O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-02-08T13:55:43-03:00
Camille Lima
DE BOA COM A VOLATILIDADE

Itaú BBA inclui B3 (B3SA3) na carteira Top 5 e vê ação como defensiva para enfrentar 2022

A Top 5 é composta pelas cinco principais recomendações do Itaú BBA para capturar oportunidades de médio prazo e passa a contar com Petrorio, Banco BTG, Hapvida, B3 e Eletrobras

8 de fevereiro de 2022
12:51 - atualizado às 13:55
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3
Para Itaú, 2022 será um ano marcado pela volatilidade e a B3 deve ser beneficiada pelo cenário - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Itaú BBA decidiu reforçar a defesa de sua carteira de recomendações Top 5 na bolsa. Para isso, incluiu na selação as ações da B3 (B3SA3), a dona da bolsa de valores brasileira.

A carteira Top 5 é composta pelas cinco principais recomendações do banco para capturar oportunidades de médio prazo, considerando a análise fundamentalista, o momento de mercado e fundamentos macroeconômicos.

Agora, a carteira é composta por Petrorio (PRIO3), Banco BTG (BPAC11), Hapvida (HAPV3), B3 (B3SA3) e Eletrobras (ELET3; ELET5 e ELET6).

“Gostamos de teses que julgamos mal precificadas ou daquelas defensivas, que nos ofereçam qualidade a um preço interessante – B3, na nossa opinião, é uma tese que se encaixa no segundo tipo de oportunidade”, disse o Itaú.

Para o banco, a bolsa é uma tese barata, com qualidade e certa proteção contra o real desvalorizado. Além disso, ela ainda pode se beneficiar do fluxo de capital estrangeiro.

Bem-vinda, B3

Não é à toa que a B3 entrou para o ranking. Na visão do Itaú, 2022 será um ano marcado pela volatilidade — dos mercados de ações, câmbio e juros —, e isso pode ser positivo para a bolsa de valores brasileira.

Isso porque, com o aumento da instabilidade dos mercados, os investidores tendem a procurar derivativos (como opções e contratos futuros) para proteger suas carteiras.

Olhando para a situação cambial, os serviços precificados em dólar e os derivativos sobre a moeda norte-americana podem trazer certa proteção contra a depreciação do real.

Já no caso dos juros mais altos, a posição de caixa da bolsa deve acelerar seus resultados trimestrais.

Além disso, com o cenário internacional conturbado, com a iminente alta dos juros nos Estados Unidos, tensões entre a Ucrânia e a Rússia e incertezas sobre a economia da China, os investidores voltam a olhar para o mercado brasileiro. 

Caso o fluxo de entrada de capital estrangeiro deste mês também continue no mesmo ritmo que em janeiro, de US$ 24,8 bilhões, os investidores lá de fora devem ter como alvo a B3 para investir seu dinheiro.

É tchau pra quem tem joia

O Itaú BBA via a Vivara (VIVA3) como a sua aposta do banco para o processo de reabertura da economia durante a pandemia e incluiu a joalheria na Top 5 depois que a joalheria se adaptou ao cenário mais rápido que o esperado.

Com as restrições causadas pelo aumento de casos da covid-19, a empresa se viu na necessidade de expandir suas vendas pela internet e acelerou sua agenda de transformação digital.

Mas, de olho no risco do setor — tanto em crescimento de receita quanto de rentabilidade —, a casa decidiu "dar tchau” para a Vivara e ceder o lugar para a B3 na nova versão da carteira.

O Itaú destaca que a companhia continua sendo a sua preferida do varejo, por seu potencial de consolidação de mercado e na sua capacidade de capturar mercado de competidores, mas prefere ficar fora do setor.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies