidente beneficia os Estados Unidos.

Moscou diz que os pontos de vazamento encontram-se em território "totalmente sob controle" das agências de inteligência dos EUA.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, alega que Washington poderá aumentar suas vendas de gás natural liquefeito (GNL) se os gasodutos ficarem inabilitados.

E em meio à escalada retórica, enquanto a guerra ficar apenas nas palavras, estará tudo bem.

*Com informações da Reuters, da CNN e do Washington Post.

Compartilhe

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

A GUERRA DA TECNOLOGIA

Xô, Estados Unidos! China manda Apple retirar aplicativos de mensagens de circulação no país — mas Biden já tem uma ‘carta na manga’

21 de abril de 2024 - 9:47

WhatsApp, Threads, Signal e Telegram não estão mais disponíveis na loja de aplicativos no território chinês; deputados dos EUA aprovam projeto para banir TikTok

DE OLHO NAS REDES

Por que a China deve colocar “panos quentes” para impedir que as coisas piorem (ainda mais) no Oriente Médio? 

19 de abril de 2024 - 18:29

Enquanto as coisas parecem ficar cada vez mais delicadas no Oriente Médio, com os ataques do Irã a Israel no último final de semana, os mercados lá fora não parecem estar muito alarmados com a possibilidade de uma escalada no conflito — o que poderia ser desastroso para a economia global.  E uma das explicações […]

ESCALANDO…

É o fim da guerra das sombras? A mensagem do revide de Israel ao Irã para o mundo — e não é o que você espera

19 de abril de 2024 - 14:15

O mais recente capítulo desse embate aconteceu na madrugada desta sexta-feira (19), quando Israel lançou um ataque limitado ao Irã

RECADO DADO

A punição de Biden: EUA não perdoam ataque a Israel e castigam o Irã — mas o verdadeiro motivo das sanções não é econômico

18 de abril de 2024 - 13:17

O Tesouro norte-americano anunciou medidas contra uma dezena de pessoas e empresas iranianas e ainda avalia restrições ao petróleo do país, mas, ao contrário do que parece, medidas também mandam uma mensagem a Netanyahu

GUERRA QUENTE

Por essa nem Putin esperava: a previsão que coloca a Rússia à frente da maior economia do mundo

17 de abril de 2024 - 18:41

O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou as projeções para a economia russa e os números revelam o segredo de Putin para manter o país em expansão

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar