O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Moldávia é um pequeno país localizado no Leste Europeu que faz fronteira com a Ucrânia e que conta com uma região separatista aliada à Rússia; saiba mais sobre a situação
Já faz três semanas desde que o mundo acordou ao som de bombardeios no Leste Europeu. Mas, se alguém apostava que o presidente da Rússia fosse se contentar com a invasão na Ucrânia, analistas trazem péssimas notícias: Putin pode já estar de olho em seu novo alvo, e os moldavos que se preparem.
De acordo com uma reportagem da CNBC, analistas acreditam que a Moldávia, outro país do Leste Europeu, pode ter entrado na mira do presidente russo.
“Se o conflito escalar além da Ucrânia, a Moldávia é um dos lugares mais bem classificados na lista”, disse Adriano Bosoni, diretor de análise da Rane, à CNBC.
Essa preocupação, porém, não é de agora. Desde o avanço das tropas da Rússia no país de Volodymyr Zelensky, as autoridades moldavas já vinham expressando preocupação sobre a crise na região.
“Ontem de manhã, acordamos em um mundo novo, mais violento, mais incerto, mais instável. É um mundo onde a guerra não provocada está cobrando seu preço perto de nossas fronteiras”, disse a presidente da Moldávia, Maia Sandu, um dia depois da invasão do país vizinho.
Sei que você deve estar se perguntando “Mas o que bulhufas a Moldávia tem a ver com a Rússia e o que está acontecendo na Ucrânia?”.
Leia Também
Toda essa situação tem uma longa história, que deixa o pequeno país europeu basicamente sob os holofotes de Vladimir Putin. Vou explicando do começo.
A ex-república soviética Moldávia é um país sem litoral localizado na fronteira ocidental da Ucrânia, que depende totalmente da Rússia como fonte de energia, uma vez que 100% de seu gás e 80% de sua eletricidade tem origem russa.
Entre a Moldávia e a Ucrânia, ainda existe a Transnístria, uma região que considera-se independente da Moldávia.
A relação da Transnístria com a Rússia começou lá perto de 1919, quando o território foi incorporado à URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
De lá pra cá, muita coisa aconteceu, mas o país de Vladimir Putin ainda mantém fortes relações com a região separatista, inclusive fornecendo gás natural gratuitamente para o território aliado.
Hoje, existem cerca de 1.300 soldados da Rússia acampados na Transnístria e um estoque de 20 mil toneladas de munição, um dos maiores depósitos de armas da Europa, localizado bem na fronteira com a Ucrânia.
Como essas munições são sobras de combates que aconteceram na região durante os anos 1990, cerca de 11 mil toneladas estão vencidas, o que resulta em apenas 9 mil toneladas utilizáveis, de acordo com Nicu Popescu, ministro das Relações Exteriores da Moldávia.
O presidente Vladimir Putin já deixou registrado seu apoio para o líder da Transnístria, mas não deu indícios de reconhecer o território como um estado independente, como fez com Donetsk e Lugansk, na Ucrânia.
“Para mim, é super interessante que a Rússia ainda não tenha reconhecido a Transnístria como uma república independente da mesma forma que fez com Lugansk e Donetsk”, disse Adriano Bosoni.
Se isso acontecesse, porém, seria um claro indício de que Putin estaria considerando levar os conflitos da Ucrânia até a Moldávia.
E, para o jornalista Thomas de Waal, caso as tropas russas avançassem na região separatista, não seria possível mandá-las embora.
"Se os russos aparecerem, eles dirão 'Você nos deve', e a Transnístria seria incapaz de dizer não", disse ele.
Para Adrian Bosoni, ainda não existem sinais definitivos de que o presidente russo esteja planejando a invasão à Moldávia, que seria uma “situação de baixa probabilidade e alto risco”.
Mas, se a Rússia realmente caminhar por esse caminho, os 2,6 milhões habitantes da Moldávia e os 350 mil imigrantes ucranianos que se refugiaram lá estariam sob dificuldades.
Devido à sua localização, uma ofensiva à Moldávia poderia criar uma alternativa para Putin na hora de invadir a Ucrânia, uma vez que abriria uma porta dos fundos para o sudoeste do país de Zelensky, de acordo com Clinton Watts, pesquisador do Foreign Policy Research Institute.
Além disso, o pesquisador destacou os possíveis planos do líder da Rússia: “Acho mais provável que ele queira tomar o sul da Ucrânia e se reunir com a Transnístria, usando isso como uma plataforma de lançamento para conquistar a Moldávia”, acrescentou Watts.
Mas, para Nicu Popescu, ministro das Relações Exteriores da Moldávia, ainda não existem indícios de qualquer ofensa à Ucrânia por parte da Transnístria.
“Não vemos sinal de que a região da Transnístria, tanto suas forças de segurança locais quanto dos militares russos acampados no território, tenha intenção de começar uma ação militar na Ucrânia.”
Mesmo assim, Popescu alertou: “precisamos estar preparados para todos os riscos possíveis e vai depender muito do curso da guerra na Ucrânia”.
*Com informações de CNBC e Global News CA
Lotofácil e Quina foram as únicas loterias a terem ganhadores na segunda-feira (30). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Já os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Bolsa-Família, Gás do Povo e mais programas sociais do governo realizam pagamentos neste mês; confira a agenda
Um bairro da Zona Norte tem o maior número de ruas com imóveis que integram o novo limite do Minha Casa, Minha Vida, mas ainda está fora do radar dos compradores
Fundo vê risco de pressão persistente nos preços e alerta para impacto nas expectativas; mercado brasileiro já revisa IPCA para cima
Em evento, Gabriel Galípolo afirma que novos choques externos não mudaram a trajetória da política monetária; veja o que ele disse
Economistas ajustam expectativas para os próximos anos e reforçam cenário de desinflação mais lenta; veja estimativas no relatório desta semana
Mega-Sena acaba de sair pela terceira vez em março e fica longe do pódio dos maiores prêmios das loterias da Caixa. Dupla de Páscoa lidera pela segunda semana seguida, mas posição tem data de validade.
Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.
Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também
Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais
Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado
No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%
Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate
Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã