🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @Renan_SanSousa
É O FIM DAS CRIPTOMOEDAS?

Por que plataformas e corretoras de criptomoedas estão saindo do ar? Veja dicas de como não ter seu dinheiro ‘congelado’ em exchanges

Exchanges e corretoras estão sujeitas às leis de cada país e a maneira de se prevenir é colocar seu dinheiro em uma wallet digital

Renan Sousa
Renan Sousa
4 de julho de 2022
13:32 - atualizado às 17:40
Plataformas de criptomoedas fora do ar como isso afeta seus investimentos
Confira o que movimenta o mercado de criptomoedas. Imagem: Montagem / Divulgação

A crise no mercado de criptomoedas não se restringe apenas ao cenário internacional terrivelmente difícil para o universo das moedas digitais. Os problemas internos das plataformas e corretoras (exchanges) também afetam as cotações à vista dos artigos criptográficos nos últimos dias.

Depois da suspensão de saques e depósitos da Celsius e a crise no fundo Three Arrows Capital (3AR), outras corretoras e plataformas também congelaram as criptomoedas dos clientes. O motivo para essa medida drástica é simples: a falta de liquidez nas negociações.

Mas como fica o investidor quando não pode negociar suas criptomoedas? Em um mercado que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, perder uma boa oportunidade de compra ou venda pode custar alguns milhares — ou milhões — para o usuário.

A maneira de se proteger dessa situação pode parecer simples, mas não é tão fácil assim. Ao invés de deixar suas criptomoedas nas exchanges, o investidor deve optar por manter a custódia dos seus ativos em uma carteira digital (wallet) própria.

  • ENQUANTO VOCÊ PERDE DINHEIRO COM CRIPTOMOEDAS, analista entregou 1.100% de lucro acumulado nos últimos 9 meses com operações de curto prazo, apostando na queda de ações enquanto pessoas comuns buscam apenas por altas. Você pode acessar a estratégia dele por este link.

Aqui vão alguns motivos para você não usar exchanges e como criar sua própria carteira digital:

As origens dos problemas das criptomoedas

O que acontece hoje pode ser explicado como reflexo da extinção do protocolo Terra (LUNA), que retirou bilhões de dólares do mercado em formato de criptomoeda e stablecoin — em especial a TerraUSD (UST).

Os investidores passaram a liquidar suas posições em criptomoedas devido ao pânico do mercado, o que tirou recursos de plataformas e protocolos de liquidez, que encontram dificuldades para manter suas operações. A partir daí, diversos aplicativos foram obrigados a congelar as negociações para se manter de pé.

O primeiro e mais emblemático caso foi o congelamento da Celsius, que suspendeu as negociações na plataforma de lending e staking de criptomoedas.

Corretoras e plataformas de criptomoeda desmoronando

A Celsius ficou em foco durante muito tempo no noticiário, mas outras empresas também registraram problemas parecidos.

Na última sexta-feira (1º), a exchange Voyager Digital anunciou a suspensão de saques, depósitos e negociações em sua plataforma, após o Three Arrow dar um calote de mais de meio bilhão na corretora.

Ainda, nesta segunda-feira (04) outra exchange também anunciou a suspensão das operações. A corretora com sede em Cingapura Vauld também precisou pausar as negociações alegando falta de liquidez e “condições macroeconômicas desfavoráveis”.

  • ENQUANTO VOCÊ PERDE DINHEIRO COM CRIPTOMOEDAS, analista entregou 1.100% de lucro acumulado nos últimos 9 meses com operações de curto prazo, apostando na queda de ações enquanto pessoas comuns buscam apenas por altas. Você pode acessar a estratégia dele por este link.

E quem não suspendeu, deve explicações

Até mesmo corretoras que não tiveram suas operações paralisadas tiveram que vir a público para desmentir os rumores que correm pelo mercado.

Johnny Lyu, CEO da Kucoin, afirmou que a suspensão de negociações na exchange não passava de um boato — no jargão do mercado, FUD ou “medo, incerteza e dúvida”, na tradução.

Quem está sentindo falta de uma explicação sobre o porquê da suspensão de negociações em reais da Binance aqui no Brasil tem que olhar para o cenário local. A maior corretora do mundo não sentiu falta de liquidez mas, sim, teve problemas com o Banco Central por aqui

Como isso mexe com as criptomoedas?

Uma das métricas utilizadas pelo mercado é o número de tokens (criptomoedas) em exchanges.

Em linhas gerais, quando há um volume maior de moedas nas corretoras, os analistas esperam uma queda nos preços pela facilidade de venda e negociação desses ativos nessas plataformas.

O contrário também é verdadeiro: com um fluxo maior de criptomoedas para fora das exchanges, os investidores têm uma tendência maior de holdar (segurar) suas moedas.

Dessa forma, é possível esperar que os investidores migrem cada vez mais de plataformas centralizadas ou onde seus tokens estejam sob custódia de outros para métodos mais seguros de gestão dos seus ativos.

  • ENQUANTO VOCÊ PERDE DINHEIRO COM CRIPTOMOEDAS, analista entregou 1.100% de lucro acumulado nos últimos 9 meses com operações de curto prazo, apostando na queda de ações enquanto pessoas comuns buscam apenas por altas. Você pode acessar a estratégia dele por este link.

Wallet: uma alternativa para o investidor

Se você pretende fazer staking ou lending de criptomoedas, o risco de uma plataforma congelar seus tokens sempre existe. Conhecer o projeto e ficar atento ao mercado são algumas formas de se prevenir quanto a isso.

Mas se você só quer manter a custódia dos seus investimentos, uma alternativa são as wallets, as carteiras digitais. Existem dois tipos principais:

  • Hot Wallets: Conectadas à internet, portanto menos seguras e com mais chance de serem de hackeadas;
  • Cold Wallets: Mais seguras, desconectadas da internet. 

As hot wallets são mais indicadas para o investidor que pretende negociar constantemente suas criptomoedas. Uma alternativa para manter seus tokens seguros é adicionar mais um fator de segurança no aplicativo dessas carteiras quentes — biometria, token extra de acesso, palavra-chave e por aí vai.

Exemplos de cold e hot wallet

Algumas delas são conhecidas, como Exodus, Metamask e Jaxx Liberty — mas lembre-se de guardar suas palavras em locais seguros e prestar atenção no passo a passo. 

Já as carteiras frias também podem estar no formato hard wallet, uma espécie de pen-drive maior e criptografado. Quando o usuário quer negociar os ativos em carteira, precisa conectar seu aparelho à internet antes de começar.

Cuidados

Além de guardar bem as suas chaves de acesso e não se conectar à links maliciosos, o investidor precisa estudar cada ativo e carteira para entender qual é o melhor para o seu perfil. Algumas wallets não tem conexão com as redes de certas criptos, o que dificulta o investimento mais diversificado.

No último Papo Cripto, José Arthur Ribeiro, CEO da corretora de criptomoedas Coinext e entrevistado desta semana, explicou os motivos para você não usar as exchanges de carteira — e a conversa completa você ouve aqui. Dê o play!

Compartilhe

NOITE CRIPTO

A poucas horas do The Merge, bitcoin reage e passa a subir; confira cotações do BTC e do ethereum

14 de setembro de 2022 - 20:42

Mais cedo, a maior criptomoeda do mundo não refletia o ânimo dos investidores com o The Merge, chegando a recuar mais de 9%

ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

14 de setembro de 2022 - 15:51

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

CRIPTO TOMANDO ESPAÇOS

Sistema internacional de pagamentos Swift inicia projeto com tecnologia blockchain — mas isso é seguro?

14 de setembro de 2022 - 11:52

O corte parcial do Swift foi um dos mecanismos utilizados pelos Estados Unidos para impor sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia

DIA AGITADO PARA O INVESTIDOR

‘Revolta’ de mineradores um dia antes do The Merge do ethereum (ETH), bitcoin (BTC) em queda de 9%: confira tudo que movimenta o dia das criptomoedas

14 de setembro de 2022 - 9:29

Do outro lado do mercado, o token que registra a maior alta do dia é o Celsius (CEL), da plataforma que segue fora do ar e “travou” o dinheiro dos investidores há meses

NOITE CRIPTO

Terça-feira 13: bitcoin é mais uma vítima da inflação dos EUA; confira como o BTC reagiu ao dado

13 de setembro de 2022 - 20:25

A perspectiva de aperto monetário mais agressivo nos EUA derrubou o bitcoin e outros ativos considerados mais arriscados com as ações em Wall Street

WEB 3.0

Navegador Opera dá mais um passo em direção à Web 3.0 e integra wallet de criptomoedas Metamask ao seu sistema; entenda o que significa

13 de setembro de 2022 - 15:53

Em janeiro deste ano, o Opera já havia anunciado que passaria a integrar as carteiras de criptomoedas ao seu navegador

HOJE NÃO!

Bitcoin (BTC) não sustenta sétimo dia seguido de alta e passa a cair com inflação dos EUA; Ravecoin (RNV) dispara 63% com proximidade do The Merge

13 de setembro de 2022 - 10:28

O ethereum (ETH) passa por um período de consolidação de preços, mas o otimismo é limitado pelo cenário macroeconômico

PREPARE A PIPOCA

Terra (LUNA), o retorno: por que você não deve investir na criptomoeda que disparou 120% em uma semana

12 de setembro de 2022 - 15:19

Nos últimos sete dias, a “família Terra” registrou ganhos substanciais e gerou um grande fluxo de pesquisa sobre essa que foi uma das maiores criptomoedas do mundo

JOGADA ARRISCADA

Você trocaria ações da sua empresa por bitcoin? Michael Saylor, ex-CEO da Microstrategy, pretende fazer isso com o valor de meio bilhão de dólares

12 de setembro de 2022 - 11:51

Desde o começo do ano, o bitcoin registra queda de mais de 50% e as ações da Microstrategy também recuam 52%

QUE FIM DE SEMANA!

Bitcoin (BTC) atinge os US$ 22 mil pela primeira vez em quase um mês; criptomoedas disparam até 20% no acumulado da semana

12 de setembro de 2022 - 9:21

A mesma semana em que acontece o The Merge também é marcada por um elevado apetite de risco

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar