🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM BRILHOU DENTRO E FORA DA ECONOMIA EM 2025? – CONFIRA OS TOUROS DO ANO

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Datafolha mostra Lula com 47% e Bolsonaro com 32%

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Ricardo Gozzi
18 de agosto de 2022
7:42 - atualizado às 19:15
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Quinta-feira começou agitada com repercussão de notícia segundo a qual grupo de grandes empresários bolsonaristas discutia abertamente em um grupo de WhatsApp a articulação de um golpe de Estado no caso de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições de outubro e termina com a pesquisa Datafolha indicando que o petista ainda tem chance de vencer em primeiro turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa Datafolha mostra Lula com 47% e Bolsonaro com 32%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral com 47% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece 32%. 

Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), dois dias após o início oficial da campanha presidencial.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7%. Em quarto, Simone Tebet (MDB) tem 2%. Vera Lúcia (PSTU) aparece com 1%. 

Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros) e Léo Péricles (UP) não pontuaram.

Levando em conta a margem erro de dois pontos porcentuais do levantamento, Lula ainda mantém chances de ganhar em primeiro turno por uma margem pequena. 

Segundo o Datafolha, o petista soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, forma usada pela Justiça Eleitoral para proclamar o vencedor do pleito.

Bolsonaro diz que vai zerar ou reduzir impostos sempre que possível

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a prometer nesta quinta-feira (18) que vai continuar zerando ou reduzindo impostos “sempre que for possível”.

 No Twitter, o candidato à reeleição acusou governos anteriores de repassar o custo de “políticas e práticas nefastas” para o povo.

 

De olho nas eleições, o governo fez uma verdadeira ofensiva nos últimos meses para reduzir a carga tributária, principalmente sobre os combustíveis. 

Além de zerar os impostos federais, o Planalto patrocinou um projeto no Congresso, que já virou lei, para estabelecer um teto para o ICMS, cobrado pelos Estados, sobre esses produtos.

Ontem, durante evento com prefeitos, Bolsonaro disse que havia acertado com a equipe econômica a manutenção dos impostos federais zerados sobre gasolina, diesel, álcool e gás de cozinha em 2023. 

Prazo para solicitar voto em trânsito em 2022 termina hoje

O prazo para requerimento, alteração ou cancelamento do voto em trânsito, que possibilita ao eleitor votar em cidade ou seção distinta da cadastrada em seu título, termina nesta quinta-feira (18). 

Os pedidos devem ser feitos exclusivamente de forma presencial em qualquer cartório eleitoral do País. Para isso, é preciso levar um documento com foto e indicar onde pretende estar no dia das urnas. 

É possível votar em trânsito tanto no primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro, quanto no segundo, que será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral, há duas modalidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo Estado, pode votar em trânsito para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital; quem estiver em outro Estado pode votar apenas para presidente da República.

Confira mais detalhes sobre o voto em trânsito.

Ciro diz que programa de reestruturação de dívida abrangerá 6 milhões de empresas

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta quinta-feira (18), que o seu programa de reestruturação de dívidas vai abranger também um contingente de 6 milhões de empresas que se encontram com CNPJs na lista de devedores dos serviços de proteção de crédito.

De acordo com ele, o programa “Nome Limpo” pretende tirar dos SPCs pessoas físicas e empresas negativadas a taxas de juros menores do que as que são cobradas hoje em qualquer renegociação de dívidas.

Com isso, ele acredita que alavancará a economia por meio do aumento do consumo e emprego. 

Outro passo que Ciro promete dar, caso seja eleito, é retomar 14 mil obras públicas paralisadas para gerar 5 milhões de empregos em dois anos.

“Isso está tudo estudado, mas o grande objetivo é a construção civil, subir as favelas, dar o título da terra, financiamento de moradias em 36 meses”, disse ele, que participa de audiência na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Tebet promete transparência ao orçamento secreto e critica reeleição

A candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (18) que, caso seja eleita em outubro, vai dar transparência no primeiro dia de governo ao orçamento secreto, ao qual chamou de “maior ato de corrupção do planeta terra”.

“Vão dizer qual é o parlamentar que mandou recurso, e qual é [a destinação], para saber se lá na ponta esse dinheiro chegou”, disse ela na seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), onde participou de uma rodada de sabatinas com os presidenciáveis.

A fala se deu enquanto Tebet respondia uma pergunta sobre o sistema de presidencialismo de coalizão e, neste contexto, a senadora e candidata disse que, sempre foi a favor da reeleição, mas mudou de ideia recentemente. 

“Hoje sei que o maior problema do Brasil é a reeleição. Faz com que o chefe do Executivo assuma e já pense no que precisa fazer para se manter no poder nos próximos oito anos. E, aí, dá margem a toda sorte de negociatas para fazer tudo que não atende a interesse público e eleitoral para permanecer”.

Ela continuou mencionando o orçamento secreto, citando ainda a escalada nos valores pagos. “No mensalão, falávamos em R$ 2 bilhões. Agora estamos falando em R$ 19 bilhões comandados por meia dúzia de parlamentares. A história dirá se estamos diante do maior ato de corrupção do planeta”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 

Candidaturas ligadas a militares e a forças de segurança crescem 27% em 4 anos

A onda de agentes de segurança entrando na política partidária está mais intensa em 2022.

Candidaturas que explicitamente se anunciam como militares, membros das forças de segurança, ou que fazem alusão aos militares em seus nomes de urna aumentaram 27% desde as últimas eleições.

Passaram de 1.598 em 2018 para 2.030 em 2022, segundo dados das candidaturas cadastradas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números deste ano ainda podem  passar por atualização antes do pleito.

Como era em 2014

Levantamento do Estadão também fez a comparação com 2014.

Naquela eleição havia 1.205 dessas candidaturas que aludem aos militares.

Com a onda bolsonarista de 2018, eles passaram por um incremento de 32,7%.

Em 2022, segue a tendência de alta. Em oito anos, o crescimento acumulado foi de 68,4%.

Presença de mulheres nas urnas é a maior desde 2014

Dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que todos os partidos que disputam o pleito deste ano cumpriram o mínimo de 30% de candidaturas femininas, cota prevista por lei.

Entretanto, isso não significa que a proporção siga a do eleitorado brasileiro, que é de maioria feminina (53%).

Neste ano, o número de candidaturas femininas atingiu a maior proporção da série histórica das eleições nacionais.

Ao menos 33,3% dos nomes inscritos nas urnas são de mulheres.

Entre os partidos, 13 ultrapassaram a média entre postulantes mulheres e homens e dez ficaram mais próximos do piso permitido por lei.

Os dados ainda podem ser atualizados pelo TSE.

Agenda dos candidatos

A campanha dos presidenciáveis chega hoje a seu terceiro dia.

Confira a seguir a agenda dos candidatos à Presidência da República para esta quinta-feira.

Em tempo, José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não divulgaram agenda para hoje.

  • Ciro Gomes (PDT): Às 10h, participa do Ciclo de Debates promovido pela Associação Comercial de São Paulo. Às 18h, é entrevistado no André Marinho Show.
  • Felipe D’Avila (Novo): Às 10h30, visita o Centro de Controle Operacional de Santos; às 11h35, visita o Complexo Hospitalar dos Estivadores; às 13h30, concede entrevista para o programa Ação Reação; às 14h50, participa de caminhada pela Praça Mauá; às 16h, participa de sabatina do Grupo Tribuna e Associação Comercial de Santos; às 18h, concede entrevista para a Rádio Santa Cecília FM e às 19h15, participa do lançamento de candidaturas do Novo.
  • Jair Bolsonaro (PL): Participará de uma motociata às 9h30 em São José dos Campos e depois irá a um encontro na Arena Farma Conde.
  • Lula (PT): Participa de um ato pela democracia às 18h na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG). Evento será transmitido pelas redes do ex-presidente.
  • Simone Tebet (MDB): Às 10h, a candidata participa da Hora do Voto, programa da OAB-SP que receberá os candidatos à presidente. À tarde, emedebista ela terá reunião reservada com a coordenação da campanha e gravação de programa de propaganda eleitoral. Às 19h, ela concederá entrevista a Igor Rodrigues Coelho no FlowPodcast.
  • Soraya Thronicke (União Brasil): Às 9h, faz reunião com a equipe da Executiva Estadual do União Brasil do Mato Grosso do Sul em um encontro reservado para tratar da campanha eleitoral. Às 16h, participa da assinatura do termo de compromisso com o programa “Presidente Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente em São Paulo.
  • Vera Lúcia (PSTU): Às 10h, a candidata e sua vice gravam vídeo em São Paulo (SP). Às 11h, panfletagem na feira da Brasilândia, em São Paulo. Às 14h, recebe o Plano País da Infância e Adolescência na Sede Nacional do PSTU. Às 15h, concede entrevista ao SBT na Sede Nacional do PSTU.
Empresários bolsonaristas defendem golpe de Estado se Lula vencer

Reportagem do portal Metrópoles revela que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender abertamente um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito em outubro.

A discussão transcorreu em um grupo de WhatsApp que reúne empresários do porte de Luciano Hang (Havan), Afrânio Barreira (Coco Bambu), José Isaac Peres (Multiplan), José Koury (Barra World Shopping), Ivan Wrobel (W3 Engenharia) e Marco Aurélio Raymundo (Mormaii).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra os empresários.

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República, sugeriu um boicote dos consumidores a produtos e serviços em punição a esses empresários.

Confira a íntegra da reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TENSÃO NAS AMÉRICAS

Trump diz que Maduro foi deposto e capturado após ataques dos EUA na Venezuela

3 de janeiro de 2026 - 8:47

Segundo autoridades dos EUA, Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais

PAGAMENTOS 2026

Bolsa Família, Pé-de-Meia, Gás do Povo e mais: veja o calendário completo dos programas sociais do governo para 2026

3 de janeiro de 2026 - 7:04

Do Pé-de-Meia ao novo Gás do Povo, veja como ficam as datas e regras dos principais benefícios federais neste ano  

NA VIRADA DO ANO

A contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) subiu em 2026; veja o novo valor

2 de janeiro de 2026 - 19:02

Aumento do salário mínimo reajusta valor da contribuição, que representa 5% do benefício

FOLGAS E MAIS FOLGAS

Calendário 2026: Ano terá nove feriados durante a semana — veja quando vão cair

2 de janeiro de 2026 - 15:00

Com nove dos dez feriados nacionais caindo em dias úteis, calendário de 2026 favorece emendas e planejamento de folgas ao longo do ano

JÁ ESTÁ VALENDO

Novo salário mínimo já está em vigor: veja o valor e quando o dinheiro cai na conta

2 de janeiro de 2026 - 7:05

Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026, entra em vigor em 1º de janeiro e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, segundo o Dieese  

REAJUSTE

Novo salário mínimo entra em vigor nesta quinta-feira (1); veja o valor

1 de janeiro de 2026 - 14:55

Reajuste foi de 6,79%, acima da inflação, e impactará trabalhadores da ativa, aposentadorias e benefícios da Previdência Social

MAIS TAXAÇÃO

O inimigo agora é outro: a China impôs tarifas à carne bovina brasileira, mas governo promete tentar mitigar impactos

1 de janeiro de 2026 - 13:32

O Brasil terá uma cota anual de 1,1 milhão de toneladas, e as exportações que ultrapassarem esse volume pagarão uma sobretaxa de nada menos que 55%, em adição aos 12% de imposto de importação já vigentes

ATENÇÃO, EMPREENDEDOR!

Novas regras de multa do Simples Nacional entram em vigor a partir de hoje

1 de janeiro de 2026 - 10:00

Microempresas e empresas de pequeno porte devem ficar atentas à entrega mensal do PGDAS-D, que informa o faturamento da empresa, e ao envio anual da DEFIS, que reúne os dados econômicos e fiscais do negócio

AGORA VAI?

Adiado, sorteio da Mega da Virada de 2025 está previsto para as 10h; acompanhe ao vivo aqui

1 de janeiro de 2026 - 9:31

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

IR 2026

Imposto de Renda: nova faixa de isenção começa a valer hoje; veja quem fica livre do tributo

1 de janeiro de 2026 - 7:00

Nova lei do Imposto de Renda amplia faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil e cria tributação sobre lucros e dividendos de altas rendas

HOJE SÓ AMANHÃ

Mega da Virada de 2025 só em 2026! Caixa adia o sorteio. Veja quando ele vai acontecer.

31 de dezembro de 2025 - 23:31

Caixa atribui adiamento da Mega da Virada a problemas técnicos derivados do intenso movimento em seus canais eletrônicos

VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS

Chegou a hora da Mega da Virada de 2025; assista aqui ao sorteio ao vivo

31 de dezembro de 2025 - 21:04

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

PRAZO ENCERRADO

Caixa encerra apostas para Mega da Virada, mas ainda há uma brecha para quem não conseguiu jogar

31 de dezembro de 2025 - 20:02

Até as 20h30, casas lotéricas de todo o Brasil seguirão comercializando as cotas de bolão ainda disponíveis para a Mega da Virada.

TIC-TAC

Ainda dá tempo de apostar na Mega da Virada de 2025, mas é preciso correr

31 de dezembro de 2025 - 16:01

Mega da Virada de 2025 sorteia hoje um prêmio estimado em R$ 1 bilhão. O valor é recorde na historia das loterias e não acumula.

TOUROS E URSOS #254

Touros de 2025: Ibovespa, Axia (AXIA3), Galípolo e ouro — confira os melhores do ano, e uma menção honrosa na visão do Seu Dinheiro

31 de dezembro de 2025 - 14:30

Podcast Touros e Ursos faz a retrospectiva de 2025 e revela quem mandou bem na política, economia e investimentos; veja os indicados

GOLPE NO CHURRASCO

China anuncia tarifa de 55% para importação de carne bovina; veja o que muda para o Brasil, maior exportador da proteína ao país

31 de dezembro de 2025 - 11:11

O Brasil, que responde por 45% da carne bovina importada pela China, terá uma cota isenta de tarifas, assim como outros grandes players

NOVO

CVM terá novo presidente interino; colegiado da autarquia abrirá 2026 com 3 cadeiras vagas

31 de dezembro de 2025 - 10:29

Sem uma indicação pelo presidente Lula para liderar a reguladora, a presidência interina passará, na virada do ano, para o diretor João Accioly, o mais antigo na casa

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil 3575 faz 3 novos milionários na véspera da Mega da Virada

31 de dezembro de 2025 - 8:29

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na terça-feira, 31 de dezembro, véspera de ano-novo e da Mega da Virada de 2025.

BALANÇO DO ANO

O ouro brilhou, mas o Ibovespa também! Já o bitcoin (BTC) comeu poeira… veja a lista dos melhores e piores investimentos de 2025

30 de dezembro de 2025 - 19:01

Principal índice da B3 fechou ano em alta de 34%, acima dos 160 mil pontos, atrás apenas do metal dourado, que disparou

PRESSÃO PARA TODO LADO

Toffoli volta atrás e decisão da acareação em inquérito sobre o Banco Master fica nas mãos da PF; entenda o que está em jogo e como fica o processo agora

30 de dezembro de 2025 - 14:01

Nesta tarde, a Polícia Federal (PF) vai colher os depoimentos individuais dos envolvidos e, caso considere necessário, os participantes poderão passar por uma acareação

OCUPAÇÃO RECORDE

Desemprego até novembro cai para 5,2% e volta a atingir menor taxa da série histórica; renda média sobe

30 de dezembro de 2025 - 10:25

O indicador de desemprego tem registrado, sucessivamente, as menores taxas da série histórica desde o trimestre encerrado em junho de 2025

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

30 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar