🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Mercado em 5 Minutos: Bolsas globais encerram a semana com o pé esquerdo — e nem o Ibovespa escapa do mau humor

O dia não começou bem na Europa e nos EUA, com investidores permanecendo cautelosos com as perspectivas ainda pessimistas para as taxas de juros

21 de outubro de 2022
9:43
Ibovespa mercados em queda
Imagem: Shutterstock

Bom dia, pessoal. Lá fora, os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta sexta-feira (21), seguindo parcialmente as movimentações negativas de Wall Street verificadas durante o pregão de ontem, com os investidores permanecendo cautelosos, já que as preocupações com as perspectivas para as taxas de juros continuam pessimistas. 

O dia não começou bem na Europa e entre os futuros americanos, com as ações nos EUA caminhando para o terceiro dia de queda consecutivo.

Os yields (rendimentos) dos títulos americanos continuam a subir e o mercado debate a temporada de resultados corporativos, que até agora não conseguiu definir uma predominância entre surpresas positivas e negativas.

O divisor de águas poderá ser a semana que vem, com a entrega dos números das grandes empresas de tecnologia.

Ontem, chamou a atenção a continuidade da força do mercado de trabalho nos EUA, o que deixa espaço para o Federal Reserve continuar subindo os juros. A ver...

00:44 — O descolamento brasileiro e a possibilidade de um Novo Marco fiscal

Na ausência de uma agenda relevante no ambiente local, os investidores se preparam para acompanhar o noticiário internacional, a temporada de resultados americana e o vetor técnico de exercício das opções na B3.

Nesta semana, ainda que os últimos dois dias tenham sido ruins lá fora, o Brasil conseguiu se descolar bem do humor global (o Ibovespa, mais precisamente), principalmente com a alta de empresas de commodities e estatais, animadas com a força dos preços lá fora e na possibilidade de vitória de Bolsonaro, respectivamente.

Independente de quem ganhar, o desafio para 2023 é relevante, não apenas pela complexidade do mundo atual, cada vez mais volátil, mas também pelo panorama fiscal brasileiro. 

O próprio governo já planeja uma proposta para mudar a dinâmica orçamentária brasileira, que não se sustenta mais da maneira como temos hoje.

Muito provavelmente, portanto, qualquer que seja o vitorioso no dia 30 de outubro, o teto de gastos deverá ser alterado. 

O próprio Paulo Guedes parece vincular sua permanência no governo, em caso de vitória bolsonarista, à aprovação do que ele chama de Novo Marco Fiscal, que desvincula, desindexa e desobriga o orçamento. 

Importante para a curva de juros e para as perspectivas futuras do país.

01:44 — O aperto monetário e a temporada de resultado 

Ontem, nos EUA, a queda dos pedidos de auxílio-desemprego manteve os rendimentos dos títulos do tesouro americano elevados (mais atividade econômica requer mais juros). 

Muito provavelmente, o Federal Reserve está disposto a atingir o mercado de trabalho e os lucros das empresas para controlar a inflação, mas os problemas de comunicação da gestão de Powell geram dúvidas no mercado.

Hoje, o mercado parece concordar com uma continuidade de alta, com o rendimento do Tesouro de 2 anos atingindo 4,6% e o rendimento de 10 anos se aproximando dos níveis vistos pela última vez apenas em 2008. 

Dessa forma, devemos ver pelo menos mais um aumento de 75 pontos-base na reunião de novembro, daqui pouco mais de 10 dias — o mercado precifica uma taxa terminal de 5% em até nove meses.

Enquanto isso, os resultados corporativos seguem chamando a atenção. 

Depois de hoje, quase 90 empresas no S&P 500 já terão reportado os lucros do terceiro trimestre, sendo que, pelo menos por enquanto, cerca de 75% deves veio em linha ou acima do esperado (historicamente, nos EUA, os lucros geralmente superam as expectativas — desde 1994, a taxa de superação histórica é de 66%). 

Sim, até aqui os resultados foram melhores do que se temia, mas ainda há muita água para rolar.

02:47 — Luz no fim do túnel

Como especulamos já há algum tempo, a primeira-ministra do Reino Unido não permaneceu no cargo

Ontem, sua renúncia foi recebida com um grande alívio, tornando-a a pessoa que por menos tempo ocupou o cargo (45 até ontem, sendo que vai ocupar o cargo até que um sucessor seja definido, provavelmente até o final deste mês). 

Ainda que ajude, os problemas do Reino Unido estão longe de acabar.

De qualquer forma, pelo menos temos uma luz no fim do túnel. 

Não necessariamente será um terror sem fim a crise atual na Grã-Bretanha — note como o parlamentarismo resolve rapidamente os problemas (imagine se Liz Truss tivesse sido eleita presidente, que caos seria). 

Gradualmente, os mercados devem reduzir o prêmio de risco, principalmente se Rishi Sunak for escolhido primeiro-ministro (se Boris Johnson voltar, dificilmente o mercado ficaria tranquilo). 

Independente de quem for, terá que lidar com uma economia fraca e inflação alta.

03:32 — Vibrações asiáticas

Na Ásia, a inflação de preços ao consumidor japonês em setembro veio em linha com o esperado, registrando 3% na comparação anual — apesar de acima da meta de 2% do Banco Central, o número parece não trazer preocupação. 

Ainda assim, o mercado fechou em baixa, acompanhando o desempenho dos pares asiáticos.

Enquanto isso, a China caminha para o final do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, devendo colocar Xi Jinping em seu terceiro mandato muito em breve

Paralelamente, por lá, o governo começou a relaxar algumas restrições de quarentena, afastando-se um pouco de sua política de zero Covid, apesar da forma elogiosa com que se referiu a ela durante o congresso. Isso pode ajudar o crescimento.

04:08 — E os veículos elétricos?

Chamou a atenção o resultado abaixo do esperado da Tesla, que jogou para baixo o preço das ações da companhia. 

Ainda que o trimestre não tenha sido tão bom para a Tesla, especificamente, as perspectivas para o mercado são cada vez melhores. 

Segundo o relatório "Acompanhamento do Progresso da Energia Limpa" da Agência Internacional de Energia (AIE), que visa acompanhar as iniciativas que buscam limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5°C (emissões zero até 2050), há uma longa avenida de crescimento pela frente para a indústria. 

Para se ter uma ideia, as vendas de veículos elétricos dobraram em todo o mundo no ano passado, representando quase 9% do mercado total de carros. 

A tendência está se recuperando novamente este ano, uma vez que já vimos as vendas de 2 milhões de veículos elétricos durante o primeiro trimestre, marcando um aumento de 75% em relação aos primeiros três meses de 2021. 

De fato, a AIE espera ver outra alta histórica para as vendas de veículos elétricos em 2022, elevando-as para 13% do total de vendas de veículos leves globalmente.

Entende-se que os veículos elétricos sejam a tecnologia chave para descarbonizar o transporte rodoviário, setor que responde por 16% das emissões globais. 

O cenário de zero emissões líquidas até 2050 prevê uma frota de carros elétricos de mais de 300 milhões em 2030 e carros elétricos representando 60% das vendas de carros novos. 

Cada vez mais será normal vermos carros elétricos ao redor do mundo, primeiro nas economias centrais e depois nos países emergentes.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar