O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O valor pode aliviar o impacto de tarifas do processo de desestatização no bolso do consumidor

Durante o processo de privatização da Eletrobras (ELET3), o governo caprichou na propaganda de que, desestatizada, a companhia poderia ampliar investimentos, tornar sua produção mais eficiente e, assim, aliviar o bolso do consumidor. Agora, a conta de luz pode até ficar mais barata, mas não por esse motivo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu, na terça-feira (21), uma consulta pública sobre o repasse que a Eletrobras fará para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A intenção é que o repasse contribua com a redução das tarifas de energia e diminua os impactos tarifários da descotização de usinas da empresa.
Para 2022, está previsto o repasse de R$ 5 bilhões a ser aplicado na CDE, que compõe a formação da tarifa, até a primeira quinzena de julho, segundo a agência. Até 2047, os pagamentos devem ser feitos até 30 de abril em parcelas de valores variados.
Apesar de a consulta ficar aberta de hoje até 5 de agosto, o montante já pode ser considerado em revisões tarifárias julgadas pela agência reguladora desde a terça-feira (21).
Na terça-feira (21), a Aneel aprovou reajustes de 64% nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha. A cobrança adicional é feita em períodos em que a energia elétrica está mais cara no país, como em momentos de escassez hídrica, em que usinas termelétricas são acionadas e o custo de produção é mais alto.
A proposta de reajuste foi feita em abril, logo após a suspensão da cobrança extra sobre as contas de energia. Na ocasião, os reajustes levados a consulta pública eram de até 60%.
Leia Também
De acordo com a Aneel, o aumento aprovado nesta semana se deve aos custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021. Além disso, há alta dos combustíveis e a inflação, fatores que encarecem os custos de geração de energia térmica.
*Com informações do Estadão Conteúdo
O PLANO BILIONÁRIO DA ESTATAL
NEYMAR VAI!
INVESTIMENTO VERDE
PRESIDENTE DO FED
GOLAÇO PARA O VAREJO
BENEFÍCIOS
NEYMAR, VINI JR, ENDRICK...
BOLETIM FOCUS
DEU DIVÓRCIO
EM GRANDE ESTILO
FRASE DO DIA
TRANSFERÊNCIA DE RENDA
FÔLEGO PARA PJ
VANTAGEM ASIÁTICA?
DESENROLA 2.0
RUÍDO POLÍTICO
CONHEÇA AS FAVORITAS DE ESG
IGUALDADE DE GÊNERO