🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Só existem duas razões para sair vendendo suas ações na bolsa – e guerra não é uma delas; entenda

Mais do que isso: quando a tela do seu home broker é tomada por uma maré vermelha, talvez seja a hora de ir às compras

25 de fevereiro de 2022
6:02 - atualizado às 14:30
O presidente da Rússia, Vladimir Putin
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Imagem: Shutterstock

Você está olhando para a tela do home broker e vê todas as suas ações na bolsa no vermelho, caindo forte por causa de alguma notícia assustadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer nesse momento? Não sei você, mas para a grande maioria dos investidores, este é o momento que eles escolhem para se desfazerem de suas ações.

Mas será que essa é a hora certa de vender?

Na conferência anual da Berkshire Hathaway de 1998, Warren Buffett e seu parceiro Charlie Munger receberam a seguinte pergunta:

"Quais critérios vocês usam para saber a hora certa de vender suas ações?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe o que eles responderam?

Buffett começou dizendo que a melhor coisa a se fazer no mundo dos investimentos é comprar ações que você nunca vai querer vender. Você deveria tentar comprar ações para a vida inteira. 

Leia Também

Mas pode acontecer de você precisar vender alguma ação para investir em outro setor mais atrativo, ou porque começou a achar que o valuation daquela companhia está completamente fora de controle (em outras palavras, que aquilo virou uma bolha). Segundo Buffett, este seria um outro bom motivo para vender.

Charlie Munger encerrou o assunto, falando que o ideal é vender somente quando você encontrar um outro ativo imensamente melhor do que aquele que você já possui.

Nada mais importa

É isso mesmo. Eles vendem ações apenas quando acham uma empresa melhor para investir ou quando os valuations estão completamente fora de controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só isso.

Nenhum deles falou absolutamente nada sobre juros, PIB, taxa de desemprego, previsão do tempo, cartas de tarô etc.

Outro assunto que eles não mencionaram como justificativa para vender: guerra! Isso mesmo, nem as guerras estão entre os motivos para eles acharem interessante se desfazer de ações.

E olha que naquela conferência de 1998 eles já haviam passado por várias guerras como investidores importantes. As guerras árabe-israelenses que culminaram na crise do petróleo na década de 70 e a Guerra do Golfo no início dos anos 90 são apenas dois exemplos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode assistir à fala de Buffett e Munger no vídeo abaixo:

Então, se você está aterrorizado com os seus investimentos depois da invasão da Rússia na Ucrânia, lembre-se dos ensinamentos de dois dos maiores investidores de todos os tempos, que passaram por muito mais guerras do que eu e você juntos e hoje são bilionários: venda apenas quando achar uma empresa melhor para investir ou quando os valuations estão completamente fora de controle.

Como sabemos, o valuation atual das empresas brasileiras está longe de ser uma bolha, com o Ibovespa negociando por 8 vezes lucros. Então, não é por isso que você deveria vender.

Fonte: Bloomberg

E se você não tem em mente nenhuma empresa melhor onde alocar o dinheiro já investido, então acabaram os motivos para vender suas ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fuja da manada do mercado de ações

A verdade é que os grandes investidores como Buffett, Munger, Bill Ackman e Peter Lynch, apenas para citar alguns, aproveitam justamente esses momentos de estresse para comprar empresas que gostariam de carregar para a vida toda, mas com ótimos descontos provocados pela venda descontrolada de investidores com medo.

Como Buffett disse naquela mesma resposta: "a compra ideal é aquela na qual você encontra um ativo que você já gostava sendo vendido por um preço que você sente vontade de comprar ainda mais."

Eu não estou falando que a guerra não terá consequências negativas. Ela pode afetar ainda mais o preço de commodities, inflação, juros, desaceleração da atividade global, entre outros fatores.

Mas, espere um pouco, será que algum desses fatores está listado pelos velhinhos de Omaha como motivos para vender ações?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não!

É claro que tudo isso pode acabar afetando o preço das ações no curto prazo, aumentando a volatilidade do mercado. Mas se você investe em empresas boas, rentáveis, com preços decentes e boas perspectivas para o longo prazo, qualquer queda deveria instigar em você o desejo de aumentar a sua participação na empresa, não de reduzir.

Uma empresa que está barata e acaba até se beneficiando do conflito por conta da alta nos preços do petróleo é a Petrobras (PETR4), que soltou ótimos resultados mais uma vez e fica ainda mais rentável com o Brent na casa dos US$ 100 por barril. 

Por esse motivo, PETR4 faz parte da série As Melhores Ações da Bolsa, que ainda traz diversas outras ações que hoje negociam por preços descontados e de companhias que eu adoraria carregar para a vida inteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se quiser conferir a lista completa, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar