🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-03-01T12:21:22-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IMPACTO PROFUNDO

Corrida bancária em andamento: Em meio a sanções, russos fazem longas filas nos caixas eletrônicos para sacar dinheiro

O BC da Rússia anunciou que mais que dobrará sua taxa de juro na tentativa de estabilizar o rublo, além de medidas de controle de capital

1 de março de 2022
12:21
Bolsas da Rússia avançam hoje, mas desempenho em semana de guerra é negativo
Imagem: Shutterstock

Uma corrida aos bancos russos está em andamento.

“Há uma corrida bancária acontecendo”, assegurou Maximilian Hess, especialista em economia russa e membro do Foreign Policy Research Institute, à CNBC.

Segundo ele, porém, a imposição dos controles de capital pelo Banco Central da Rússia deve atenuar o impacto dos saques.

Ainda não há estimativas claras sobre o impacto dessa corrida bancária.

Por que corridas bancárias são tão temidas

Uma corrida bancária consiste em um número muito grande de correntistas comparecendo aos caixas de um banco ou de um conjunto de instituições financeiras em um intervalo curto de tempo para sacar seus depósitos.

O problema é que nenhum banco nunca mantém fisicamente todo o dinheiro dos correntistas. Quando o papel moeda acaba, o banco pode quebrar, mesmo que esteja financeiramente estável.

Corridas bancárias são altamente contagiosas e, dependendo da extensão, podem provocar colapso financeiro ou depressão econômica.

Rublo derrete

O rublo, moeda russa, sofreu forte desvalorização na segunda-feira com as notícias das sanções impostas a Moscou pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos depois da invasão da Ucrânia.

Hoje, as filas nos caixas eletrônicos avançavam pelas calçadas e serpenteavam prédios em Moscou e outras cidades europeias onde há agências de bancos russos.

O Sberbank Europe, de propriedade do estatal Sberbank reportou “saídas expressivas de depósitos em um período muito curto”.

BC russo mais do que dobra taxa de juro

O banco central da Rússia anunciou que mais do que dobrará sua taxa de juros - de 9,5% para 20% - em uma tentativa de estabilizar o rublo. A moeda russa chegou a cair 30% em relação ao dólar, atingindo a mínima histórica de 119 por dólar.

A moeda reduziu perdas no fim do dia, mas seguia em queda de cerca de 20%, a 103 por dólar.

Controles de capital

O banco central também introduziu controles de capital para limitar quanto dinheiro poderia sair do país.

Os controles de capital significam, por exemplo, que o enorme fundo de pensão da Noruega – que disse que vai se desfazer de seus investimentos na Rússia – não pode se desfazer de suas posições em troca de moeda estrangeira.

Sanções mais duras

As sanções anunciadas pelos líderes dos EUA e da UE no fim de semana foram significativamente mais duras do que as aplicadas anteriormente.

Eles cortaram diversos bancos russos do sistema global de pagamentos, o SWIFT, fecharam o espaço aéreo da UE para aeronaves russas e congelaram as transações do BC russo, impossibilitando a liquidação de ativos em euro ou dólar.

Isso é significativo porque o BC russo vinha acumulando reservas. O montante supera US$ 600 bilhões, seu nível mais alto na história. A medida era vista como um amortecedor contra possíveis sanções e perdas com exportações.

Ontem, a Suíça anunciou que se juntaria à UE nas sanções contra ativos financeiros russos, uma mudança histórica em sua tradicional posição de neutralidade diante de conflitos.

*Com informações da CNBC.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

FII DO MÊS

Fundos de papel retornam ao topo da preferência dos analistas; veja quais são os FIIs favoritos para julho

6 de julho de 2022

Em meio ao temor de recessão global, as corretoras consultadas pelo Seu DInheiro voltaram-se novamente para a proteção do papel

ESQUENTA DOS MERCADOS

Bolsas estrangeiras patinam à espera da ata do Fed e dos dados de desemprego nos Estados Unidos

6 de julho de 2022

Investidores preparam-se para a divulgação da ata do Fed na tentativa de prever os próximos passos da política monetária norte-americana

Especiais SD

Onde investir no 2º semestre: Renda fixa, nós gostamos de você! Com juros altos, ativos mais rentáveis do ano continuam atraentes

6 de julho de 2022

No difícil primeiro semestre de 2022, ativos de renda fixa foram os únicos a se salvarem, especialmente aqueles que se beneficiam da alta dos juros; para o resto do ano, esses investimentos permanecem interessantes, e investidor não precisa correr muito risco para ganhar dinheiro

NOITE CRIPTO

Parece, mas não vai: bitcoin segue preso ao patamar de US$ 20 mil; saiba o que está no caminho do BTC

5 de julho de 2022

Investidores devem ficar atentos à divulgação da ata da reunião do junho do Federal Reserve, prevista para amanhã — documento tem potencial para aumentar a volatilidade do mercado

AGORA É PRA VALER

Petrobras (PETR4) conclui a venda de participação na Deten Química — veja quanto entrou no caixa da estatal

5 de julho de 2022

O negócio, que tinha sido anunciado em abril, encerra a presença da petroleira na fabricante das principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies