🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

O melhor dividendo que você pode receber

Cada escolha que fazemos — além das que a vida faz por nós — é um investimento, e alguns rendem frutos mesmo quando não esperamos nada em troca

25 de dezembro de 2022
11:07 - atualizado às 11:39
presente, amigo secreto, natal, amigo da onça
Vale a pena aproveitar o Natal e o fim do ano para analisar o portfólio — tanto o financeiro como o emocional Imagem: Pixabay

Quando falamos em investimentos, a primeira coisa que nos vem à cabeça é dinheiro — o que faz todo sentido. Mas investir também envolve um ativo muito mais precioso e escasso: o tempo.

Cada escolha que fazemos — além das que a vida faz por nós — é um investimento. O retorno pode ser imediato, levar anos ou até mesmo não se concretizar.

Outros investimentos rendem frutos mesmo quando não esperamos nada em troca. Esse inclusive talvez seja o melhor tipo de dividendo que alguém pode receber.

Por tudo isso, vale a pena aproveitar o Natal e o fim do ano para analisar o portfólio — tanto o financeiro como o emocional.

No meu balanço de 2022, um dos destaques foi a formatura do André. Aos 15 anos, meu filho mais velho acabou de concluir o ensino fundamental.

Durante a colação de grau, os discursos dos professores e alunos variaram em torno do tema dos ciclos. Afinal, a vida é feita de estações que se renovam ou ela faz parte de um movimento contínuo?

Nem tive muito tempo para pensar na resposta, até porque investir envolve também um constante olhar para o desconhecido.

E isso ficou claro depois da cerimônia, quando os formandos deixaram os pais emocionados de lado para uma celebração entre eles em uma pizzaria.

Enquanto esperava para buscá-lo, comecei a imaginar o destino desse meu grande “investimento”. Em quanto tempo o André dará novos passos rumo à “abertura de capital” para o mundo, em busca das próprias conquistas?

O fato é que novos ciclos começam e terminam ou apenas continuam, mas o que nos move de verdade é o futuro. Afinal, como já diz o provérbio, é lá que vamos passar o resto de nossas vidas. Enquanto isso, aproveite os dividendos!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Fique a seguir com os destaques do Seu Dinheiro na semana:

A MAIOR DA HISTÓRIA
Mega da Virada e juros nas alturas? Onde investir e quanto rende o prêmio de R$ 450 milhões em 2023. 
Com a Selic a 13,75% ao ano, gestores elegem a renda fixa como investimento preferencial para quem tiver a sorte de acertar os números da Mega da Virada de 2022.

O FIM DE UMA ERA
Gol sai de linha após 42 anos; relembre os oito modelos do carro que marcou época no país. Compacto de maior sucesso do Brasil, o Gol deixa definitivamente a linha de montagem e a Volkswagen delega ao Polo a tarefa de sucedê-lo.

CONCORRÊNCIA DIGITAL
Distância entre Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) aumenta ainda mais na bolsa. Há algo de errado na Cidade de Deus?
 Último balanço do Bradesco levantou questionamentos sobre a transformação digital: será que o banco está ficando pra trás?

SURPRESA DA BOLSA
Como a Cielo (CIEL3) cravou a maior alta do Ibovespa em 2022. As ações têm chances de avançar ainda mais na bolsa? Com ganhos de mais de 120% neste ano, a Cielo (CIEL3) conseguiu enfim trazer resultados mais saudáveis que agradaram o mercado.

PROGRAME-SE
Confira quando caem os feriados de 2023 e em quais deles a bolsa funciona
A novidade é que a bolsa terá pregão normal nos feriados municipais de São Paulo a partir do ano que vem.

Um Feliz Natal para você e sua família!

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar