Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
300 DIAS DEPOIS…

Biden contra Putin: por que o presidente da Ucrânia saiu do país em guerra para ir aos EUA

O presidente norte-americano ficará cara a cara com o homem com quem tem falado regularmente nos últimos 10 meses, mas não se encontrou pessoalmente desde o início da invasão russa

NÃO USAR ESSA FOTO - Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Imagem: Sergei KarpukhinTASS/Getty Images

A luta de Volodymyr Zelenski não é contra o exército do rei Xerxes, mas 300 dias depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, o presidente ucraniano deixou o país em guerra rumo aos EUA para tratar de um inimigo comum: Vladimir Putin

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ida de Zelenski a Washington nesta quarta-feira (21) tenta evitar o que o rei Leônidas não conseguiu no filme 300: a derrota. 

Nas palavras do próprio presidente da Ucrânia, “a visita visa fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa” do país em meio a repetidos ataques russos ao abastecimento de energia e água no auge do inverno.

Afinal, o que Zelenski quer?

Armas, armas e mais armas. Por isso Zelenski foi aos EUA. Ele quer garantir a recomposição do armamento ucraniano e, para receber o arsenal, foi explicar pessoalmente ao presidente norte-americano, Joe Biden, por que precisa de certo tipo de equipamento militar. 

"Em particular, veículos blindados, os mais recentes sistemas de defesa antimísseis e mísseis de longo alcance", disse o conselheiro político presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das armas, Zelenski deve retornar à Ucrânia com os bolsos cheios já que Biden anunciará quase US$ 2 bilhões em mais assistência militar para a Ucrânia — incluindo uma bateria de mísseis Patriot para ajudá-la a se defender contra mísseis russos. 

Leia Também

CÂMBIO

Vai viajar para a Argentina? Saiba o que esperar do dólar e do peso daqui para frente

QUEM FAZ E QUEM TOMA GOL

Copa do Mundo 2026: os setores e as empresas que ganham e perdem dinheiro com o maior evento esportivo do planeta

Para isso, Zelenski se reúne hoje com o presidente dos EUA e com os principais assessores de segurança nacional na Casa Branca, participará de uma entrevista coletiva conjunta com Biden marcada para 18h30 (de Brasília) e depois irá ao Capitólio para discursar em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados dos EUA.

Putin não vê chance para paz

Toda essa movimentação de Zelenski em busca de mais armamentos mostra que a paz entre russo e ucranianos não está próxima de ser alcançada — uma sinalização reforça também por Putin. 

Mais cedo, o Kremlin afirmou que não vê chance de negociações de paz com Kiev — muito pelo contrário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma ligação com repórteres, o porta-voz Dmitry Peskov disse que o fornecimento contínuo de armas ocidentais à Ucrânia levaria a um "aprofundamento" do conflito.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro com o objetivo de capturar Kiev rapidamente. Putin, no entanto, não só não contava com a resistência ucraniana como também sofreu reveses durante a guerra.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ouro 2 de junho de 2026 - 19:51
2 de junho de 2026 - 14:28
Vladimir Putin, presidente da Rússia. 30 de maio de 2026 - 10:30
Ebola 26 de maio de 2026 - 12:20

ALERTA GLOBAL

Ebola: por que esse surto é diferente dos outros

26 de maio de 2026 - 12:20
25 de maio de 2026 - 17:19
arroz 25 de maio de 2026 - 15:52
Casa Branca 24 de maio de 2026 - 9:28

ATENTADO NOS EUA

O que se sabe sobre o tiroteio na Casa Branca

24 de maio de 2026 - 9:28
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 20 de maio de 2026 - 18:56
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 15 de maio de 2026 - 14:15
14 de maio de 2026 - 17:00
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar