Uma lição de Adoniran Barbosa para a bolsa: O trem que o Ibovespa perdeu, joia da B3, crise da Inglaterra e as notícias que mexem com o seu bolso
Diante da tensão pré-eleitoral, o principal índice da B3 não conseguiu acompanhar a forte recuperação em Wall Street e a alta por aqui limitou-se a 0,07%.

Os participantes do mercado financeiro brasileiro têm uma lição importante para aprender com Adoniran Barbosa.
Ao lamentar a sua amada que não poderia perder aquele último trem para chegar ao Jaçanã, o artista parecia ciente das consequências.
…Sinto muito, amor, mas não pode ser…
Com os três principais índices de ações de Wall Street em território de “bear market” (mercado de baixa), toda e qualquer oportunidade de encontrar um fôlego para respirar em meio ao abraço do urso precisa ser aproveitada.
Na véspera, a notícia de que o banco central da Inglaterra compraria títulos na tentativa de estabilizar o mercado financeiro local e a libra impulsionou os ativos de risco em Nova York.
…Se eu perder esse trem…
Leia Também
Mas o Ibovespa perdeu o bonde. E nem foi para namorar. Diante da tensão pré-eleitoral, o principal índice da B3 não conseguiu acompanhar a forte recuperação em Wall Street e a alta por aqui limitou-se a 0,07%.
O problema é que a intervenção proporcionada pelo banco central inglês teve fôlego curto. Prevalece no mercado a preocupação em torno da inflação e do crescimento econômico ao redor do mundo. E, em meio a temores de uma recessão iminente, os Estados Unidos divulgam hoje uma nova revisão para os dados do PIB no segundo trimestre.
…Só amanhã de manhã…
Por aqui, os investidores seguem monitorando com atenção os últimos movimentos antes do primeiro turno das eleições presidenciais, marcado para domingo.
Além do último debate entre presidenciáveis, marcado para o fim da noite de hoje, os investidores estão de olho na repercussão do resultado de uma auditoria contratada pelo do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
4 anos do Seu Dinheiro
Enquanto isso, prosseguimos com as comemorações de 4 anos do Seu Dinheiro recorrendo ao que temos de melhor para oferecer a você: jornalismo.
Já o Richard Camargo apresenta uma joia na bolsa para você carregar na sua carteira pelos próximos quatro anos.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
SOB FOGO CRUZADO
Banco Central da Inglaterra tenta defender a libra, mas causa choque inicial no mercado. Governo britânico levou um puxão de orelha do Fundo Monetário Internacional, uma repreensão rara para economias tão desenvolvidas. Entenda a crise.
MERCADO DE TRABALHO
Quer trabalhar em startups? Saiba quais são as melhores empresas, segundo o LinkedIn. Fintechs lideram o ranking, mas as seguradoras também são destaque. O levantamento considera o período entre 1º de julho de 2021 e 30 de junho de 2022.
É RECORDE!
Mega Sena acumula e vai pagar um dos maiores prêmios da história. Embora ninguém tenha cravado a faixa principal do sorteio, 404 apostadores acertaram 5 números e vão embolsar quase R$ 44 mil. Veja como aumentar suas chances de ganhar a bolada.
POBRE MENINO RICO
Zuckerberg pobre? Dono da Meta perde bilhões de dólares e sai da lista dos mais ricos dos EUA. Essa não é a primeira vez que o patrimônio líquido do bilionário despenca: após o IPO do Facebook em 2012, ele caiu para a 36ª posição na Forbes 400.
TAMBORES DA GUERRA ENERGÉTICA
Putin sabotou a Europa? UE promete retaliação a danos em dois gasodutos russos com suspeita sobre causa de vazamento. Tubulações vazaram em três pontos diferentes na costa dinamarquesa — e autoridades não descartam sabotagem como origem dos danos.
Uma boa quinta-feira para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A gordura extra do VISC11, a conferência do Fed e os resultados da Nvidia: o que mexe com os mercados hoje
27 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Ibovespa — Entre a ideologia e o ideal, eu fico com os meus pregões de alta
26 de agosto de 2026 - 19:55IA NA PRÁTICA
Testei o Gemini Notebook para explicar inflação para uma criança — e ele criou um vídeo
26 de agosto de 2026 - 15:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO