O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A plataforma de conteúdo e educação financeira tem uma CEO com uma jornada polêmica e impactante; confira no RadioCash
“Sempre fui a pessoa do contra. A minha família é de são paulinos e palmeirenses, mas eu sou corinthiana.” É dessa forma que Nathalia Arcuri, CEO da plataforma Me Poupe! e especialista em finanças, se define. A convidada do RadioCash fala sobre a sua carreira como criadora de conteúdo sobre investimentos, a importância da educação financeira e conta os caminhos tortuosos que a levaram aonde chegou.
Foi logo aos sete anos de idade que ela ouviu de uma amiga que o pai dela “guardava dinheiro para comprar um carro quando ela completasse 18 anos”. Tendo passado pelo período de hiperinflação de 1980-90, a ideia de ter uma poupança lhe soava curiosa. E com a história de sua amiga na cabeça, Nathalia começou a juntar seu próprio dinheiro para poder comprar um automóvel depois que atingisse a maioridade.
Apenas 10 anos após essa história contada pela amiga, Nathalia descobriu que o dinheiro poderia se multiplicar “sozinho” e começou a investir. Esse passou a ser um dos temas de seu maior interesse.
Conheça a jornada de Nathalia Arcuri, CEO do Me Poupe!, a convidada da semana no RadioCash, podcast da Empiricus em parceria com a Vitreo.
Com formação em Jornalismo, aos 24 anos Nathalia alcançou o cargo de apresentadora na segunda maior emissora de televisão do país.
Leia Também
Entre viagens e coberturas para o jornal, Nathalia desenvolveu suas habilidades como comunicadora. Mas não entendia por que era considerada “muquirana”, por não gastar com restaurantes, itens supérfluos ou compras que não julgava necessárias. Esse foi o clique para compreender que alguns gastos individuais de pessoas com o mesmo patamar de renda que o seu não eram bem controlados. “Entendi que isso não era uma questão matemática, mas comportamental.”
Ainda em sua época trabalhando na televisão, veio-lhe a ideia de criar um reality show sobre transformação financeira. Para a então jornalista, os meios de comunicação de massa funcionam como veículos de transformação de mindset coletivo. Sua ideia foi aceita, mas não da forma como ela imaginou: escolheram um apresentador que fosse especialista em economia para conduzir o programa.
Determinada, Nathalia traçou metas para seus próximos passos: “vou me transformar na maior especialista de finanças do Brasil, criar uma marca muito forte, desenvolver uma estratégia escalável e ganhar um Nobel de Economia.” A última parte podemos concordar que é a mais desafiadora - não foi realizada, entretanto, Nathalia conseguiu ajudar milhares de pessoas a organizarem seus orçamentos e investir - e segue trabalhando bastante com o objetivo de auxiliar um número cada vez maior de brasileiros.
Esse projeto teve uma motivação especial. Na separação com o ex-marido, ela conseguiu comprar a parte dele do apartamento que dividiram ao longo do casamento. O divórcio ocorreu na mesma época em que, trabalhando como repórter, viu um dado do IBGE que apontava que 70% das mulheres em relacionamentos tóxicos ou presas em uma relação que não queriam mais prosseguiam nessas condições por uma questão de dependência financeira.
Com isso em mente, Nathalia via no contrato do apartamento a mesma liberdade que sentiu quando descobriu com aquela história do pai da amiga que guardava dinheiro para comprar um carro. Assim, ela decidiu que passaria o resto da vida trabalhando para que mais pessoas tivessem a mesma sensação.
Solta o play e confere o RadioCash #21 com a Nathalia Arcuri, CEO do Me Poupe! e especialista em finanças que tem influenciado milhares de pessoas.
O Me Poupe! passou por várias etapas. O projeto começou em formato de blog, mas logo o YouTube começou a chamar mais atenção e Nathalia decidiu se dedicar à produção de conteúdo em vídeo. No canal, ela teve uma audiência muito maior que na televisão e, desse modo, percebeu que o seu projeto estava tomando grandes proporções
“Quando eu comecei a criar o canvas do Me Poupe, eu queria transformar finanças em mainstream, para as pessoas falarem do mesmo jeito que falam de futebol”, disse no podcast RadioCash.
Hoje, o conteúdo financeiro no YouTube e em outras redes sociais cresceu muito, o que tem um lado positivo na representatividade: “Tenho inspirado pessoas que falam com novas caras, com a periferia, que eu não seria capaz de me comunicar porque não vivi a história delas.”
Nathalia comentou ainda que no ano passado começou a ter inquietudes. Como ela via muitos “fazendo mais do mesmo”, resolveu parar com o conteúdo patrocinado dentro da empresa. Hoje, com um modelo auto sustentável, ela sente na pele que com “grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Até hoje, eu criei a marca. Agora que a empresa vai começar”, afirmou.
Quer saber mais sobre a Me Poupe! da Nathalia Arcuri? É só dar o play no episódio #21 da RadioCash!
Na RadioCash, foram feitas críticas em relação à escassez de educação financeira no país. Mas, assim como mencionado pela convidada do episódio anterior Tabata Amaral, Nathalia Arcuri apontou que o problema do Brasil é muito mais embaixo. “Claro que eu acredito na educação financeira nas escolas, mas sem um esforço político na educação como um todo, não vai ter mudança. Seria uma utopia pensar que só isso vai resolver”, ressaltou.
Ainda comentando sobre a sua infância, a CEO relembrou as palavras de seu pai: “Cresça e apareça. Eu nunca vou te dar, se você quiser, você vai lá e faça.”
Em sua criação, ela sempre foi estimulada a acreditar que a partir de seu próprio trabalho, poderia conseguir alcançar níveis mais altos. Segundo ela, isso é essencial para nossa psicologia econômica.
Ela destaca que quem acredita que o mundo é injusto e o sistema é feito para nos derrubar, pode ter a vida permeada de algo parecido com a síndrome de Gabriela Cravo e Canela, “eu nasci assim e vou ser sempre assim”.
Por fim, o programa trouxe uma notícia boa: a participação de mulheres na Bolsa está aumentando. Atualmente, nós representamos 25% dos investidores e Nathalia quer ser uma das grandes contribuidoras para que esse índice alcance 30% ainda em 2021.
Dá o play e confira a CEO do Me Poupe! comentando sobre independência financeira e a importância do investimento para a mulher no RadioCash #21
Para novos investidores (e antigos também), ela deixa algumas recomendações:
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação