Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Vitor Azevedo

Vitor Azevedo

Jornalista formado pela Unesp, tem passagens pelo InfoMoney, CNN Brasil e Veja. Pautas para vitor.azevedo@moneytimes.com.br

Radiocash

Para André Ribeiro, sócio-fundador da Brasil Capital, investir no Brasil requer perseverança

Investir no Brasil não é fácil nem para os mais experientes gestores: André Ribeiro fala sobre trajetória da gestora e algumas ações favoritas em novo episódio do RadioCash, podcast da Empiricus e da Vitreo

Vitor Azevedo
Vitor Azevedo
22 de julho de 2021
15:59 - atualizado às 12:07
André Ribeiro
Imagem: Reprodução YouTube

A Brasil Capital, criada em 2008, tornou-se uma gestora reconhecida no mercado. Não é à toa, o desempenho apresentado é consistente: seu fundo de ações tem um retorno anual médio de 20% desde 2010. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André Ribeiro, sócio-fundador da gestora, falou sobre a trajetória da casa, sua tese de investimentos e as dificuldades de se investir no Brasil no último RadioCash, podcast da Empiricus conduzido por Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da research, e Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo. 

De início, a Brasil Capital era uma gestora de fundos multimercados. Apesar de mostrar resultados positivos também nesta época, houve a opção, pouco mais tarde, por se especializar em empresas brasileiras listadas em Bolsa. “Antes fazíamos shorts e operávamos em outros mercados. Isso complicava tudo, atrapalhava as decisões. Nos perdíamos na hora de escolher entre curto, médio ou longo prazo”, contou Ribeiro. 

Para o gestor, a decisão tomada pela Brasil Capital há quase dez anos de se especializar deve, cada vez mais, se tornar padrão. O mundo dos investimentos caminha para ser algo mais focado e menos generalista. “A tecnologia deve acabar por ligar investidores interessados em ações no Brasil com gestores especializados nesses ativos, bem como investidores interessados em ouro, em mercados asiáticos ou ações de tecnologia americanas”, comentou. 

Segundo ele, a persona do “especialista em tudo” é algo um pouco ultrapassado, apesar de ainda ser sucesso no Brasil. “Fazer todas as alocações de um portfólio é uma dificuldade. Mas isso é muito mais demandado aqui do que no resto do mundo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o foco de André Ribeiro e de sua equipe é buscar empresas brasileiras, listadas na B3 e também no exterior, que mesclam dominância setorial e atuação em áreas com alto potencial de crescimento. “Buscamos companhias líderes e em áreas promissoras”, afirma.

Leia Também

A Brasil Capital também acompanha de perto a capacidade de execução das companhias. “Gostamos de equipes capazes de seguir em frente no Brasil, o que não é mole”, disse referindo-se aos desafios no ambiente de negócios do país. 

Características do Brasil ainda mantém investidores estrangeiros afastados

Desde 2016, a Brasil Capital possui um escritório em Nova York, focado em atrair investidores estrangeiros para as companhias brasileiras. Isso, porém, não tem se mostrado algo fácil: Ribeiro afirma que o investimento na metrópole americana começou a dar resultados apenas nos últimos 12 meses e ainda existem entraves.

“A gente viu nesse ano investidores estrangeiros colocando bilhões na bolsa Brasileira de maneira consistente. O Brasil, apesar disso, continua não representando nada no MSCI Global e nem no MSCI Emerging Markets”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gestor afirma que, apesar do fluxo recente, os investidores internacionais que estão buscando o Brasil atualmente não são "novos". “Quem está vindo é quem já investe no Brasil há 10 ou 15 anos. Estão rebalanceando posições. Não vemos novos nomes se interessando por fundos brasileiros”, conta. 

Isso se dá, conforme a explicação do gestor, pelo fato de o país estar entregando pouco crescimento, estando parado há quase uma década. “O investidor estrageiro deixou o Brasil de lado e foi buscar crescimento, principalmente o associado à tecnologia. Isso está na Ásia e nos Estados Unidos, não no Brasil e na América Latina. É preciso ter perseverança para investir aqui”, afirma. 

Entregar resultados para investidores internacionais, mesmo com a ótima performance para os patamares brasileiros, chegou a ser um incômodo. “Eles poderiam ter alocado no S&P 500 e na Nasdaq e lucrado muito mais com muito menos emoção”, disse. 

É por conta desse cenário que a Brasil Capital busca diferenciais na hora de fazer aportes. E, segundo André Ribeiro, é possível achar bons cases no país, apesar de tudo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dê o play abaixo e ouça esse bate papo na íntegra:

Cosan está há 11 anos na carteira da Brasil Capital

Perseverança e resiliência, segundo o próprio Ribeiro, como já mencionado, são características necessárias para investir no Brasil. E a Brasil Capital tem, em seu portfólio, aportes de longa data. Alguns deles podem ser utilizados, de acordo com Jojo Wachsmann, para mudar a mentalidade “day trade” de alguns estagiários.

“Estamos com a Cosan desde 2009. Lá atrás, quando investimos, era uma companhia de velhas usinas de açúcar gerida pelo fundador”, conta Ribeiro. “Já foi um investimento grande, pequeno, mas sempre esteve no portfólio. Hoje é, novamente, um dos nossos maiores aportes”. A companhia acumula valorização de mais de 300% desde então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Ribeiro, a Cosan reúne os pontos que a Brasil Capital gosta: dominância, boa gestão e um setor promissor. Ela teria deixado de ser uma companhia de “usinas velhas” para virar líder de um setor com enorme potencial - o de energias renováveis - após o fundador abrir mão do seu controle total das decisões, achando bons sócios e executivos.

A Cosan ainda trabalha com commodities, setor em que o Brasil tem diferencial competitivo. “Quem sobrevive, no fim das contas, é quem tem menor custo-caixa. As empresas brasileiras de commodities, via de regra, possuem essa característica. Então, elas sobrevivem ao longo dos ciclos.”

Às vezes, porém, é necessário diminuir posições. No RadioCash, foi comentado o caso da B3, antiga e grande posição da gestora. “Hoje temos uma posição muito menor. Apesar dos resultados já entregues, há uma percepção do mercado que o crescimento e a margem podem ser atacados”, conta, em referência às recentes reclamações de agentes e clientes sobre os preços da companhia e também aos boatos do possível surgimento de uma concorrente.

Fora Cosan e B3, Ribeiro comentou no RadioCash sobre outras posições do Brasil Capital. Falou também sobre os IPOs, especialmente sobre aqueles com os quais está animado. “Acho essa safra algo excepcional”, afirma

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber todos os detalhes? Basta ouvir o RadioCash na íntegra, que está disponível no Spotify.

Clique no play e confira esse bate-papo legal com o André Ribeiro, sócio-fundador e gestor da Brasil Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS

Pagamentos Bolsa Família de abril de 2026: veja quando o dinheiro cai na conta e quem pode receber

1 de abril de 2026 - 5:21

Pagamentos do Bolsa Família começam em 16 de abril e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; valor mínimo é de R$ 600

CORRIDA PRESIDENCIAL

Lula, Caiado ou Flávio Bolsonaro? Eleições ainda não têm ‘alternativa matadora’, mas eleitores estão mais à direita, diz André Esteves

31 de março de 2026 - 19:15

Com seis meses restantes até as eleições presidenciais, chairman do BTG Pactual ainda não enxerga um nome forte para ganhar a disputa da presidência

CENÁRIO BRASILEIRO

Juro real duplica o patrimônio em 10 anos, mas ‘não é sustentável’ para a economia, alerta Mansueto

31 de março de 2026 - 16:40

Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, avaliou o cenário da economia brasileira no evento Global Managers Conference 2026

APETITE POR EMERGENTES

Guerra, petróleo caro e fuga dos EUA: o combo que pode jogar a favor do Brasil, segundo André Esteves, do BTG

31 de março de 2026 - 13:29

Chairman do BTG Pactual vê fluxo global migrando para emergentes e revela “carta na manga” brasileira; confira

CHOQUE ALÉM DO PETRÓLEO

A guerra no Oriente Médio já chegou no seu bolso — e os bancos tentam colocar em números o peso dessa inflação

31 de março de 2026 - 13:03

Entre preço de fertilizantes e desabastecimento de materiais, analistas aumentam as projeções de inflação para alimentos

SÓ O COELINHO NÃO DESCANSA

Feriados e chocolates: abril traz Páscoa e Tiradentes após um mês sem feriados nacionais; confira as datas

31 de março de 2026 - 7:45

Confira o calendário de feriados de abril para se programar e aproveitar para descansar durante o mês

EMPRESTA O BRILHO?

Lotofácil 3649 faz multimilionário na RMSP e teimosinha leva prêmio principal da Quina 6989; concurso 2374 da Timemania promete hoje prêmio maior que o da Mega-Sena 2991

31 de março de 2026 - 7:02

Lotofácil e Quina foram as únicas loterias a terem ganhadores na segunda-feira (30). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Já os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

AGENDA MENSAL DE BENEFÍCIOS

Bolsa Família, Pé-de-Meia, Gás do Povo e mais: veja o calendário completo dos programas sociais do governo para abril de 2026

31 de março de 2026 - 5:29

Bolsa-Família, Gás do Povo e mais programas sociais do governo realizam pagamentos neste mês; confira a agenda

MCMV PARA A CLASSE MÉDIA

Novo teto de R$ 600 mil do Minha Casa Minha Vida contempla imóveis em 1,4 mil ruas de São Paulo — em quais bairros estão essas casas e apartamentos?

30 de março de 2026 - 19:28

Um bairro da Zona Norte tem o maior número de ruas com imóveis que integram o novo limite do Minha Casa, Minha Vida, mas ainda está fora do radar dos compradores

EFEITO DOMINÓ

Guerra pressiona inflação global e pode travar cortes de juros, alerta FMI; Brasil já sente os primeiros efeitos

30 de março de 2026 - 16:46

Fundo vê risco de pressão persistente nos preços e alerta para impacto nas expectativas; mercado brasileiro já revisa IPCA para cima

BC JOGA NO TEMPO

Por que o BC pisou no freio? “Gordura” da Selic vira trunfo em meio à turbulência global e permite “ganhar tempo”, diz Galípolo

30 de março de 2026 - 13:05

Em evento, Gabriel Galípolo afirma que novos choques externos não mudaram a trajetória da política monetária; veja o que ele disse

O RECADO DO MERCADO

Inflação dá sinal de alerta no Focus: mercado piora projeções para alta dos preços e reforça juros altos por mais tempo

30 de março de 2026 - 9:03

Economistas ajustam expectativas para os próximos anos e reforçam cenário de desinflação mais lenta; veja estimativas no relatório desta semana

FICOU NO VÁCUO

Mega desprestigiada? Dupla de Páscoa, +Milionária e mais 4 modalidades começam a semana com prêmios maiores que o da Mega-Sena

30 de março de 2026 - 7:52

Mega-Sena acaba de sair pela terceira vez em março e fica longe do pódio dos maiores prêmios das loterias da Caixa. Dupla de Páscoa lidera pela segunda semana seguida, mas posição tem data de validade.

O COELHINHO ENGORDOU

Caixa anuncia aumento de 14,3% no prêmio da Dupla de Páscoa; veja quanto vai ser sorteado no feriado prolongado

30 de março de 2026 - 6:44

Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.

CERTEZA DA INCERTEZA

Fim da linha para a queda da Selic? As perspectivas para os juros no Brasil com a guerra e a eleição pela frente

30 de março de 2026 - 6:04

Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também

ALÉM DO PETRÓLEO

Cenário de estresse global muda o jogo para a inflação e a Selic: veja o que pode acontecer com os juros, segundo o Inter

29 de março de 2026 - 17:09

Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais

COMBUSTÍVEL MAIS CARO

Alckmin espera fim de guerra em 60 dias e admite prorrogar subsídio ao diesel, com petróleo acima dos US$ 100

29 de março de 2026 - 14:40

Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado

CONTA MAIS CARA EM ANO ELEITORAL?

Para atenuar alta na conta de luz, governo pode conceder crédito de R$ 7 bilhões a distribuidoras de energia elétrica

29 de março de 2026 - 11:07

No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%

TÃO DOCE E TÃO SALGADO

Páscoa sem chocolate? Como a escassez de cacau vai influenciar um dos feriados mais esperados pela criançada

29 de março de 2026 - 10:22

Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate

SEM ACORDO

Após 30 dias de guerra, Irã fecha o cerco no Estreito de Ormuz

29 de março de 2026 - 9:57

Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia