Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Luz do fim do túnel?

Desconto na conta de luz: Aneel consulta repasse de até R$ 5 bilhões da Eletrobras (ELET3) para reduzir tarifas

O valor pode aliviar o impacto de tarifas do processo de desestatização no bolso do consumidor

Eletrobras
Imagem: Shutterstock

Durante o processo de privatização da Eletrobras (ELET3), o governo caprichou na propaganda de que, desestatizada, a companhia poderia ampliar investimentos, tornar sua produção mais eficiente e, assim, aliviar o bolso do consumidor. Agora, a conta de luz pode até ficar mais barata, mas não por esse motivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu, na terça-feira (21), uma consulta pública sobre o repasse que a Eletrobras fará para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A intenção é que o repasse contribua com a redução das tarifas de energia e diminua os impactos tarifários da descotização de usinas da empresa.

Para 2022, está previsto o repasse de R$ 5 bilhões a ser aplicado na CDE, que compõe a formação da tarifa, até a primeira quinzena de julho, segundo a agência. Até 2047, os pagamentos devem ser feitos até 30 de abril em parcelas de valores variados.

Apesar de a consulta ficar aberta de hoje até 5 de agosto, o montante já pode ser considerado em revisões tarifárias julgadas pela agência reguladora desde a terça-feira (21).

Mas a esperança pode ser frustrada

Na terça-feira (21), a Aneel aprovou reajustes de 64% nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha. A cobrança adicional é feita em períodos em que a energia elétrica está mais cara no país, como em momentos de escassez hídrica, em que usinas termelétricas são acionadas e o custo de produção é mais alto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta de reajuste foi feita em abril, logo após a suspensão da cobrança extra sobre as contas de energia. Na ocasião, os reajustes levados a consulta pública eram de até 60%.

Leia Também

AS MAIS LIDAS DO SEU DINHEIRO

Um gin mineiro que bateu os ingleses, um vinho de R$ 35 ganhou medalha internacional e a ‘armadilha’ do Tesouro IPCA+ pagando 8%

VEJA

Desconto histórico e dividendos de 11%: o que faz a XP recomendar este FII

De acordo com a Aneel, o aumento aprovado nesta semana se deve aos custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021. Além disso, há alta dos combustíveis e a inflação, fatores que encarecem os custos de geração de energia térmica.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta da defesa civil no celular, chamando a atenção para "misantropia" 20 de junho de 2026 - 13:11
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan 19 de junho de 2026 - 19:15
Jogadores da Espanha em campo 19 de junho de 2026 - 15:41
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 19 de junho de 2026 - 13:15
suplemento alimentar anvisa ID da foto:2209671901 19 de junho de 2026 - 11:00
toy story 5 calvo cinema 19 de junho de 2026 - 9:30
seleção brasileira no gramado 19 de junho de 2026 - 7:08
brasil 18 de junho de 2026 - 19:52
anvisa antibioticos ID da foto:2224149495 18 de junho de 2026 - 14:56
leilão itau banco itub4 mercado imobiliário (1) 18 de junho de 2026 - 14:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar