O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O recente aumento de casos em todo o mundo nas áreas urbanas está levantando preocupações de um surto mais amplo; primeira suspeita é investigada na América do Sul
Todos nós já vimos esse filme antes. Depois do confinamento provocado pela covid-19, o mundo se depara com a possibilidade real da volta da quarentena — só que agora provocada pela varíola do macaco.
E o primeiro passo nessa direção foi dado pela Bélgica, que se tornou o primeiro país a introduzir um isolamento obrigatório de 21 dias para pessoas com a doença.
As medidas obrigatórias da Bélgica aplicam-se apenas a pessoas com infecção confirmada. Os contatos próximos não precisam se auto-isolar, mas são incentivados a permanecer vigilantes, especialmente se estiverem em contato com pessoas vulneráveis.
Nesta segunda-feira (23), o país registrou quatro casos locais. Até sábado (21), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que havia 92 casos em 12 países e mais 28 casos suspeitos sob investigação.
EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Portugal e Holanda têm casos confirmados.
A varíola do macaco é uma doença rara causada por um vírus que faz parte da família da varíola — com sintomas que incluem erupções cutâneas, febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço e dor nas costas.
Leia Também
Embora normalmente menos grave que a varíola, os especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com um surto recente, que começou no início de maio, em países fora da África Central e Ocidental — onde geralmente a doença acontece.
Embora a maioria dos casos de varíola seja leve e normalmente resolva dentro de duas a quatro semanas, atualmente não há um imunizante específico para a varíola do macaco.
A vacina contra a varíola provou ser 85% eficaz na prevenção da infecção, e alguns países já começaram a estocar doses.
Seth Berkley, CEO da aliança global de vacinas Gavi, disse no Fórum Econômico Mundial de Davos que o novo surto, ocorrendo mesmo quando a pandemia de covid-19 ainda não acabou, é um alerta para as autoridades investirem mais recursos em doenças infecciosas.
A Bélgica foi o primeiro país a adotar uma quarentena obrigatória para as pessoas infectadas pela varíola do macaco — mas não é o único a isolar os doentes.
O governo do Reino Unido pediu que aqueles que têm alto risco de contrair a doença devem se auto-isolar por 21 dias.
A medida inclui contatos domésticos ou profissionais médicos que podem ter entrado em contato com uma pessoa contaminada.
A Argentina está investigando o primeiro caso de varíola transmitida pelos macacos no país — esse é o primeiro caso relacionado à doença na América do Sul.
Um morador de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde local para comunicar que estava com sintomas compatíveis com o da varíola dos macacos e apresentava pequenas feridas em partes do corpo.
Segundo informações das autoridades de saúde argentinas, ele estava em viagem pela Espanha, um dos países da Europa que estão lidando com casos da doença.
*Com informações da CNBC
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo