🔴 ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE – QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA RENDA FIXA E DIVIDENDOS? ACOMPANHE OS PAINÉIS DO 2º DIA

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

WINTER IS COMING

Quem lucra com a guerra? Ministro alemão critica EUA e aliados por disparada do preço do gás

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país

Camille Lima
Camille Lima
5 de outubro de 2022
14:16 - atualizado às 19:22
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Winter is coming. Enquanto a Europa se prepara para adentrar um longo e gélido inverno devido aos repetidos cortes no fornecimento de gás anunciados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, existem países “aliados” que podem estar lucrando às custas da guerra, na visão do ministro da Economia da Alemanha.

Bem, imagine viver rodeado pelos temores da chegada de uma possível recessão e da instalação de racionamentos de energia para conseguir manter milhares de famílias aquecidas nos meses mais frios do ano. Basicamente, essa é a realidade na Alemanha há alguns meses.

Agora, suponha ainda que, em meio a toda a angústia, você perceba que as nações fornecedoras de gás consideradas “amigáveis”, como os Estados Unidos, estavam, na realidade, se beneficiando para cobrar “preços astronômicos e excessivos” de seus suprimentos.

Esta foi a acusação levantada pelo ministro alemão, Robert Habeck, em entrevista ao jornal regional alemão NOZ nesta quarta-feira (05).

Os preços do gás na Alemanha

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país, que atingiram patamares elevados em setembro.

“Famílias e empresas enfrentam contas de energia exorbitantes. As importações de energia da UE no primeiro semestre de 2022 totalizaram quase 380 bilhões de euros, o que é próximo do que costumamos pagar por um ano inteiro”, informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. 

Leia Também

Um dos principais alvos da revolta de Robert Habeck são os Estados Unidos. 

A terra do Tio Sam tornou-se o maior fornecedor de combustível marítimo para a Europa em 2022, responsável por mais de 70% das importações de gás natural para a Europa de janeiro a setembro.

“Os Estados Unidos nos contataram quando os preços do petróleo dispararam, e, como resultado, as reservas nacionais de petróleo na Europa foram exploradas. A mesma solidariedade seria boa para reduzir os preços do gás”, disse o ministro da Economia alemão, em entrevista.

Porém, os países aliados não seriam os únicos culpados pela disparada dos preços, na visão do político.

Segundo Habeck, a União Europeia deveria tomar novas medidas para lidar com a crise energética no continente.

“A União Europeia deveria reunir seu poder de mercado e orquestrar um comportamento de compra inteligente e sincronizado pelos países membros, para que os estados da UE não se superem e aumentem os preços do mercado mundial. [...] O mercado europeu é enorme, só precisa ser usado.”

De acordo com o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, Berlim está preparada para discutir medidas para conter os preços do gás e da energia na União Europeia.

"Precisamos enfrentar esse problema em suas raízes. Por isso, estou aberto a tomar medidas conjuntas nos mercados internacionais de gás e reformar o desenho de nossos mercados de energia para que os preços para os consumidores não sejam mais determinados pelo preço do gás.”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, destaca a necessidade de uma “verdadeira união energética”. 

“Uma união energética resiliente não aparecerá magicamente ao combinar a energia de 27 nações – devemos torná-las compatíveis. Isso exigirá uma coordenação forte e sincera entre os Estados. E devemos criar o quadro regulamentar necessário e as condições de mercado que melhor sirvam aos interesses dos nossos cidadãos e empresas.”

A crise do gás na Alemanha

A Europa atualmente enfrenta sua pior crise energética em décadas, uma vez que a Rússia segue em um verdadeiro “vai-não-vai” em relação ao fornecimento de gás natural ao continente.

Isso porque o país de Vladimir Putin é responsável por 40% de todo o gás consumido na Europa e até 60% em países como a Alemanha.

Agora, o continente europeu enfrenta o risco de apagões, racionamento e uma recessão caso o governo russo decida diminuir ainda mais as entregas de gás.

Isso porque países como a Alemanha dependem do fornecimento de gás russo há décadas, e utilizam infraestrutura de energia como os gasodutos Nord Stream 1 e 2 para transportar o gás através do Mar Báltico.

Desse modo, os bloqueios de Putin impactam diretamente o reabastecimento dos estoques de gás para fornecer às famílias europeias combustível para manter as luzes acesas e as casas aquecidas durante o inverno.

“A Alemanha tem a maior população da Europa, é a maior economia, é o maior consumidor de gás, é o maior importador individual de gás russo e tem nove fronteiras terrestres. Então, o que quer que aconteça lá se espalha para o resto do continente”, disse Henning Gloystein, diretor de energia, clima e recursos do Eurasia Group, em entrevista à CNBC.

Os vazamentos de gás

Recentemente, os principais gasodutos da Rússia, o Nord Stream 1 e 2, que levam gás natural para a Europa, sofreram vazamentos — em um período em que o continente corre contra o tempo para encontrar gás suficiente para substituir as fontes russas antes do inverno.

Os escapes nas tubulações não devem afetar diretamente os fluxos de gás russos, afinal, nenhum dos oleodutos estava em operação no momento das explosões. 

Porém, de acordo com analistas consultados pela CNBC, os recentes vazamentos nos dois principais gasodutos para a Europa acabam com quaisquer expectativas restantes de que a Rússia retomará o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 antes do inverno.

“Isso tornaria realidade o pior cenário para o qual os governos europeus se prepararam durante todo o verão: um mercado de gás europeu sem gás russo”, explicou a analista Natasha Fielding, da Argus.

Uma nova crise energética na Europa?

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Europa provavelmente será capaz de enfrentar os congelantes meses de inverno deste ano com a ajuda de tanques de gás natural. Porém, o continente deverá se preparar para enfrentar uma crise energética ainda mais profunda em 2023.

Isso porque os países europeus encheram os tanques de armazenamento em aproximadamente 90% de sua capacidade após o presidente russo Vladimir Putin fechar as torneiras em resposta às sanções do Ocidente impostas após a invasão da Ucrânia.

"Com os estoques de gás quase em 90%, a Europa sobreviverá ao próximo inverno com apenas algumas contusões, desde que não haja surpresas políticas ou técnicas", disse Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, em entrevista.

Porém, o pior ainda estará por vir. Na visão do executivo, os desafios devem começar, realmente, entre fevereiro e março do ano que vem — período em que o continente deverá preencher novamente os estoques.

Isso porque, após o alto consumo do gás no inverno, Birol estima que os níveis de armazenamento da commodity cairão para o patamar de 25% a 30%.

"Este inverno é difícil, mas o próximo inverno também pode ser muito difícil", disse o diretor-executivo.

*Com informações de CNBC, Reuters e Financial Times

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VOTAÇÃO ACIRRADA

Trump tem vitória no Senado com avanço de megaprojeto de gastos, e Elon Musk solta o verbo: “Completamente insano”

29 de junho de 2025 - 13:21

Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto vem sendo criticado pela oposição e também por aliados, incluindo o CEO da Tesla

UM SUBSTITUTO PARA POWELL

Recebendo currículos, Trump diz o que o candidato precisa ter para ser escolhido presidente do Fed

27 de junho de 2025 - 19:44

O mandato do atual chefe do banco central norte-americana acaba em maio do ano que vem e o republicano já está em busca de nomes para a sucessão

O FED ESTÁ DE OLHO

Será que deu ruim? Titãs de Wall Street passam por teste de estresse; confira se algum dos grandes bancos EUA foi reprovado

27 de junho de 2025 - 19:18

A avaliação considerou uma recessão global severa, com desemprego em 10% e queda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) real de 7,8%

BANDEIRA BRANCA

A guerra dos EUA com a China acabou? O sinal de Trump que pode colocar fim à disputa entre as duas maiores economias do mundo

26 de junho de 2025 - 20:10

Um ponto crucial para as tarifas serem suspensas teria sido acordado nesta semana, segundo fontes da Casa Branca

PERDEU, GANHOU, PERDEU…

A guerra acabou, decreta Trump sobre Israel e Irã — mas nem ele mesmo tem certeza disso

25 de junho de 2025 - 17:15

Presidente norte-americano deu declarações conflituosas sobre o status do conflito entre os dois inimigos no Oriente Médio, que mantêm um cessar-fogo frágil

MUDOU DE IDEIA?

Trump dá aval para Powell subir juros, mas impõe uma condição para isso acontecer nos EUA

25 de junho de 2025 - 13:39

O presidente do banco central norte-americano participou do segundo dia de depoimentos semestrais no Congresso; já o republicano usou os holofotes da Otan para falar da política monetária norte-americana

QUANDO A GUERRA BATE NA PORTA

A Europa corre perigo? Otan sobe meta de gastos para 5% em mudança histórica e Trump manda recado duro para um membro

25 de junho de 2025 - 12:16

A medida mais decisiva da aliança em mais de uma década ocorre em meio à escalada de tensões no Oriente Médio e ao conflito entre Ucrânia e Rússia — mas um país europeu ainda resiste

BARRIL DE PÓLVORA

Trump falhou: peças centrais do programa nuclear do Irã seguem intactas, diz inteligência dos EUA

24 de junho de 2025 - 19:59

Enquanto a Casa Branca nega as informações, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete atacar novamente se Teerã retomar seu programa nuclear

MAKE PEACE GREAT AGAIN

Após cessar-fogo entre Irã e Israel, Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz (de novo)

24 de junho de 2025 - 17:41

Mais que prestígio, a indicação ao prêmio entra no jogo político da Casa Branca — e no xadrez internacional

TRUMP ESTÁ DE OLHO

Israel e Irã podem mexer com a política de juros nos EUA? Powell responde

24 de junho de 2025 - 13:30

O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala dos reflexos da instabilidade no Oriente Médio nas decisões do banco central norte-americano

DIA 1 NO CONGRESSO

Powell diz o que pensa na guerra pelo corte de juros após ser chamado de burro por Trump

24 de junho de 2025 - 11:57

O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala o que vai acontecer com os juros, o que pensa sobre as tarifas e sobre a guerra entre Israel e Irã

SEM VENCEDORES (AINDA)

A guerra não acabou: Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã — mas tem o maior dos desafios pela frente

23 de junho de 2025 - 20:13

Mais cedo, Teerã respondeu à ofensiva norte-americana contra instalações nucleares com um ataque com mísseis à Base Aérea de Al Udeid, no Catar

CONDENOU OU APROVOU

Brasil na guerra: governo se posiciona sobre ataque dos EUA ao Irã; veja o que diz o Itamaraty

22 de junho de 2025 - 15:58

Ministério das Relações Exteriores emite nota oficial sobre a escalada do conflito no Oriente Médio; mais cedo o ex-chanceler e agora assessor especial Celso Amorim havia se manifestado sobre os confrontos

SEM AR E MAR

Empresas começam a suspender atividades com escalada da guerra entre Israel e Irã

22 de junho de 2025 - 13:31

Do setor marítimo ao setor aéreo, as primeiras companhias começam a anunciar uma paralisação temporária das operações na esteira dos ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas

GATILHO

Apagando fogo com gasolina: a oferta da Rússia ao Irã que pode desencadear uma guerra nuclear

22 de junho de 2025 - 12:10

Um dos homens fortes do governo de Putin questiona sucesso do ofensiva norte-americana, que atacou três instalações nucleares iranianas, afirmando que uma futura produção de armas atômicas segue sobre a mesa

SEM PRECEDENTES

O Estreito de Ormuz na berlinda: Irã se prepara para fechar a passagem marítima mais importante do mundo

22 de junho de 2025 - 11:12

Embora tenha ameaçado diversas vezes, o governo iraniano nunca fechou, de fato, a via, mas, agora, o parlamento começa a dar passos nessa direção

CONDENADO OU APROVADO

Da China a Europa: a reação internacional ao ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã

22 de junho de 2025 - 10:45

Na noite de sábado (21), o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma operação classificada por ele como bem-sucedida contra três usinas nucleares iranianas

OLHO POR OLHO

Consequências perpétuas: a resposta do Irã ao envolvimento direto dos EUA na guerra de Israel

22 de junho de 2025 - 9:02

Enquanto não toma uma decisão mais dura, Teerã lança a 20ª onda de ataques com mísseis e drones contra alvos militares israelenses

PRECISÃO, HABILIDADE E VELOCIDADE

Uma declaração de guerra? Ou haverá paz ou haverá tragédia, diz Trump em pronunciamento após ataques ao Irã

21 de junho de 2025 - 23:28

O presidente norte-americano falou pela primeira vez à televisão pouco mais de uma hora depois de anunciar uma ofensiva contra três instalações nucleares iranianas; o primeiro-ministro de Israel também discursa

MUNDO EM ALERTA

EUA entram na guerra de Israel contra o Irã: o que está em jogo após o ataque histórico com aval de Trump 

21 de junho de 2025 - 22:49

O presidente norte-americano anunciou neste sábado (21) uma ofensiva contra instalações nucleares, incluindo Fordow — uma usina que fica em uma região montanhosa e a 90 metros de profundidade

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar