O ano mal começou e a dança das cadeiras já dita o ritmo de grandes empresas brasileiras. GetNet (GETT3) e TIM (TIMS3) anunciaram nesta segunda-feira (31) seus novos CEOs: Cassio Schmitt comandará a credenciadora, enquanto Alberto Mario Griselle será o chefe da empresa de telefonia.
Em dezembro, a Getnet informou que Pedro Carlos Araújo Coutinho deixaria o cargo de diretor presidente em 31 de março de 2022. Na ocasião, a empresa revelou que a mudança fazia “parte de um processo sucessório organizado e transparente, em benefício de todos os seus acionistas e stakeholders”.
Schmitt será o novo CEO da Getnet, com mandato a partir de 1º de abril deste ano. Ele sucederá a Coutinho, que está à frente da empresa de pagamentos desde 2014.
No caso da TIM, o conselho de administração aceitou a renúncia de Pietro Labriola da função de diretor presidente e conselheiro de administração. Em seguida, nomeou Griselli para substituí-lo nos cargos. A eleição precisa ser confirmada pela próxima Assembleia Geral Ordinária (AGE) da empresa.
Quem é quem na GetNet
Coutinho, que está de saída, ingressou no Grupo Santander em 1997, assumindo o cargo de CEO da Getnet há mais de sete anos, tendo tido papel relevante em diversas operações estratégicas que contribuíram para o crescimento da credenciadora.
Schmitt, assim como Coutinho, passou pelo Santander Brasil (SANB11) antes de comandar a Getnet. Sua última função no banco foi a de diretor responsável pelo setor de empresas, governos e setor institucional do banco de varejo. O executivo está no conglomerado desde 2004.
Antes de chegar ao Santander, Schmitt passou pelo Unibanco e pelo BCN. Ele é formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em economia corporativa pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e tem MBA pela Sloan School of Business, Massachusetts Institute of Technology.
Schmitt terá a missão de conduzir a Getnet no início da jornada da empresa no "mar aberto", ou seja, interagindo com outras instituições financeiras, como o BTG+, banco de varejo digital do BTG Pactual (BPAC11). Além disso, estará à frente de uma empresa com ambições globais, abrigada sob o guarda-chuva da PagoNxt, empresa global de pagamentos do Grupo Santander.
Quem é quem na TIM
Labriola deixou o comando da TIM para assumir a função de CEO do Grupo Telecom Itália.
Com a oficialização de Griselli como novo chefe da empresa no Brasil, o cargo de Chief Revenue Officer (CRO), ocupado por ele desde julho de 2019, ficará temporariamente vago. O executivo deve, inclusive, acumular as duas responsabilidades.
Griselli é formado em Engenharia Eletrônica pela La Sapienza University em Roma e FMBA pela Columbia University. Com mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações, ocupou postos relevantes como vice-presidente para América Latina da TIMwe e Managing Director para América Latina da Value Partners.