🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

RadioCash

“Era uma oportunidade de pegar os 15 anos anteriores de acúmulo de conhecimento para colocar de pé essa nova proposta de valor”, conta Rubens Henriques, ex-Itaú que acaba de criar sua própria gestora de ativos

O ex-CEO da Itaú Asset Management conversa com Felipe Miranda e Jojo Waschmann sobre sua trajetória profissional, empreendedorismo, inflação e fundos quantitativos em novo episódio do RadioCash

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
20 de julho de 2021
9:57 - atualizado às 13:42
Rubens Henriques, CEO da Itaú Asset
Rubens Henriques, CEO da Itaú Asset - Imagem: Bruno Namorato/Itaú

A trajetória profissional de Rubens Henriques é, como ele próprio diz, como um filme. “Pra mim, é um processo natural estar onde eu estou agora”, disse o empresário que foi CEO na área de asset management do Itaú e agora acaba de lançar sua própria asset independente, a Clave. Convidado do RadioCash, podcast apresentado por Felipe Miranda e Jojo Wachscmann, Henriques fala sobre carreira, empreendedorismo, inflação e fundos quantitativos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode conferir o papo completo dando play abaixo ou procurando pelo RadioCash na sua plataforma de podcasts favorita:

A carreira no Itaú Unibanco 

Formado no ITA, Rubens Henriques iniciou sua carreira na área de asset management quando a indústria ainda estava se formando no Brasil. Segundo ele, foi fascinante poder conviver com as mentes mais brilhantes do mercado financeiro, logo no começo da carreira. Além de conhecer a parte mais empresarial de montagem das assets e entender como se coloca um negócio de gestão de recursos de pé

“Eu tive esse primeiro momento da minha carreira, que foi participar de alguma forma do desenvolvimento das assets aqui no Brasil e depois, no comecinho de 2013, eu também passei a ter a responsabilidade sobre o investimento dos clientes nas assets do mundo inteiro”, relata o CEO da Clave. 

Em conversa com Miranda e Waschmann, Henriques conta que se sentiu como um mentor de gestores de assets no período em que esteve no Itaú Unibanco. “A minha participação nos projetos era maior do que quantos milhões de reais iam ser investidos naquele projeto”, diz. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após 15 anos trabalhando diretamente com empreendedores e gestores, Rubens percebeu que era o momento de fazer a transição para montar seu próprio negócio de asset management:

Leia Também

“Era uma oportunidade de pegar os 15 anos anteriores de acúmulo de conhecimento e de vivência pra tentar colocar de pé essa nova proposta de valor.”

Uma asset management bem-sucedida vai além dos bons números 

Enquanto CEO da Itaú Asset Management, Henriques pôde ter contato com pessoas e gestores de assets, o que o ajudou a montar a própria empresa. Mas, além de entender de números e finanças, ele precisou ir além e explorar também a parte de recursos humanos. “Eu acho que esse exercício de você avaliar o gestor e o empresário e tentar entender o que precisa ser feito para colocar um business de asset de pé, não é uma ciência. Adoraria que fosse. Mas, no final, tem um pouco de tudo: um pouco de arte, um pouco de ciência”, comenta. 

Para ele, a montagem de um negócio de gestora de ativos bem-sucedida vai muito além de ter bons resultados em números, mas também saber administrar o time de pessoas, para que elas estejam alinhadas quanto às expectativas e formas de enxergar o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que a cota ajuda você a fazer uma análise mais objetiva e quantitativa do negócio, mas tem muito mais do que a cota de fato. Eu acho que no final do dia, se você for olhar friamente, é uma reunião de pessoas, desenhando uma empresa para fazer um projeto de pé”, afirma Henriques. 

Quer saber mais como Rubens Henriques saiu do posto de CEO da Itaú Asset Managament para fundar a Clave Capital? Escute o RadioCash: 

O nascimento da Clave Capital e o cenário das assets independentes no Brasil

Lançada em maio de 2021, a Clave nasceu já com três verticais de gestão. Além de Rubens como CEO, a empresa tem André Caldas na estratégia de ações, Rodrigo Carvalho na estratégia multimercado macro e Moacir Fernandes nos fundos quantitativos

“A gente tinha muito claro que os sócios mais relevantes do projeto tinham que ser pessoas que tivessem uma cabeça alinhada e parecida com o que a gente queria fazer. Não adianta a gente juntar pessoas competentes que tenham ambições pessoais, profissionais muito diferentes, né?”, comenta Rubens. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário também comenta sobre o cenário das assets independentes no Brasil, que por vezes acabam se bagunçando por não terem planejado os partnerships de forma estratégica. “A gestora, às vezes, ela começa fazendo uma coisa só, daqui quatro anos ela vai tentar fazer outra. E não necessariamente o partnership foi pensado”, o que, segundo Henriques, pode acabar gerando problemas societários e de pessoas.

Nesse contexto, Rubens conta a Felipe Miranda e Jojo Wachsmann quais são suas ambições para a sua asset management: “O nosso projeto da Clave  não é um projeto da gente sair consolidando e trazendo um monte de gente, até porque a gente não vai ter três times de macro, quatro times de bolsa, não é esse o objetivo.”

Inflação, FED e a postura da Clave

No episódio do RadioCash, Rubens também falou sobre a postura de sua gestora de ativos no que se refere ao possível cenário de inflação nos próximos meses. Para ele, estamos passando por uma transição de mercado super importante e é o momento em que “o gestor tem que ter humildade de pé no chão e não ter grandes convicções, porque ninguém tem a resposta perfeita das coisas e vai depender muito do que a gente vai ver de dados daqui pra frente”. 

Quando perguntado sobre a inflação americana, Rubens reafirma que ninguém tem a resposta, mas que ele acredita ser uma questão transitória. A Clave, por sua vez, mantém uma postura mais cautelosa, dadas as incertezas acerca da inflação. “Eu acho que a forma como o FED e os bancos centrais vão lidar com essas retiradas de estímulo… nos parece que tudo caminha para se tentar ser feito de uma forma super organizada, mas ninguém garante que não vai ter uma certa desancoragem nessa inflação e as consequências disso elas são perigosas”, diz Henriques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, sua asset management procura ter mais alocações em “ativos reais”. O CEO comentou que a gestora gosta de commodities, apesar de ter reduzido sua posição por causa da aceleração de crédito na China; de ouro e de Bolsa de uma forma mais seletiva. 

Quer saber mais sobre a posição da Clave Capital no mercado? Escute o podcast completo com seu CEO, Rubens Henriques. 

Fundos quantitativos no Brasil: quais são as perspectivas?

Uma das frentes da gestora de ativos de Rubens Henriques são os chamados “quants”, ou fundos quantitativos, que utilizam algoritmos e inteligência artificial para tomar decisões de compra e venda de ativos. Essa modalidade de fundos ainda engatinha no Brasil, mas já é bem mais desenvolvida no exterior: 

“Quando você olha para a indústria brasileira de hedge funds e talvez para a indústria de equities também, eu acho que a gente ainda tem um processo meio artesanal de gestão de recursos. E quando eu olho lá pra fora, eu acho que a utilização de tecnologia e de potência computacional para melhorar seu processo discricionário não é uma trend, é uma realidade”, comenta Rubens 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o CEO da Clave, é essencial que os gestores de recursos que se propõem a gerir produtos sofisticados utilizem da tecnologia para administrar melhor os assets.

“Acho que dá pra melhorar muito o processo de análise tradicional, trazendo mais dados, mais informação de uma forma sistematizada pro analista chegar nas conclusões que ele tiver que chegar. Isso por si só já é um motivo suficiente pra eu querer ter uma estrutura ‘quant’ dentro da Clave”, diz. 

Por fim, Rubens também comentou sobre a participação do BTG Pactual como sócio minoritário da Clave. “Ter um sócio que a gente não só vai poder sentar pra falar de distribuição, mas também usar o cérebro daquela estrutura ali pra pensar, discutir produto, ideias de investimento, pensar um pouquinho fora da caixa é uma coisa que a gente vê um valor estratégico muito, muito grande”, finaliza o CEO. 

Quer conferir na íntegra a conversa de Rubens Henriques com Felipe Miranda e Jojo Waschmann? É só dar play abaixo ou buscar pelo RadioCash na sua plataforma de podcasts favorita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AS APARÊNCIAS ENGANAM

Milionários discretos: aprenda a interpretar os sinais de que alguém tem muito mais dinheiro do que aparenta

17 de fevereiro de 2026 - 10:21

Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas

LEÃO À ESPREITA

IRPF 2026: estes são os documentos que você precisa reunir para a declaração de imposto de renda deste ano

16 de fevereiro de 2026 - 17:55

Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco

ALÍVIO NO CAIXA

Maior fôlego para o Banco do Brasil? BNDES aprova R$ 7,5 bilhões para renegociações de dívidas no agronegócio

16 de fevereiro de 2026 - 17:25

Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção

PLANTAS FALANTES

Que fertilizante é esse? Jardim permite que visitantes conversem com plantas que respondem perguntas

16 de fevereiro de 2026 - 10:27

Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]

BOMBOU NO SD

A conta do Master chega para o Banco do Brasil (BBAS3), o calendário do Pé-de-Meia em fevereiro e o brilho de um sol artificial: os destaques da semana

15 de fevereiro de 2026 - 15:12

A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

LEÃO DE OLHO

IRPF 2026: gastos no cartão de crédito podem levar à malha fina — saiba como declarar no imposto de renda

15 de fevereiro de 2026 - 14:03

A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais

LOTERIAS

Teimosinha dá samba: aposta insistente ganha na Lotofácil, enquanto prêmio da Mega-Sena salta a R$ 72 milhões

15 de fevereiro de 2026 - 10:07

Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal

SEM BENEFÍCIO ESPECIAL

STF barra aposentadoria especial para vigilantes; benefício traria conta de R$ 154 bilhões ao INSS em 35 anos

14 de fevereiro de 2026 - 17:30

Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios

TEM ATÉ PORTA-AVIÕES

Forças Armadas dos EUA se preparam para operações no Irã que podem durar semanas

14 de fevereiro de 2026 - 16:30

Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã

VAZAMENTO DE DADOS

Banco Central alerta: quais dados foram expostos em vazamento de mais de 5 mil chaves Pix do Agibank?

14 de fevereiro de 2026 - 15:21

Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição

QUAL O PROBLEMA

O mundo rico deveria temer a “Brasilificação” da economia, diz The Economist

14 de fevereiro de 2026 - 14:30

O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil

GUARDIÃ

Nem São Paulo nem Rio: a capital com aluguel mais caro do Brasil acaba de substituir Brasília por alguns dias

13 de fevereiro de 2026 - 16:22

Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI

PRESENTE PARA OS CONCURSEIROS

Salários iniciais de até R$ 13 mil e mais de 270 vagas: IFCE divulga concurso público para técnicos e professores

13 de fevereiro de 2026 - 15:34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos

MERCADO DE TRABALHO

78,1% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, mas falta uma coisa para a satisfação ir a 100%

13 de fevereiro de 2026 - 14:04

Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros

CHEGOU A HORA DA FOLIA

Vai ter Mega-Sena, Lotofácil e Quina no Carnaval? Veja o calendário das loterias da Caixa para os próximos dias

13 de fevereiro de 2026 - 12:11

As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.

TEIMOSIA RECOMPENSADA

Apostador da Lotofácil insiste nos mesmos números e acorda milionário em plena sexta-feira 13 pré-Carnaval; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

13 de fevereiro de 2026 - 7:41

Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.

AGENDA DE CARNAVAL

Metrô 24h, B3 de portas fechadas, Correios de folga e mais: Confira o que abre e o que fecha nos dias de folia

13 de fevereiro de 2026 - 5:29

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público

POLARIZAÇÃO DE VOTOS

População máxima permitida: políticos querem limitar o número de moradores desse país

12 de fevereiro de 2026 - 15:09

Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários

JEFF BEZOS, MARK ZUCKERBERG E MAIS

“Bunker dos bilionários” ganha mais um morador célebre: conheça a ilha artificial em Miami onde moram os super-ricos

12 de fevereiro de 2026 - 12:24

Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar

COMO EVITAR O CROWD CRASH

Carnaval em segurança: confira dicas para se prevenir em situações de superlotação

12 de fevereiro de 2026 - 9:10

Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar