🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

TAMBORES DA GUERRA ENERGÉTICA

Putin sabotou a Europa? UE promete retaliação a danos em dois gasodutos russos com suspeita sobre causa de vazamento

Gasodutos Nord Stream 1 e 2 começaram a vazar em três pontos diferentes na costa dinamarquesa — e a Europa e a Rússia afirmam não poder descartar sabotagem como a causa dos danos

Camille Lima
Camille Lima
28 de setembro de 2022
12:44
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Os temores de que Vladimir Putin teria iniciado uma guerra energética parecem cada vez mais próximos de se concretizar. A Rússia, que havia interrompido indefinidamente o fornecimento de gás para a Europa, agora tem uma nova justificativa para não voltar a abrir a torneira para o continente no inverno: os principais gasodutos russos estão com graves vazamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criados para transportar gás natural de Moscou para o continente europeu, os gasodutos Nord Stream 1 e 2 começaram a vazar em três pontos diferentes na costa dinamarquesa nesta segunda-feira (26). 

Acontece que, para a União Europeia, um duto de 15 centímetros de espessura ter três vazamentos sozinho em menos de 24 horas era, no mínimo, suspeito — e o continente prometeu que, caso confirmada a sabotagem, haverá retaliação.

O vazamento de gás na Europa

O vazamento de gás foi percebido na segunda-feira (26) após a pressão dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 cair no Mar Báltico, região próxima à costa da Dinamarca.

Autoridades na Dinamarca e na Suécia registraram fortes explosões nas áreas dos vazamentos de gás, de acordo com informações do Centro Nacional de Sismologia da Suécia da Universidade de Uppsala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram detectadas três fugas de gás nos oleodutos, sendo duas nos tubos do Nord Stream 1, próximo à Suécia, e outro escape no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm.

Leia Também

A Nord Stream AG, operadora da rede de dutos, afirmou no dia seguinte que três linhas subaquáticas do sistema de gasodutos Nord Stream sofreram danos "sem precedentes" em um dia.

O problema é que esse tipo de vazamento em oleodutos submarinos, como é o caso do russo Nord Stream, são raros, de acordo com a Eurasia Group, companhia de consultoria e análise de riscos políticos.

“Há três vazamentos e, portanto, é difícil imaginar que possa ser acidental. Estas são ações deliberadas, não um acidente”, disse a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, após investigações iniciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conclusão das autoridades europeias até agora? Os danos foram um “ato deliberado”, ou seja, os estragos nos gasodutos foram propositais. A Otan também estudou o caso, e a avaliação foi a mesma: sabotagem.

Até mesmo a Rússia de Vladimir Putin disse que uma sabotagem não pode ser descartada como a causa dos danos. “Obviamente, o cano foi danificado de alguma forma. Qual foi a causa – antes que os resultados da investigação apareçam – nenhuma versão pode ser excluída”, disse o porta-voz russo, Dmitry Peskov.

Quem é o culpado pelos vazamentos dos gasodutos da Rússia na Europa?

A União Europeia iniciou nesta quarta-feira as investigações sobre o que aconteceu com os dois gasodutos russos, e ainda avalia exatamente o que aconteceu.

Em um comunicado em nome de todos os 27 membros, o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse na quarta-feira que o bloco estava “profundamente preocupado” com os danos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diplomata-chefe da UE ainda alertou que o bloco tomará medidas de retaliação para qualquer ataque deliberado à infraestrutura de energia da região.

“Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia é totalmente inaceitável e será recebida com uma resposta robusta e unida”, disse Josep Borrell.

Os primeiros-ministros da Dinamarca e da Suécia se recusaram a especular sobre os possíveis motivos ou quem poderia ter sido responsável pelos vazamentos no Nord Stream 1 e 2. Porém, os chefes de governo pediram uma investigação completa.

“Todas as informações disponíveis indicam que esses vazamentos são resultado de um ato deliberado. Apoiaremos qualquer investigação destinada a obter total clareza sobre o que aconteceu e por que, e tomaremos outras medidas para aumentar nossa resiliência na segurança energética”, informou a União Europeia, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma guerra energética de Putin

A Alemanha, um dos países mais afetados pelos cortes de gás da Rússia, alegou preocupação de que a súbita perda de pressão em ambos os oleodutos pudesse ser resultado de um “ataque direcionado”. 

Para as autoridades alemãs, o envolvimento da Rússia nos danos ao Nord Stream “não poderia ser excluído”.

Vale destacar que Berlim não está envolvida na investigação conduzida pela Dinamarca e Suécia.

Em resposta, Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, afirmou que a acusação de envolvimento da Rússia nos ataques aos gasodutos é "previsivelmente estúpida e absurda", uma vez que a Rússia não teria motivos para sabotar os oleodutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Simone Tagliapietra, membro sênior do grupo de pesquisa Bruegel, os vazamentos “marcam um novo nível de guerra híbrida” na guerra energética de Putin contra a Europa.

“Isso marca um novo nível do jogo. Não devemos minimizar o risco de ver ataques híbridos em nossa própria infraestrutura de energia, sejam ataques físicos ou cibernéticos… Precisamos aprender e nos adaptar muito rapidamente.”

A crise energética na Europa

Os vazamentos no Nord Stream 1 e 2 acontecem enquanto a Europa luta contra o relógio para encontrar gás suficiente para substituir as fontes russas antes de um possível inverno congelante no continente.

A Europa enfrenta hoje a pior crise energética em décadas, uma vez que a Rússia vive há algum tempo em um verdadeiro “vai-não-vai” em relação ao fornecimento de gás natural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque Moscou é responsável por 40% de todo o gás consumido na Europa e de até 60% em países como a Alemanha. Com os cortes, o continente europeu enfrenta o risco de apagões, racionamento e uma recessão.

Recentemente, o país de Vladimir Putin cortou indefinidamente o fornecimento de gás pelo principal gasoduto da Europa, o Nord Stream 1, alegando que as sanções econômicas impostas pelo Ocidente para punir o país eram as responsáveis.

O que acontece com a Europa agora?

Os vazamentos recentes não devem afetar diretamente os fluxos de gás russos, afinal, nenhum dos oleodutos estava em operação no momento dos escapes. 

No caso do Nord Stream 1, os fluxos estavam interrompidos desde o começo deste mês. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o novo gasoduto Nord Stream 2 nunca foi inaugurado oficialmente, uma vez que a Alemanha se recusou a aprovar suas operações comerciais após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Porém, de acordo com analistas consultados pela CNBC, os recentes vazamentos nos dois principais gasodutos para a Europa acabam com quaisquer expectativas restantes de que a Rússia retomará o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 antes do inverno.

“Isso tornaria realidade o pior cenário para o qual os governos europeus se prepararam durante todo o verão: um mercado de gás europeu sem gás russo”, explicou a analista Natasha Fielding, da Argus.

Os gasodutos russos e norueguês

Antes das investigações sobre os vazamentos nos gasodutos, na noite de terça-feira, a Gazprom, produtora estatal de gás da Rússia, revelou que poderia apertar ainda mais a torneira do gás para a Europa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desta vez, a produtora ameaçou cortar os suprimentos que ainda transitam pela Ucrânia.

A postura mais dura de Moscou seria adotada caso a estatal de gás ucraniana Naftogaz continuasse o processo de arbitragem contra a Gazprom na Suíça.

Vale destacar que os vazamentos no Nord Stream 1 aconteceram no mesmo dia da inauguração de um gasoduto que levará gás norueguês da Dinamarca à Polônia pela primeira vez.

“O vazamento no Nord Stream 2 está muito próximo do novo tubo que trará gás norueguês para a Polônia pela primeira vez... Então, há algum simbolismo pesado”, disse Tom Marzec-Manser, da consultoria de energia ICIS. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos principais oficiais militares da Noruega alertou que a Dinamarca precisava levar a sério a ameaça à sua infraestrutura de energia.

“O suprimento de gás da Noruega é provavelmente o maior e mais estrategicamente importante alvo de sabotagem em toda a Europa no momento”, anunciou o tenente-coronel Geir Hågen Karlsen à emissora estatal NRK.

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, afirmou que não havia “nenhuma ameaça específica” contra a Noruega.

*Com informações de CNBC e Financial Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar