A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-29T10:55:37-03:00
Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
WE'RE LAYING OFF

Sem piloto automático: Tesla (TSLA34) demite 200 funcionários e fecha escritório na Califórnia

O corte faz parte do plano de reduzir 10% do quadro de funcionários da companhia, anunciado por Elon Musk no início do mês; ações da Tesla operam em queda

29 de junho de 2022
10:55
Fachada da Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk
Imagem: Shutterstock

Elon Musk primeiro falou em “mau pressentimento”. Apenas algumas semanas se passaram e a crise se tornou uma realidade. A Tesla anunciou o fechamento de um de seus escritórios na Califórnia, o que resultou na demissão de 200 funcionários.

No início de junho, o bilionário informou que cortaria 10% do quadro de funcionários da empresa, em um e-mail aos colaboradores.

Vale lembrar também que a Tesla congelou vagas e três processos seletivos que ocorreriam em Xangai, na China, neste mês.

Nesse novo corte, a área afetada é a de desenvolvimento do sistema de piloto automático e a maioria das pessoas demitidas eram remuneradas por hora de trabalho.

Esses colaboradores eram responsáveis por avaliar e rotular os dados de veículos sobre o recurso de assistência ao motorista do piloto automático.

Contudo, os funcionários recebem a notícia com surpresa nesta terça-feira (28), segundo a Bloomberg.

Anteriormente, eles haviam sido informados do fechamento do escritório e que seriam transferidos para outro local, além de que os cortes afetariam apenas os cargos assalariados. 

Isso porque no mesmo e-mail em que Elon Musk anunciou a redução no quadro de funcionários, ele garantiu que o plano era aumentar o número de empregos remunerados por hora de trabalho.

Elon Musk versus funcionários

É importante destacar que essa não é a primeira polêmica — nem mesmo a primeira do mês — envolvendo o relacionamento de Elon Musk com os funcionários da Tesla.

Recentemente, o empresário enviou um e-mail à equipe com o assunto “O trabalho remoto não é mais aceitável”.

O CEO da montadora de carros elétricos deu um ultimato, exigindo o retorno presencial dos funcionários, caso contrário, pediu que deixassem a empresa.

“Qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo (e reforço, no mínimo) de 40 horas por semana ou sair da Tesla”, disse Musk.

Crise na Tesla

O setor de tecnologia tem sido um dos mais afetados pela alta de juros. A Tesla acumula queda de 34% nas ações na Bolsa de Nova York nos últimos seis meses.

Outro fator que tem contribuído para o “mau tempo” na Tesla é a paralisação das produções nas fábricas de Xangai, em razão da política de “zero covid” do governo chinês — que impôs o isolamento social para conter o avanço e alta dos casos da doença.

No pregão de hoje, as ações da Tesla, cujos BDRs são negociados sob o ticker TSLA34 operam em queda de 1,98% nos Estados Unidos, a US$ 112,93, por volta das 10h30. 

*Com informações de Bloomberg, CNBC e Reuters 

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) sobe, mas perde o protagonismo para o ethereum (ETH); entenda

12 de agosto de 2022 - 20:29

Além de aproveitar a inflação dos EUA mais branda, o que ajudou as criptomoedas em geral, o ETH se beneficiou dos progressos na direção do The Merge

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Magalu (MGLU3) dispara, BC amigo das criptomoedas e outros destaques do dia

12 de agosto de 2022 - 19:07

O mercado financeiro começou a semana olhando aterrorizado para os céus. Já era esperado que os dias fossem marcados pelo avistamento de dragões no ar, mas não se sabia ao certo o tamanho da encrenca que precisaria ser enfrentada.  Com traumas dos episódios recentes, quando a cada mês a ameaça se mostrava maior e mais […]

FECHAMENTO DO DI

Alívio com inflação leva Ibovespa a subir 6% na semana; Magazine Luiza (MGLU3), Hapvida (HAPV3) e Via (VIIA3) disparam após balanço

12 de agosto de 2022 - 18:41

Os indicadores melhores do que o esperado deram um respiro para o Ibovespa nesta semana; dólar caiu quase 2%

SEMANA EM CRIPTO

Ethereum (ETH) rouba a cena e dispara 14%, mas bitcoin (BTC) encerra semana acima dos US$ 24 mil; saiba o que esperar das criptomoedas

12 de agosto de 2022 - 17:56

O otimismo com a atualização do éter, as sanções ao Tornado Cash e o real digital são alguns dos destaque da semana

FEBRABAN TECH 2022

Setor financeiro melhora planos para o metaverso e já fala em criptomoedas como ‘espinha dorsal’ do processo — mas isso vai levar algum tempo; entenda

12 de agosto de 2022 - 17:40

O Febraban Tech 2022 foi realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo; confira alguns destaques

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies