🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

8 de abril de 2022
6:53 - atualizado às 14:30
aposentadoria idoso previdência inss
Embora o principal objetivo seja a aposentadoria, muita gente resgata sua previdência quando o mercado atravessa uma crise. Imagem: Shutterstock

Com a intenção de não depender exclusivamente da previdência paga pelo governo, que, convenhamos, não costuma ser lá grande coisa, João passou anos tentando entender como funcionava a previdência privada e se essa seria uma boa alternativa para garantir um futuro mais tranquilo para ele e sua família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele leu milhares de vezes que esse investimento deve ser mantido por um longo período de tempo e que, por isso mesmo, não poderia ser uma grana que ele precisaria sacar tão cedo.

Mas ele nem se importou muito com esse "detalhe" sobre o resgate. Primeiro porque achava que estava preparado para qualquer tipo de investimento e, segundo, porque ele só conseguia pensar nas promessas de rentabilidade daquele fundo, que tinha um slogan mais ou menos assim: "Mais retorno para quem está disposto a mais riscos".

Depois de pensar mais um pouco, ele finalmente decidiu aplicar. Na verdade, colocou até mais do que tinha planejado: "O longo prazo que me aguarde!", pensava ele, já fazendo milhares de planos.

A renda variável varia

Só tinha um problema nessa história toda. A tal da renda variável varia mesmo, e não é só para cima, como ele acabou descobrindo na segunda metade de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Depois de ver seu investimento desabando e já preocupado com seu futuro e o de sua família, ele resolveu resgatar toda aquela grana depositada no fundo de previdência e colocar cada centavo na poupança.

Leia Também

"Chega disso. Quero baixo retorno com baixo risco mesmo. Dane-se!"

Infelizmente, isso costuma acontecer com muita frequência e se torna uma das piores decisões financeiras que alguém pode tomar na vida.

Tirar da previdência só por causa das oscilações do mercado é receita para perder muito dinheiro

Desde a segunda metade de 2021, quando o clima começou a piorar para os ativos brasileiros, o ritmo de resgates nos fundos de previdência aumentou bastante, como mostram os dados da FenaPrevi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resgates em 2021 já foram muito superiores aos de 2020. E janeiro de 2022 mostrou os maiores resgates desde março de 2020, mês em que começou a pandemia.

Eu sei que existem vários motivos para alguém resgatar um fundo de previdência.

Às vezes o sujeito perde o emprego e o salário deixa de existir, às vezes pinta alguma emergência médica, ou qualquer outra urgência que torna o saque daquela grana a única saída. Faz parte.

Mas resgatar um fundo de previdência apenas porque o mercado piorou e as cotas estão se desvalorizando é um duplo tiro no pé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiro porque é bem provável que você tenha de pagar alíquotas enormes ao resgatar antecipadamente um fundo de previdência, dependendo do tipo de contribuição. 

Mas não é só isso. O pior momento para vender as ações é justamente quando elas estão caindo, e é exatamente isso o que você faz quando pede o resgate no momento em que o mercado estiver em baixa.

Vender ações por preços baixos e ainda pagar enormes alíquotas ao fazer isso é uma ótima receita para perder dinheiro.

Dica para conduzir a previdência ao longo prazo

Se você está disposto a investir agora o dinheiro da sua aposentadoria, precisa estar claro na sua cabeça que muita coisa boa e ruim vai acontecer até você chegar lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil é essa mesma bagunça há séculos e não vai mudar de uma hora para outra. Parece que nós, investidores brasileiros, tomamos um susto a cada dois ou três anos, e você precisa estar ciente disso.

Infelizmente, não é porque você decidiu investir o dinheiro da sua aposentadoria que o país vai entrar nos eixos de uma hora para outra.

Ainda assim, mesmo com essa bagunça danada, o Ibovespa – nosso principal índice de ações – entregou um retorno de quase 8.000% desde o início do Plano Real.

E olha que o Ibovespa nem é um investimento tão bom assim, já que tem muita porcaria ali dentro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas apesar desse retorno espetacular no longo prazo, tivemos inúmeras janelas de curto prazo com quedas drásticas, como os recuos de cerca de 50% de 1997 até o fim de 1998 e depois de março de 2000 até setembro de 2002, das derrocadas de mais de 40% na crise de 2008, depois novamente entre 2010 e 2016, e mais uma vez no início da pandemia.

Isso porque eu nem estou considerando episódios de menor duração como o Joesley Day e a greve dos caminhoneiros, que também puniram severamente as ações.

Não existe segredo

Se você quiser surfar valorizações absurdas e aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila é preciso aguentar essas crises de curto prazo, porque é certo que elas vão existir.

Quer saber como tornar mais suportável o fato de ver as suas ações caindo? Colocando nos fundos de previdência de ações apenas uma grana que não vai fazer falta no curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somente isso vai te dar a tranquilidade necessária para manter os seus investimentos quando o mercado estiver desabando e fazer você resistir à tentação de vender as suas ações na baixa – o erro mortal de 9 a cada 10 investidores de renda variável.

Estamos no meio de uma janela de oportunidade

Se você quer o potencial explosivo de valorização que o longo prazo pode te proporcionar no mercado de ações, combinado com as vantagens tributárias de uma previdência e, mais importante, tem a disciplina necessária para não vender a cada chacoalhão do mercado, os fundos previdenciários de ações são a solução perfeita para você chegar mais cedo na aposentadoria.

Ainda mais agora, com várias ações de qualidade negociando por múltiplos descontados depois da desvalorização vista desde a segunda metade do ano passado.

Nos Melhores Fundos de Investimento, Bruno Mérola e sua equipe indicam vários fundos previdenciários de ações de gestoras consagradas no mercado brasileiro, e todas elas estão encarando a queda desde o meio do ano passado como uma ótima oportunidade de compra pensando no longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu gosto do Brasil Capital 100 Prev Ações, que você consegue encontrar nas plataformas da Vitreo, BTG e XP. Mas a série Melhores Fundos de Investimento traz muito mais alternativas excelentes para você.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas as séries essenciais da Empiricus pelo preço de uma, incluindo os Melhores Fundos de Investimento. Se quiser conferir essa oportunidade, fica aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

17 de novembro de 2025 - 7:53

Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos

VISÃO 360

Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’

16 de novembro de 2025 - 8:00

Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje

14 de novembro de 2025 - 8:24

Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira

SEXTOU COM O RUY

Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam

14 de novembro de 2025 - 6:55

Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje

13 de novembro de 2025 - 7:57

Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?

12 de novembro de 2025 - 19:54

Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje

11 de novembro de 2025 - 8:28

Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ibovespa imparável: até onde vai o rali da bolsa brasileira?

11 de novembro de 2025 - 7:28

No acumulado de 2025, o índice avança quase 30% em moeda local — e cerca de 50% em dólar. Esse desempenho é sustentado por três pilares centrais

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Como era verde meu vale do silício

10 de novembro de 2025 - 19:57

Na semana passada, o mitológico investidor Howard Marks escreveu um de seus icônicos memorandos com o título “Baratas na mina de carvão” — uma referência ao alerta recente de Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, sobre o mercado de crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Banco do Brasil (BBAS3) precisará provar que superou crise do agro, mercado está otimista com fim do shutdown nos EUA no horizonte, e o que mais você precisa saber sobre a bolsa hoje

10 de novembro de 2025 - 7:55

Analistas acreditam que o BB não conseguirá retomar a rentabilidade do passado, e que ROE de 20% ficou para trás; ata do Copom e dados de inflação também mexem com os mercados

TRILHAS DE CARREIRA

Promovido, e agora? Por que ser bom no que faz não te prepara para liderar pessoas

9 de novembro de 2025 - 8:00

Por que seguimos promovendo técnicos brilhantes e esperando que, por mágica, eles virem líderes preparados? Liderar é um ofício — e como todo ofício, exige aprendizado, preparo e prática

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar