O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Recuo do IPCA decorre principalmente de desonerações e cortes de impostos, em especial a redução do ICMS sobre os preços de energia
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) segue em desaceleração. Entretanto, ela segue bem distante das metas estipuladas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Pela terceira leitura consecutiva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apurou variação negativa do IPCA em setembro.
Em relação a agosto, o IPCA recuou 0,29%, de -0,36% na leitura mensal anterior. Em 12 meses, porém, a inflação acumulada desacelerou de 8,73% em agosto para de 7,17% em setembro.
Em ambos os casos, o resultado veio em linha com a mediana das estimativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que eram de -0,32% na leitura mensal e de +7,13% em 12 meses.
Apesar dos três meses seguidos de deflação, o recuo do IPCA decorre principalmente de desonerações e cortes de impostos, em especial a redução do ICMS sobre os preços de energia.
“A inflação de julho, agosto e setembro não está vindo de uma redução de atividade, mas do corte de impostos”, explica Mirella Hirakawa, economista sênior da AZ Quest.
Leia Também
Ao mesmo tempo, o cenário de inflação alta teve origem nos choques derivados da pandemia. “Isso inclui preços dos alimentos e do petróleo”, que agora perdem força, afirma Carlos Lopes, economista do banco BV.
Diante disso, não deve demorar para que a economia brasileira volte a registrar inflação mensal, embora num ritmo menor do que antes.
Também por esse motivo, os economistas consultados pelo Seu Dinheiro mantêm inalteradas suas projeções para a inflação em 2022 e 2023.
Lopes projeta a inflação em 12 meses próxima de 5,5% no fim deste ano. Mirella antevê o IPCA em 5,3% no acumulado de 2022 e em 4,9% no fim de 2023.
Embora isso signifique uma desaceleração em relação aos atuais 7%, o reencontro da inflação com as metas estabelecidas pelo CMN — de 3,50% para 2022, 3,25% para 2023 e 3,00% para 2024 — não deve acontecer tão cedo.
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.
Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa
Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3
Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões
A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608
Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências
Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta
Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica
Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.
Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação
Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025
Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.
Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados
A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.
A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado
Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza. O nome de fato marcou gerações […]
O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)
Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.