Os principais lançamentos de carros em 2022, avanço da ômicron, Shoppee favorita no Brasil, bitcoin e outros destaques do dia
Confira as principais novidades entre os quase 50 novos modelos de automóveis descobertos pela Lucia Camargo Nunes que devem chegar às lojas neste ano

Estar em condições de fazer planos pode ter sido um privilégio de poucos no passado. Hoje é parte fundamental do nosso cotidiano.
Seja no âmbito pessoal, na carreira, na administração de uma empresa ou na condução dos famosos planos quinquenais dos chineses, dificilmente uma meta será alcançada sem o estabelecimento de diretrizes claras.
Mas o ato de planejar requer muito mais do que tempo para pensar. É preciso definir foco, estratégia e - acima de tudo - um objetivo verossímil.
Também é preciso aprender com os erros e saber que, mesmo quando tudo parece minuciosamente planejado, quase sempre ocorre algo inesperado.
E enfrentar imprevistos tendo um planejamento é estar quilômetros à frente de quem não pôde - ou não quis - estabelecer um plano de ação.
Desde o início de 2020, quando a pandemia ameaçou jogar todos os planos na lata de lixo, quase todo o mundo precisou alterar drasticamente seus planos.
Leia Também
De festas de casamento e reuniões de amigos ou familiares a lançamentos de produtos e projeções de receita, quem não tinha planos rodou na pista. E quem tinha pôde alterá-los ou simplesmente adiá-los.
Com as medidas restritivas, talvez nem todos tenham se dado conta, mas a indústria automobilística colocou o pé no freio, literalmente.
À pandemia somou-se uma crise na cadeia global de suprimentos que paralisou linhas de montagem pelo mundo e gerou demoradas filas de espera por carros novos. Faltaram borracha, plástico e - talvez o mais importante hoje em dia - semicondutores.
Mas isso não impediu a indústria automotiva de seguir planejando. Os grandes lançamentos foram adiados. Mas parece ter chegado a hora de colocá-los na rua.
A Lucia Camargo Nunes fuçou as gavetas das montadoras e descobriu quase 50 novos modelos com lançamento programado para 2022.
Os primeiros 40 você ficará conhecendo na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro. E amanhã você ficará sabendo sobre os oito lançamentos de carros elétricos previstos para este ano.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas operam sem direção de olho no aperto monetário dos EUA, ômicron se espalha pelo mundo e Ibovespa deve focar em dados de serviços do dia. Com a agenda esvaziada, os investidores permanecem atentos às falas de dirigentes do Federal Reserve sobre a alta nos juros.
GUERRA DO E-COMMERCE
Shopee ultrapassa Mercado Livre e se torna a queridinha dos clientes brasileiros; Magazine Luiza e Via ficam para trás. Empresa asiática que veio disputar as vendas pela internet no país aparece com o maior índice de satisfação dos clientes, segundo pesquisa do Bank of America.
PEDRA NO SAPATO
Fed pode ser impedido de atuar como banco de varejo nos EUA após emissão de dólar digital; entenda por quê. O presidente do principal banco central do mundo, Jerome Powell, confirmou perante o Congresso que a autoridade monetária teria capacidade para entrar nesse segmento.
MEMÓRIA
Morre fundador do Bob’s, a primeira rede de fast food da América do Sul; conheça a história do empresário e ex-tenista. Robert Falkenburg tinha uma forte ligação com o Brasil. Ele foi casado por 75 anos com a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado, com quem teve 2 filhos.
MONEY TIMES
Rede D’Or ou Fleury? Veja qual ação de saúde comprar agora, segundo a Genial. Enquanto a Rede D'Or deve ser pressionada no curto prazo, analistas veem bom desempenho da receita do Fleury no 1º trimestre de 2022 devido ao aumento dos exames de Covid-19.
VÍDEO
Bitcoin (BTC) dispara com inflação nos EUA; maior cripto do mercado é usada como proteção contra alta nos preços. O repórter Victor Aguiar explica como é possível comprar moedas digitais com desconto hoje no YouTube do Seu Dinheiro.
Uma ótima quinta-feira para você!
Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA
Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF
Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano
Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF
Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado
Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá
Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano
O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas
Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si
Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco
Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada
De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?
Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE
Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF
Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações
A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos
Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA
Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária
Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança
Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.
É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA
Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã
Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell
Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa
Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar
Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?
Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)
Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas
Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã
Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo
É tempo de festa junina para os FIIs
Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado
Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã
Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil
Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos
É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente.
Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã
Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos
Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar
Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?