🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

8 de abril de 2022
6:53 - atualizado às 19:22
aposentadoria idoso previdência inss
Embora o principal objetivo seja a aposentadoria, muita gente resgata sua previdência quando o mercado atravessa uma crise. Imagem: Shutterstock

Com a intenção de não depender exclusivamente da previdência paga pelo governo, que, convenhamos, não costuma ser lá grande coisa, João passou anos tentando entender como funcionava a previdência privada e se essa seria uma boa alternativa para garantir um futuro mais tranquilo para ele e sua família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele leu milhares de vezes que esse investimento deve ser mantido por um longo período de tempo e que, por isso mesmo, não poderia ser uma grana que ele precisaria sacar tão cedo.

Mas ele nem se importou muito com esse "detalhe" sobre o resgate. Primeiro porque achava que estava preparado para qualquer tipo de investimento e, segundo, porque ele só conseguia pensar nas promessas de rentabilidade daquele fundo, que tinha um slogan mais ou menos assim: "Mais retorno para quem está disposto a mais riscos".

Depois de pensar mais um pouco, ele finalmente decidiu aplicar. Na verdade, colocou até mais do que tinha planejado: "O longo prazo que me aguarde!", pensava ele, já fazendo milhares de planos.

A renda variável varia

Só tinha um problema nessa história toda. A tal da renda variável varia mesmo, e não é só para cima, como ele acabou descobrindo na segunda metade de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Depois de ver seu investimento desabando e já preocupado com seu futuro e o de sua família, ele resolveu resgatar toda aquela grana depositada no fundo de previdência e colocar cada centavo na poupança.

Leia Também

"Chega disso. Quero baixo retorno com baixo risco mesmo. Dane-se!"

Infelizmente, isso costuma acontecer com muita frequência e se torna uma das piores decisões financeiras que alguém pode tomar na vida.

Tirar da previdência só por causa das oscilações do mercado é receita para perder muito dinheiro

Desde a segunda metade de 2021, quando o clima começou a piorar para os ativos brasileiros, o ritmo de resgates nos fundos de previdência aumentou bastante, como mostram os dados da FenaPrevi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resgates em 2021 já foram muito superiores aos de 2020. E janeiro de 2022 mostrou os maiores resgates desde março de 2020, mês em que começou a pandemia.

Eu sei que existem vários motivos para alguém resgatar um fundo de previdência.

Às vezes o sujeito perde o emprego e o salário deixa de existir, às vezes pinta alguma emergência médica, ou qualquer outra urgência que torna o saque daquela grana a única saída. Faz parte.

Mas resgatar um fundo de previdência apenas porque o mercado piorou e as cotas estão se desvalorizando é um duplo tiro no pé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiro porque é bem provável que você tenha de pagar alíquotas enormes ao resgatar antecipadamente um fundo de previdência, dependendo do tipo de contribuição. 

Mas não é só isso. O pior momento para vender as ações é justamente quando elas estão caindo, e é exatamente isso o que você faz quando pede o resgate no momento em que o mercado estiver em baixa.

Vender ações por preços baixos e ainda pagar enormes alíquotas ao fazer isso é uma ótima receita para perder dinheiro.

Dica para conduzir a previdência ao longo prazo

Se você está disposto a investir agora o dinheiro da sua aposentadoria, precisa estar claro na sua cabeça que muita coisa boa e ruim vai acontecer até você chegar lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil é essa mesma bagunça há séculos e não vai mudar de uma hora para outra. Parece que nós, investidores brasileiros, tomamos um susto a cada dois ou três anos, e você precisa estar ciente disso.

Infelizmente, não é porque você decidiu investir o dinheiro da sua aposentadoria que o país vai entrar nos eixos de uma hora para outra.

Ainda assim, mesmo com essa bagunça danada, o Ibovespa – nosso principal índice de ações – entregou um retorno de quase 8.000% desde o início do Plano Real.

E olha que o Ibovespa nem é um investimento tão bom assim, já que tem muita porcaria ali dentro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas apesar desse retorno espetacular no longo prazo, tivemos inúmeras janelas de curto prazo com quedas drásticas, como os recuos de cerca de 50% de 1997 até o fim de 1998 e depois de março de 2000 até setembro de 2002, das derrocadas de mais de 40% na crise de 2008, depois novamente entre 2010 e 2016, e mais uma vez no início da pandemia.

Isso porque eu nem estou considerando episódios de menor duração como o Joesley Day e a greve dos caminhoneiros, que também puniram severamente as ações.

Não existe segredo

Se você quiser surfar valorizações absurdas e aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila é preciso aguentar essas crises de curto prazo, porque é certo que elas vão existir.

Quer saber como tornar mais suportável o fato de ver as suas ações caindo? Colocando nos fundos de previdência de ações apenas uma grana que não vai fazer falta no curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somente isso vai te dar a tranquilidade necessária para manter os seus investimentos quando o mercado estiver desabando e fazer você resistir à tentação de vender as suas ações na baixa – o erro mortal de 9 a cada 10 investidores de renda variável.

Estamos no meio de uma janela de oportunidade

Se você quer o potencial explosivo de valorização que o longo prazo pode te proporcionar no mercado de ações, combinado com as vantagens tributárias de uma previdência e, mais importante, tem a disciplina necessária para não vender a cada chacoalhão do mercado, os fundos previdenciários de ações são a solução perfeita para você chegar mais cedo na aposentadoria.

Ainda mais agora, com várias ações de qualidade negociando por múltiplos descontados depois da desvalorização vista desde a segunda metade do ano passado.

Nos Melhores Fundos de Investimento, Bruno Mérola e sua equipe indicam vários fundos previdenciários de ações de gestoras consagradas no mercado brasileiro, e todas elas estão encarando a queda desde o meio do ano passado como uma ótima oportunidade de compra pensando no longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu gosto do Brasil Capital 100 Prev Ações, que você consegue encontrar nas plataformas da Vitreo, BTG e XP. Mas a série Melhores Fundos de Investimento traz muito mais alternativas excelentes para você.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas as séries essenciais da Empiricus pelo preço de uma, incluindo os Melhores Fundos de Investimento. Se quiser conferir essa oportunidade, fica aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Investir em estatal vale a pena? Uma reflexão sobre como o Banco do Brasil (BBAS3) subverteu as máximas dos manuais de investimentos

12 de agosto de 2022 - 5:57

Banco do Brasil (BBAS3) negocia com múltiplos baixos demais para a qualidade dos resultados que tem apresentado e ainda guarda um bom potencial de valorização

SEXTOU COM O RUY

Com a Selic em 13,75%, ainda vale a pena investir em ações?

5 de agosto de 2022 - 6:03

Com essa renda enorme de mais de 1% ao mês, sem riscos e sem sustos, será que ainda vale ter ações na carteira?

SEXTOU COM O RUY

A armadilha dos dividendos: cuidado para não cometer o maior erro dos investidores que buscam ‘vacas leiteiras’ na bolsa

29 de julho de 2022 - 6:01

Quem não gosta de ver um dinheirinho pingando na conta? O problema é que muitas vezes os dividendos prometidos são insustentáveis; entenda

sextou com o ruy

Bolsonaro venceu? Petrobras enfim reduz o preço da gasolina, mas até que ponto vai a influência do presidente?

22 de julho de 2022 - 6:34

Se a Petrobras tivesse baixado os preços por mera pressão do governo, as ações teriam desabado; entenda o que está por trás da redução

SEXTOU COM O RUY

A Vivo (VIVT3) e sua estabilidade à prova de crise nos mostram: negócios chatos não são maus negócios

15 de julho de 2022 - 6:11

A Vivo (VIVT3) manteve suas receitas praticamente estáveis nos últimos anos. Ainda assim, esse ‘negócio chato’ gera muito valor ao acionista

SEXTOU COM O RUY

Presidente novo, política nova? Por que as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) continuam atraentes mesmo com tantas trocas de comando

8 de julho de 2022 - 6:32

O que realmente preocupa na Petrobras é o risco de o novo CEO ceder e obrigá-la a vender combustíveis por preços bem abaixo da paridade internacional

SEXTOU COM O RUY

É oficial: estamos em bear market — saiba como ajustar a carteira em momentos difíceis

1 de julho de 2022 - 6:09

No chamado mercado de baixa não é hora para desespero, vender tudo e comprar Tesouro Selic; existem formas de tentar incrementar os retornos

SEXTOU COM O RUY

Quando crescer via aquisições pode ser uma boa para empresas na bolsa — e quando pode ser um desastre

24 de junho de 2022 - 6:09

Assim como o investimento em ações, normalmente o que define se as fusões e aquisições serão bem-sucedidas é o preço do negócio

SEXTOU COM O RUY

Ações? Dividendos? Afinal, ainda vale a pena investir na bolsa com a Selic em 13,25%?

17 de junho de 2022 - 7:03

Com a Selic no maior patamar desde 2017, faz sentido correr os riscos da bolsa atrás de uma ação pagadora de dividendos? A resposta é sim

SEXTOU COM O RUY

Lucro e dividendos: O que comprar na bolsa quando as ações param de subir e o humor começa a piorar

10 de junho de 2022 - 6:15

Agora é uma boa hora para vender ações que carecem de lucros e colocar na carteira mais ações pagadoras de dividendos

SEXTOU COM O RUY

Livre das investigações, a Hypera está pronta para voar; entenda por que HYPE3 ainda vale a pena

3 de junho de 2022 - 6:50

Acordo de leniência após investigação sobre suspeita de pagamento de propina livra a Hypera (HYPE3) do risco de uma multa bilionária

SEXTOU COM O RUY

Mesmo com toda a confusão causada pelo governo, ainda vale a pena investir na Petrobras (PETR4); entenda por quê

27 de maio de 2022 - 6:09

Petrobras negocia atualmente por 3 vezes lucros e paga mais de 20% de dividendos; é preciso muito mais do que uma troca injustificada de CEO para PETR4 desabar

SEXTOU COM O RUY

Vale a pena comprar Petrobras (PETR4) por causa da possível privatização? A resposta é não — e eu te conto por quê

20 de maio de 2022 - 7:03

Se você está pensando em comprar PETR4 apenas por causa da possibilidade de privatização no curto prazo, um alerta: você vai acabar se decepcionando

sextou com o ruy

A vitória dos ‘loucos’: entenda como o fim do dinheiro barato recoloca as ações de valor na mira dos investidores

13 de maio de 2022 - 6:29

Quando a situação aperta, seja por conta de juros, recessão, guerra ou qualquer outro tipo de estresse, são os lucros e dividendos que sustentam o preço das ações

sextou com o ruy

Um McPicanha na bolsa: entenda os cuidados que você precisa tomar ao investir em ações pagadoras de dividendos

6 de maio de 2022 - 6:37

Assim como o McPicanha sem picanha, é preciso ter cuidado para não comprar gato por lebre na hora de ir atrás de dividendos na bolsa

Sextou com o Ruy

Maior fatia do bolo: programa de recompra da Vale (VALE3) vai além do aumento nos dividendos

29 de abril de 2022 - 6:01

O programa de recompra abrange cerca 10% do capital da companhia — isso significa que os lucros passarão a ser divididos por um número 10% menor de ações

sextou com o ruy

Entenda o estranho caso do setor em declínio que representa uma boa oportunidade de investimento

22 de abril de 2022 - 6:55

Assim como aconteceu com o tabaco, mesmo com todas as restrições, o vício da sociedade em petróleo sinaliza que o setor de óleo e gás deve manter a rentabilidade ainda por muitos anos

SEXTOU COM O RUY

Por que a Petrobras (PETR4) está do lado certo do muro para aproveitar a alta das commodities

15 de abril de 2022 - 6:34

Ajuda do petróleo em alta, combinada com a melhora de eficiência, significa mais lucro e maior geração de caixa para a Petrobras

Sextou com o Ruy

Não espere uma mudança de cenário para mexer suas peças: o mercado sempre se antecipa ao noticiário

1 de abril de 2022 - 7:11

Por mais que o ciclo de alta de juros não tenha acabado, o mercado já se mexeu para surfar a estabilização na Selic. Saiba como se posicionar

SEXTOU COM O RUY

Por que o “fim” dos IPOs é uma boa notícia para quem investe na bolsa

25 de março de 2022 - 5:33

Quando muitas companhias desistem de fazer IPOs, isso indica que as ações das empresas voltaram a ficar baratas demais na bolsa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar