🔴 IBOVESPA AOS 120 MIL PONTOS? ESTE ANALISTA ACHA QUE É QUESTÃO DE TEMPO. DESCUBRA ONDE INVESTIR!

Cotações por TradingView
2022-12-16T20:46:56-03:00

O ciclo vicioso das metas para um novo ano — como escapar e planejar a carreira

Convido você a fazer um exercício de gestão de projetos para que consiga a tão sonhada promoção no trabalho em 2023. Caso este não seja o seu principal objetivo para o ano vindouro, a metodologia poderá ser facilmente utilizada para fazer o seu planejamento de carreira como um todo.

Thiago Veras
Thiago Veras
18 de dezembro de 2022
8:01 - atualizado às 20:46
O ano de 2023 escrito na areia da praia, com o mar próximo
Imagem: Engin Akyurt/Pexels

"Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro".
Verso sem autoria confirmada, mas conhecido e cantado pela voz de Belchior.

E chegamos mais uma vez ao final do ano.

Se você, assim como eu, deixou pelo caminho algumas metas estabelecidas no início do ano, incluindo aquelas relacionadas à sua carreira profissional, seja bem-vindo ao meu mundo. 

E o pior é que entra ano, sai ano, e essa história de estabelecer metas e não cumprir continua nos frustrando.

Como sair desse ciclo vicioso, Veras?

Se no ano passado morri, definitivamente não quero morrer no próximo. Tenho certeza que você também não. Então meu convite é que a gente se adiante e olhe para a morte como uma bela oportunidade de mudarmos o presente. Assim, o exercício de planejamento de carreira deste ano será uma análise pré-mortem. E faremos isso com uma prática já consagrada de Natal: escrever uma carta com os nossos desejos.

Veras, você está de brincadeira, né? 

Calma, eu já aceitei e hoje sei que o Papai Noel não existe. Por isso, aceito mudar o destinatário da carta. Que, neste caso, seremos nós mesmos. De Thiago Veras para Thiago Veras. De você para você mesmo.

Afinal, a maturidade nos traz a (triste) consciência de saber que somos nós mesmos os responsáveis por mudar os nossos próprios caminhos — ainda que a sorte e a aleatoriedade possam nos ajudar com um empurrãozinho.

Então, já separa o envelope, a folha e o selo. Eu prometo que vai ser legal. Já usei esse método em outra situação e foi uma experiência, no mínimo, divertida. Além de ter sido altamente eficaz para eu enxergar os obstáculos que surgiriam no futuro e já me adiantar e mitigar uma porrada de coisas, que poderiam ter dado errado naquela ocasião.

Análise pré-mortem é um termo cunhado por Gary Klein e utilizado dentro da temática de projetos. Segundo o autor, um pré-mortem é o oposto hipotético de um post-mortem. Uma autópsia em um ambiente médico permite que os profissionais de saúde e a família saibam o que causou a morte de um paciente. Todos se beneficiam, exceto, é claro, o paciente. 

Um pré-mortem em um ambiente de negócios ocorre no início de um projeto e não no final, para que o projeto possa ser melhorado em vez de autopsiado.

Ao contrário de uma sessão clássica de análise de riscos, na qual os membros da equipe do projeto são questionados sobre o que pode dar errado, o pré-mortem opera com base na suposição de que o “paciente” já morreu e, portanto, pergunta o que deu errado. A tarefa dos membros da equipe é gerar razões plausíveis para o fracasso do projeto. Ou seja, pré-mortem é um exercício de perspectiva e retrospectiva.

Agora quero convidar você, leitor(a), para ser minha cobaia e transpor esse exercício de gestão de projetos, adaptando-o para que você consiga a tão sonhada promoção no trabalho em 2023. Caso este não seja o seu principal objetivo para o ano vindouro, essa metodologia poderá ser facilmente utilizada para fazer o seu planejamento de carreira como um todo.  

O exercício é bem simples, mas por ser lúdico pode trazer insights interessantes para o seu plano. Use a criatividade, quanto mais livre os pensamentos, mais você poderá acessar as nuances que em planejamentos formais você poderia esquecer facilmente de capturar.

O exercício

Imagine-se em janeiro de 2024: seu planejamento de conseguir a tão sonhada promoção falhou completamente e você continua estagnado na mesma posição de hoje. 

Você é repórter e correspondente do Seu Dinheiro. E hoje você vai escrever para você, a partir do futuro.

Escreva uma história sobre o que deu errado. Agora, é sua vez de ser criativo. Desenvolva seu próprio pré-mortem respondendo às seguintes perguntas em um formato narrativo: 

1. Pense em todos os passos que você precisará dar para a sua promoção e narre como será o encadeamento das ações em um formato de história ou reportagem

Colinha para te ajudar: já está claro para você o que precisará acontecer e o que é necessário para ser elegível a uma promoção? Descreva tudo em seu texto.

Pense nas conversas que você terá com quem precisa saber do seu plano. Não adianta somente você estar comprometido com ele. As coisas só acontecerão quando os responsáveis por essa decisão estiverem engajados no plano.

Pense como será a execução do plano e o reporte dos resultados para quem precisará saber do cumprimento das ações. Ou seja, aquele que dará sim a sua promoção.

2. O que deu errado?

Colinha para te ajudar: repasse por todo o plano e imagine tudo o que poderá dar errado para cada item. Force a criatividade para não deixar escapar nenhum possível futuro erro. Quanto mais trágica a visão, melhor será a captura do que você precisará estar atento para não se auto sabotar ao longo da jornada.

3. Gere razões plausíveis para o fracasso da sua promoção

Colinha para te ajudar: sabe quando a gente já tem em mente o que poderá dar errado? Por exemplo, um chefe com pouca atitude ou passivo demais poderá deixar você na mão e não "te defender" para o chefe dele e/ou RH, e sua promoção ficará a ver navios. 

Portanto, o segredo nessa fase do exercício é mapear tudo aquilo que você já sabe que poderá ser um revés. Não tenha medo de escrever nada. As razões do possível fracasso servirão como aliadas para mitigar riscos e criar planos alternativos.

Talvez você esteja se perguntando por que planejar dessa forma. Transpondo essa ferramenta de gestão de projetos para a nossa temática de carreira, este exercício nos sensibiliza para identificar os primeiros sinais de problemas, assim que o plano de conseguir a promoção estiver em andamento. 

No final, uma análise pré-mortem pode ser a melhor maneira de mitigar uma necessidade de uma autópsia dolorosa no futuro.

Um abraço e vejo vocês em 2023. Aproveito para desejar um feliz ano novo e uma carreira próspera e de realização para cada um. 

Obrigado pela companhia neste ano.

Compartilhe

Mande a sua pergunta!

Vou me casar, mas o noivo tem dívidas grandes e está inadimplente. Corro algum risco?

10 de junho de 2023 - 8:00

Ela quer se casar e comprar um imóvel, mas o pretendente tem dívidas elevadas e está inadimplente. Qual a melhor forma de proceder?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Lá vem a boiada: Bull market mais perto da B3, investimento bilionário do Itaú, demissões no Nubank e outros destaques do dia

9 de junho de 2023 - 8:47

A alta de ontem marcou a volta do “bull market” nos mercados de NY e o clima favorável no exterior contribui para a recuperação da B3

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 10% com ações da Eneva (ENEV3) hoje

9 de junho de 2023 - 8:23

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Eneva (ENEV3). Veja os detalhes.

SEXTOU COM O RUY

Pequenas notáveis: as microcaps voaram em maio e isso pode ser apenas o começo

9 de junho de 2023 - 6:04

Mesmo com resultados corporativos ainda patinando, muitos fatores que afetam o preço das ações mudaram para melhor nas últimas semanas

ESTRADA DO FUTURO

A Apple reviveu o metaverso: o impacto do Vision Pro, o mais potente óculos de realidade virtual já produzido

8 de junho de 2023 - 6:11

O Vision Pro e suas funcionalidades muito mais avançadas que as vistas em produtos semelhantes, colocam a Apple na vanguarda mais uma vez

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: no governo Lula, não confunda uma variável x com uma função L(x)

7 de junho de 2023 - 20:03

Em seus primeiros anos de gestão, o Governo Lula fora agraciado com um boom de commodities e uma herança benigna das reformas trazidas por FHC. Não que tenha sido completamente desprovido de méritos próprios, mas deu muita sorte. Galgou algumas conquistas endógenas e soube se aproveitar das benesses exógenas também. Já na gestão atual, o […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 11% com ações da Camil (CAML3) hoje

7 de junho de 2023 - 8:11

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Camil (CAML3). Veja os detalhes

MARKET MAKERS

Essa ação teve 67% de retorno em 2023 e ainda continua barata. Descubra a empresa que está fora do radar dos grandes investidores

6 de junho de 2023 - 11:06

Em março, uma dessas raras oportunidades de investimento em uma ação fora do radar se apresentou para nós

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 15% com ações da Ânima Educação (ANIM3) hoje

6 de junho de 2023 - 8:06

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Ânima Educação (ANIM3). Veja os detalhes

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de produção da Arábia Saudita não deve aumentar o preço do petróleo tanto quanto se temia, mas pode ser bom para a Petrobras

6 de junho de 2023 - 6:30

Arábia Saudita cortou produção de petróleo em tentativa de evitar queda ainda maior nos preços, mas gerou tensão com a Rússia

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies