🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Como a Apple (AAPL34) pode revolucionar o mercado automobilístico mesmo sem fabricar um único carro

Reinvenção do CarPlay sugere início de uma nova era de produto com potencial de ganhar relevância nos resultados da Apple e mudar radicalmente a indústria automobilística

16 de junho de 2022
6:16 - atualizado às 13:10
Carplay da Apple
Interface do CarPlay, desenvolvido pela Apple. - Imagem: PxHere

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Nas últimas duas semanas aconteceram as conferências anuais de várias das grandes empresas de tecnologia. Apple, Microsoft, Google, Airbnb e outras discutiram as grandes inovações que cada uma delas pretende trazer ao mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No evento da Apple, a expectativa sempre fica por conta das novas gerações de dispositivos (iPhone, Macbook, iPad…) e agora também sobre as especificações dos seus chips, como o novo M2.

O que chamou a minha atenção, porém, foi a "reinvenção" do antigo "CarPlay", o software da Apple que faz interface com veículos comuns.

O anúncio do CarPlay me pareceu o início de uma nova era de produto, capaz de ganhar relevância nos resultados da Apple ao longo do tempo e trazer mudanças importantes em toda a indústria automobilística (e claro, em suas ações).

O que é o CarPlay?

Nossos carros são cada vez mais compostos de software e cada vez menos de partes mecânicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, me deparei com um gráfico que compila a participação de componentes mecânicos, eletrônicos e software em veículos comuns, ao longo do tempo.

Leia Também

Os números são impressionantes, com a parcela de software saindo de 5% nos anos 2000 para mais de 30% em 2020. Veja a seguir.

Em comum, existe uma verdade amarga: esses softwares são péssimos! Suas interfaces costumam ser ruins, com uma série de "bugs", e geralmente não entregam o que prometem.

Fazendo justiça, apenas uma empresa, no mundo todo, conquistou seus clientes com software: a Tesla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como apenas 2% dos novos veículos vendidos por ano nos EUA são da Tesla (e a fatia é ainda menor no restante do mundo), coube a duas empresas apresentarem soluções elegantes para o problemas dos softwares embarcados em nossos carros: o Google (com o Android Auto) e a Apple (com o CarPlay).

Fonte: Apple BR

Até recentemente, eu mesmo nunca tinha pensado no CarPlay como um gerador de receitas para a Apple, mas essa atualização parece o primeiro passo para mudar isso.

A Apple e o carro do futuro

De acordo com a Apple, 98% dos carros "zero" vendidos nos EUA são compatíveis com o CarPlay.

Não satisfeitos, eles também afirmaram que 79% dos compradores de carros novos deixariam de comprar o veículo caso ele não fosse compatível com o CarPlay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por que isso é relevante?

Existe toda uma indústria trabalhando na automação e "digitalização" dos veículos do futuro.

Talvez isso ainda pareça distante, mas em menos de 5 anos, nossos veículos terão como componente principal os sensores, que responderão aos comandos que realizamos em nossos smartphones e nas interfaces digitais espalhadas pelo carro.

Por exemplo, a Garmin (listada na Nasdaq com o ticker "GRMN"), gigante europeia de produtos de geolocalização (como os seus famosos smartwatches), tornou-se parceira da BMW e responsável por colocar todos os carros na marca no século XXI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Nvidia, sobre a qual escrevi aqui, possui extensas parcerias com a Mercedes, Jaguar, Land Rover e outras montadoras, para também integrar sensores e software e tornar os carros do futuro mais elegantes, funcionais e automatizados. 

Mas de todas essas empresas, nenhuma está numa posição tão interessante como a da Apple.

Abaixo, deixo uma imagem ilustrativa do novo CarPlay: a Apple pretende entregar ao motorista um cockpit eletrônico, integrado com o iPhone, capaz de controlar todas as funções de um automóvel.

Anúncio da Apple

Como isso é relevante para a Apple?

Muito se especula sobre o "Apple Car", o suposto veículo autônomo da Apple. Como analista acompanhando a empresa há alguns anos, sempre tive um pé atrás com essa ideia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não que a Apple não possua capacidade de execução, pelo contrário, mas nunca entendi o motivo de ela tornar-se uma montadora, com negócios altamente cíclicos, intensos em investimentos imobilizados e com a necessidade de criar uma nova rede de distribuição global, partindo do zero absoluto.

O CarPlay parece a resposta perfeita a esse problema. A Apple não precisa construir o carro, ela pode simplesmente oferecer uma solução que os consumidores estão ansiosos para receber e as montadoras estão apavoradas em ter que construir: um sistema operacional.

Nos últimos anos, a linha de receitas que mais cresce nos resultados da Apple é a de serviços, onde o "bundle" Apple TV, Apple Fitness, iCloud e tantos outros serviços são agregados ao consumidor final por um preço módico.

Elaboração: Autor | Fonte: Apple e estimativas próprias

O CarPlay tornará ainda mais oblíqua essa oferta, e certamente será integrado com todo o restante da suíte de produtos Apple, possibilitando um "justo" aumento no valor das subscrições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Ei Siri, liga o carro para mim, apaga a luz do quarto e dá uma olhada na Vitreo: quanto meus BDRs da Apple estão subindo nos últimos anos?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

17 de novembro de 2025 - 7:53

Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar