O Ibovespa e o dólar operam com alta volatilidade nesta quinta-feira (22). O principal índice acionário da B3 e a moeda norte-americana já inverteram o sinal algumas vezes desde a abertura dos negócios.
As variações entre perdas e ganhos são provocadas, em parte, pela cautela vinda do exterior e a pressão das mineradoras e siderúrgicas da B3. E, especialmente no câmbio, os investidores também repercutem o mais recente pronunciamento do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A expectativa era de que Lula anunciasse novos ministros, mas o petista concentrou-se em fazer um aceno ao Congresso após a aprovação da PEC da Transição.
Foi outra parte do discurso, porém, que chamou a atenção do mercado e provocou um alívio na cotação do dólar. O futuro presidente afirmou que, apesar do número maior de pastas, os gastos de seu governo permanecerão sob controle.
"Vamos aumentar ministérios, mas não gastos. Quantidade de gente [nas pastas] será no máximo comparada a 2010", garantiu o petista.
Por volta das 11h35, o dólar à vista operava em queda de 0,43%, a R$ 5,180.