O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Além de serem maioria no levantamento, dois nomes do segmento representam 92% do valor total das posições em aberto entre os ativos
Os especuladores do mercado de fundos imobiliários têm apostado na queda dos FIIs de papel. É o que indica um levantamento do Trademap divulgado nesta segunda-feira (29).
O estudo — que, segundo a plataforma de investimentos, é inédito — considerou as médias ponderadas de doadores e tomadores de cotas para encontrar as maiores taxas de aluguel entre os fundos que fazem parte do IFIX, o principal índice do setor na B3.
Antes de continuar, vale explicar como funciona esse mercado. Para apostar na queda de uma ação ou um FII, o investidor precisa tomar esse ativo alugado de outro investidor no mercado. A taxa do aluguel varia conforme a demanda, portanto, quanto maior a taxa, maior a aposta na baixa.
E, segundo os cálculos do Trademap, dos 15 FIIs com as maiores taxas, sete são de papel — assim chamados por investirem em títulos de crédito ligados ao setor imobiliário.
Além de serem maioria no ranking, dois nomes do segmento, Maxi Renda (MXRF11) e Capitânia Securities (CPTS11) representam 92% do valor total das posições em aberto entre os ativos.
Vale destacar que o MXRF11 é o maior FII da indústria em número de cotistas, enquanto o CPTS11 tem a maior participação percentual no IFIX entre os 15 fundos que integram a lista da plataforma.
Leia Também
Segundo Sergio Castro, analista do TradeMap, o culpado pelo grande número de fundos imobiliários de papel na lista é o cenário macroeconômico atual. “Mediante o aparente término do processo de aumento das taxas de juros no Brasil, os especuladores têm apostado na queda dos preços desses FIIs”, afirma.
As perspectivas de fim do ciclo de alta da taxa Selic e a inflação decrescente diminui a rentabilidade do segmento que investe, em grande parte, em títulos de dívida imobiliária atrelados a índices de preços, como IPCA e IGP-M, e ao CDI.
Confira a lista completa com as posições em aberto e a taxa de remuneração dos fundos:
Além dos recebíveis imobiliários, outra categoria com mais de um representante na lista é a de shoppings. Malls Brasil Plural (MALL11), Vinci Shopping Centers (VISC11) e HSI Mall (HSML11) aparecem entre as maiores taxas de empréstimo.
“Os investidores estão com o pé atrás com o setor pelo cenário macroeconômico conturbado de inflação, ainda sob pressão, além da possibilidade de recessão global em 2023", explica Castro.
Apesar disso, MALL11, VISC11 e HSML11 representam apenas 6,5% do valor total em posições em aberto. Mas os FIIs também estão entre os destaques negativos no que diz respeito ao crescimento das taxas de empréstimo neste ano. Veja abaixo:
Na prática, os números indicam que mais investidores passaram a apostar na queda dos três ativos. A maior alta da taxa de empréstimos no período, porém, ficou com um fundo de outra categoria: o XP Properties (XPPR11), do segmento de lajes corporativas.
Confira também os fundos imobiliários com as maiores quedas nas taxas de aluguel em 2022:
Lotofácil foi a única loteria da Caixa a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (19), mas os sortudos terão direito a valores diferentes.
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição