Sai Tite, entra Powell: Expectativa com Fed, pessimismo com Lula e mais notícias para esta segunda-feira
O BC norte-americano trava uma dura batalha para vencer a inflação, a zebra que surpreendeu a seleção da política monetária em 2022

Recuar o time para garantir o resultado ou seguir no ataque para eliminar qualquer risco de reação do adversário? O Brasil não fez nem uma coisa nem outra quando saiu na frente contra a Croácia já na prorrogação, tomou o gol de empate e acabou eliminado nos pênaltis na Copa do Catar.
Jerome Powell, o todo poderoso presidente do banco central dos Estados Unidos, provavelmente nem gosta de futebol. Mas poderia aprender uma lição ou outra com Tite, o agora ex-técnico da seleção brasileira.
Sob os olhares atentos do mercado financeiro, Powell e seus companheiros do Federal Reserve entram em campo para a última decisão do ano sobre a taxa de juros nos EUA. O resultado sai nesta quarta-feira, às 16h, na mesma hora da partida da semifinal entre França e Marrocos na Copa.
O BC norte-americano trava uma dura batalha para vencer a inflação, a zebra que surpreendeu a seleção da política monetária em 2022.
Para superar a retranca, o Fed precisou atacar, mas deixou as defesas da maior economia do planeta expostas ao risco de recessão. Por isso, o mercado na arquibancada torce para Powell garantir o resultado e reduzir o ritmo do aperto monetário.
Com a amarga eliminação do Brasil, os investidores devem deixar o futebol em segundo plano para acompanhar também os planos e a equipe que será formada por Fernando Haddad, o escolhido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Fazenda.
Tudo isso mexe com os nervos e, claro, com os preços dos ativos no mercado financeiro. Então não deixe de acompanhar todas as movimentações e jogadas da bolsa ao longo desta segunda-feira na cobertura do Seu Dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
MAL-ESTAR
Juros e inflação para cima, bolsa para baixo; por que os gestores de fundos ficaram ainda mais pessimistas com Lula. Aumento do teto de gastos por meio da PEC da Transição preocupa, principalmente porque economia está virando.
PINGO NOS IS
O Brasil está quebrado? Ministério da Economia rompe o silêncio e nega acusações. Em nota divulgada no domingo (11), seis pontos foram rebatidos, mas ficaram de fora as queixas de que o governo deixou de priorizar áreas essenciais para o funcionamento de instituições e políticas sociais.
PERFIL
Como pensa Fernando Haddad, o novo ministro da Fazenda. O escolhido pelo presidente eleito já se pronunciou sobre diversos temas de grande importância para o mercado financeiro. Confira os principais deles.
COSTURA NO CONGRESSO
Os planos de Arthur Lira para aprovar a PEC da Transição nos próximos dias. Com base no acerto feito por Lira com o PT, a pauta foi apensada à PEC 24/2019, de autoria da deputada Luísa Canziani (PSD-PR), que retira do teto de gastos recursos próprios das universidades.
ALERTA PARA O FUTURO
Ameaça de recessão assombra bancos centrais do mundo inteiro e pede maior cautela dos BCs. Os riscos de uma desaceleração econômica pressionam as autoridades monetárias e mudam a perspectiva e plano de atuação para o próximo ano.
Uma boa semana para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY
Por que você deveria ter Petrobras (PETR4) na carteira — independentemente de quem ganhar as eleições?
2 de outubro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O risco do aluguel atrasado, o candidato favorito do mercado e os preços do petróleo: o que mexe com a bolsa hoje
1 de outubro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno
30 de setembro de 2026 - 20:01O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O caso dos CEOs bumerangue, a disputa eleitoral e o que movimenta os mercados hoje
30 de setembro de 2026 - 8:34O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O voto na curva de juros, o plano de R$ 1 bilhão da SkyFit e o que mais movimenta as bolsas hoje
29 de setembro de 2026 - 8:17O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia do Inter, segundo seu CEO, o novo impasse entre EUA e Irã e o que mais move os mercados hoje
28 de setembro de 2026 - 8:09DÉCIMO ANDAR