🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-13T15:16:13-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
EXCLUSIVO NO SEU DINHEIRO

Confira 3 motivos para comprar bitcoin (BTC) agora — e um para não colocar mais de 5% do seu dinheiro em criptomoedas

O mercado altamente volátil pode comprometer os retornos esperados das criptomoedas; entenda por que há otimismo mesmo assim

13 de junho de 2022
14:47 - atualizado às 15:16
Bitcoin (BTC) existe uma luz no fim do túnel das criptomoedas Para VG Research sim
Bitcoin (BTC) existe uma luz no fim do túnel das criptomoedas Para VG Research sim. Imagem: Shutterstock

Com o mercado de criptomoedas em queda e o bitcoin (BTC) perto de disparar o gatilho da regra da morte, os investidores encontram poucos motivos para ter otimismo com essa classe de investimentos. Porém, há quem veja uma luz no fim do túnel.

Uma pesquisa da VG Research, casa de análise de investimentos, concedida com exclusividade para o Seu Dinheiro, listou os motivos que levam os analistas a acreditarem que o bitcoin se aproxima dos melhores níveis de compra dos últimos anos.

Mesmo com o mercado em queda, os números internos da rede (blockchain) mostram que há uma demanda reprimida dos investidores. Em outras palavras, o cenário macroeconômico pesa, mas os fundamentos que levaram às criptomoedas às máximas históricas continuam os mesmos.

“Nos patamares de preços atuais, mesmo com um cenário macroeconômico ainda desafiador, parece-me que aqueles que se exporem aos criptoativos certamente farão um excelente negócio no médio e longo prazo”, comenta Vicente Guimarães, CEO da VG Research.

Confira a seguir 3 motivos para comprar bitcoin agora — e mais um motivo para não entrar de cabeça no mercado:

1 — Holders de bitcoin de longo prazo

Começando pelo mais simples, os investidores de longo prazo (long term holders ou LTH) continuam segurando seus bitcoins.

O número de carteiras (wallets) que não movimentam suas criptomoedas há mais de um ano continua crescendo.

A chamada “dormência” atingiu as máximas em 65,7%, o que mostra que os investidores não estão dispostos a abrir mão dos seus ativos, mesmo com a queda recente.

Por que o indicador é importante

A movimentação de criptomoedas é inversamente proporcional ao preço do bitcoin. De maneira simplificada, quando o BTC atinge as máximas — ou as mínimas — os investidores tendem a vender seus tokens.

Mas um movimento mais importante que esse mostra que os usuários de criptomoeda são mais propícios a se desfazerem dos seus investimentos quando conseguem realizar algum lucro.

Dessa maneira, os LTH formam um “colchão” de preço e impedem que as cotações caiam de maneira mais intensa, o que garante patamares mais estáveis durante as baixas.

2 —  Múltiplo de Mayer

Na sequência de indicadores, o múltiplo de Mayer divide o preço atual do bitcoin pela média móvel de 200 períodos. Se o resultado ficar acima de 2,4, o BTC é considerado sobrecomprado e, abaixo de 1, sobrevendido; a faixa entre ambos é entendida como uma zona neutra.

Quando um ativo está sobrevendido, significa que o preço está excessivamente baixo, o que pode indicar uma reviravolta do mercado logo; do contrário, quanto o investimento está sobrecomprado é sinal de que as cotações estão infladas e logo devem cair.

Atualmente, esse múltiplo está em 0,70 — um dos patamares mais baixos já registrados —, o que significa que a tendência de queda pode se reverter logo.

Fonte: buybitcoinworldwide

3 — Valor realizado do mercado: sinal de compra de BTC

Por último, um indicador mais técnico do preço do bitcoin, desenvolvido especificamente para o mercado de criptomoedas, é o MVRV (Market Value to Realised Value, ou valor de mercado sobre valor realizado, em tradução livre).

Ele indica quando o valor de mercado do BTC está sendo precificado de forma a valer menos que a média dos preços da última vez que aqueles bitcoins foram negociados.

Se pareceu um pouco confuso, o gráfico nos ajuda a entender:

Fonte: lookintobitcoin

Quando a linha vermelha atinge a faixa verde (mais abaixo no gráfico), esse é um bom momento de compra para o BTC.

O valor atual deste múltiplo é de 0,45,muito próximo a um dos melhores patamares de preço para aumentar sua posição em criptomoedas.

Um contraponto para ficar atento

“Todavia, vale ressaltar que eu só acredito que haverá uma possível reversão dos preços dos criptoativos quando todo o mercado global convergir para uma recuperação econômica e redução da perspectiva de aumento da taxa de juros”, escreve Vicente Guimarães, no relatório aos clientes da VG..

Por mais que os dados internos da rede estejam positivos, o cenário macro exerce grande pressão sobre as cotações. É preciso ressaltar ainda que as criptomoedas são investimentos de altíssimo risco e que não devem exceder 5% do seu portfólio.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies