Alerta de zebra na Copa: Espanha e Portugal em perigo, PEC, Copom e entrevista exclusiva
Possível zebra à parte, investidores estão de olho nas alterações que a PEC da Transição deve sofrer durante seu trâmite-relâmpago pelo Congresso

Uma das marcas da primeira fase da Copa do Mundo de 2022 foi o inesperado ataque de uma manada de zebras nos gramados do Catar.
De todas as seleções consideradas “grandes”, somente Holanda e Inglaterra passaram incólumes ao coice da zebra na fase de grupos. Alemanha e Uruguai nem ao menos se classificaram para as oitavas-de-final.
Então o mata-mata começou e as zebras de repente sumiram. Pela ordem dos jogos, Holanda, Argentina, França, Inglaterra, Croácia e Brasil confirmaram o favoritismo e já estão nas quartas-de-final.
Mas como assim? As oitavas-de-final vão terminar sem nenhuma zebrinha? Nenhum bolão despedaçado por um coice inesperado? Não pode ser.
Se a zebra não der as caras hoje, terá se despedido da Copa de maneira tão abrupta e inesperada quanto surgiu.
Não que eu esteja secando as pimenteiras ibéricas. Longe de mim. Mas espero da zebra pelo menos um adeus à altura. Espanha e Portugal que se cuidem diante de Marrocos e Suíça.
Enquanto isso, o Ibovespa retoma a normalidade depois de dois pregões informalmente encurtados pelos jogos do Brasil na Copa.
Quando a seleção perdeu na sexta-feira, a bolsa subiu. Quando ganhou com autoridade, ontem, desabou. Para o bem ou para o mal, os eventos não têm correlação.
O que deve continuar pegando nos mercados financeiros é a tramitação da PEC da Transição. Hoje ela chega à CCJ do Senado, onde deve ser votada em primeiro turno amanhã.
Os investidores estão de olho nas alterações que a PEC deve sofrer durante seu trâmite-relâmpago pelo Congresso.
Tudo isso em meio à última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em 2022.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Na ClearSale (CLSA3), um plano para pôr ordem na casa e retomar a confiança do mercado — mas sem descuidar das fraudes. Bernardo Lustosa, CEO da empresa, falou com o Seu Dinheiro sobre o atual momento da companhia e a retomada dos principais indicadores financeiros após um período turbulento.
COSTURANDO ALIANÇAS
Colocou contra a parede? O que o enviado de Biden a Brasília disse a Lula. Além disso, o presidente eleito foi convidado, em nome do chefe de Estado dos EUA, a visitar Washington em breve.
SEU DINHEIRO NA COPA
Deu samba: Brasil atropela a Coreia do Sul e garante vaga nas quartas da Copa; veja quanto a seleção paga aos apostadores. O time de Tite segue líder absoluto nos sites de apostas, enquanto a Argentina perdeu uma posição para a França e a Inglaterra tomou o lugar da Espanha.
LOTERIAS
Quina acumula, mas Lotofácil tem 7 ganhadores; será que você é um deles? Cada bilhete premiado da Lotofácil dará direito a mais de R$ 600 mil. Já a Quina acumulou novamente e oferece prêmio de R$ 1,3 milhão hoje.
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Entre a cautela e a moderação, Copom reúne-se pela última vez em 2022. Apesar da tensão do mercado, o colunista do Seu Dinheiro Matheus Spiess acredita que o Copom deve manter a taxa Selic inalterada, mas a atenção se volta para as possíveis interpretações do comunicado.
Uma boa terça-feira para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O preço da oportunidade: bolsa em queda, dólar em alta e leilões de imóveis antes do feriado
30 de outubro de 2026 - 8:46SEXTOU COM O RUY
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
30 de outubro de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY