🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
JORNADA MENOR

Semana de quatro dias passa no ‘teste’ e pode se tornar definitiva no Reino Unido; saiba os detalhes

Iniciada em junho, as empresas participantes já cogitam tornar a jornada menor definitiva; o teste-piloto vai até dezembro

Liliane de Lima
21 de setembro de 2022
17:52 - atualizado às 23:31
reino unido; semana de 4 dias
Imagem: Reprodução/Pexels/Pixabay

Os testes da semana de quatro dias úteis no Reino Unido nem terminaram, mas a jornada menor de trabalho está mais próxima de se tornar definitiva para grande parte dos profissionais britânicos. 

Isso porque dados preliminares mostram que, até o momento, a produtividade foi mantida ou melhorada na maioria das empresas adeptas ao “teste” do novo modelo de trabalho. Contudo, as companhias mais tradicionais — também mais resistentes à jornada menor — afirmam que a mudança é “complicada”. 

O teste-piloto, iniciado no Reino Unido em junho, conta com mais de 3 mil colaboradores de 73 empresas, envolvendo setores que vão de tecnologia até restaurantes — e durará até dezembro. Os profissionais trabalham um dia a menos por semana, sem alterações na remuneração. 

O programa está sendo conduzido pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston College nos EUA, além da contribuição das organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global Autonomy e 4 Day Week UK Campaign. 

A ideia é medir os novos padrões de jornada de trabalho acompanhando os níveis de produtividade, igualdade de gênero, meio ambiente e bem-estar do colaborador com um dia de trabalho a menos na semana.

Resultados no Reino Unido (até agora)

As empresas que entraram no teste da semana de quatro dias úteis já têm planos de manter a jornada menor. 

Quarenta e uma das 71 companhias participantes responderam a uma pesquisa preliminar sobre a mudança na rotina corporativa a partir de junho. Para 86% dos entrevistados, a política de jornada menor deve permanecer, ou seja, ficar como modelo definitivo após o período de teste. 

A maioria das empresas também afirmaram que a semana menor tem funcionado bem. Além disso, 95% das companhias disseram que a produtividade não mudou ou melhorou com a jornada de apenas quatro dias de trabalho. 

Por fim, a 4 Day Week, organizadora do teste no Reino Unido, apontou também outros ganhos, além do “dia livre”.  

Segundo a instituição, os funcionários se beneficiaram com menos custos com deslocamento e supervisão dos filhos (babás ou creche) — o que representa uma economia de cerca de 269,36 libras (R$ 1.585 no câmbio atual) por mês.

VEJA TAMBÉM: SEMANA DE 4 DIAS: A moda pega? 

Semana de quatro dias no Brasil 

No Brasil, a iniciativa começou a ganhar adeptos principalmente a partir da reabertura da economia, depois do período de isolamento em razão da pandemia de covid-19. 

A redução da jornada de trabalho chegou acompanhada de outros benefícios, como a flexibilidade e a adoção do sistema remoto — e os colaboradores “premiados” com a redução da carga horária semanal não querem voltar a trabalhar cinco dias por semana. 

Mas, por aqui, os testes-piloto estão sendo realizados de forma independente por algumas empresas, como a Gerencianet e a NovaHaus — ao contrário do que está acontecendo no Reino Unido. 

*Com informações de BBC 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar