⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula e Bolsonaro querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-09-15T19:21:54-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
O CARNÊ GANHOU REFORÇOS

Fintech do Magazine Luiza permite compra por PIX sem acesso ao aplicativo do banco — entenda como vai funcionar

A transação é feita por meio do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), que permite iniciar uma ordem de pagamento sem que o usuário precise sair da loja onde está comprando

14 de setembro de 2022
17:10 - atualizado às 19:21
Magazine Luiza (MGLU3)
Entrada da loja do Magazine Luiza (MGLU3) - Imagem: Shutterstock

Bem à moda antiga, Luiza Trajano usou o “carnezinho gostoso” para atrair os clientes para o Magazine Luiza (MGLU3). Agora, a estratégia é outra, mais moderna e voltada para o e-commerce. A Fintech Magalu vai permitir que as compras online sejam pagas via PIX sem acesso ao aplicativo do banco. 

Isso será possível graças ao  iniciador de pagamentos, nome técnico para o sistema, inaugurado com o Open Finance. 

A transação é feita por meio do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), que permite iniciar uma ordem de pagamento sem que o usuário precise sair da loja onde está comprando, ou seja, não há necessidade de acessar o site ou aplicativo do banco, nem copiar e colar códigos de barras, por exemplo. 

O primeiro cliente da Fintech Magalu é o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games, que também pertence ao grupo Magazine Luiza. 

Como vai funcionar

A Fintech Magalu já possui a licença do Banco Central para a modalidade de iniciação de pagamentos, surgida graças ao Open Finance e que já está disponível no checkout do KaBuM!. 

Ao optar pela funcionalidade, o cliente do KaBuM! pode usar o saldo do banco onde tem conta para realizar o pagamento à vista. 

O ITP exclui ações necessárias em outros modelos de pagamento, como copiar e colar o código PIX ou o código de barra do boleto para o site ou app da instituição financeira do consumidor.

E qual é a vantagem para o Magazine Luiza (MGLU3)? 

Além de mais prático para quem está comprando, o novo sistema melhora também a coordenação de estoque das empresas, uma vez que o pagamento é contabilizado de maneira mais rápida — em, no máximo, 5 minutos. 

Um boleto, por exemplo, pode levar até três dias úteis para ser compensado, o que obriga o varejista a segurar o produto até a expiração do prazo de pagamento, caso não haja a quitação. 

Além disso, a implementação do iniciador de pagamentos também pode trazer redução de custos operacionais para as empresas, uma vez que permite menos intermediários no processo de pagamento.

O que é o ITP?

O Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) é uma nova modalidade instituída pelo Banco Central e regulamenta a prestação de serviço de intermediação de pagamentos. 

Seu papel é conectar tecnologicamente os aplicativos e sites a diversas instituições financeiras, para que a transação de pagamento aconteça de forma segura. As empresas que operam como Iniciador de Transação de Pagamentos são reguladas pelo BC. 

Para realizar a transação e garantir segurança no processo, o cliente faz a autorização do pagamento na instituição na qual está o dinheiro. Em breve, também será possível solicitar a autorização recorrente do pagamento por meio do ITP. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

A FORÇA DO VENTO

Copel (CPLE6) desembolsa R$ 1,8 bilhão por complexos eólicos no Rio Grande do Norte; veja detalhes

6 de outubro de 2022 - 19:49

A companhia destaca que os dois complexos estão um região que é considerada como “uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica”

ELEIÇÕES 2022

Lula cede espaço para Bolsonaro no Nordeste e perde 9 pontos, segundo pesquisa Genial/Quaest

6 de outubro de 2022 - 19:25

O petista ainda segue liderando as intenções de voto na região onde sempre foi líder absoluto nas pesquisas, mas avanço do rival é um movimento significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa emplaca mais uma alta, a disparada da Mobly (MBLY3) e o Nobel de Literatura; confira os destaques do dia

6 de outubro de 2022 - 18:51

Ao longo desta semana, o Ibovespa e os principais índices de Wall Street estão seguindo caminhos distintos.  Enquanto na B3 a alta do petróleo e a repercussão positiva do primeiro turno das eleições seguem levando a bolsa a patamares cada vez mais próximos dos 120 mil pontos, Nova York continua de olho na inflação e […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa pega carona com o petróleo mais uma vez e vai na contramão de NY; dólar também avança

6 de outubro de 2022 - 18:35

Embora o dólar tenha acompanhado a tensão internacional, o Ibovespa voltou a ir na contramão de Nova York com a ajuda do petróleo

UM PÉ NO TÚMULO

Fundo imobiliário MFII11 volta ao ramo de cemitérios com compra de participação em consórcio de serviços funerários

6 de outubro de 2022 - 18:26

O FII detém 35% do Consórcio Cortel São Paulo, responsável pela gestão, operação, manutenção e exploração de cinco cemitérios na capital paulista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies