Menu
2021-01-25T11:45:18-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Mais uma baixa

Wilson Ferreira Junior vai deixar a presidência da Eletrobras

A saída do presidente da Eletrobras enfraquece ainda mais a ala liberal do governo Bolsonaro e deve jogar ainda mais terra no plano de privatização da companhia

25 de janeiro de 2021
7:04 - atualizado às 11:45
Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O último a sair apague a luz? Nesse caso, não se trata apenas de uma metáfora. Em mais um baque para a ala liberal do governo Bolsonaro, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, anunciou neste domingo que vai renunciar ao cargo.

O executivo alegou razões pessoais para deixar o comando da estatal de energia, onde estava desde 2016, ainda no governo Temer. Ele permanece na companhia até o dia 5 de março para fazer a transição ao sucessor, que ainda será indicado.

A notícia que circula na imprensa hoje de manhã é que Ferreira Junior vai assumir a presidência da BR Distribuidora, privatizada em 2019, mas que ainda possui a Petrobras como acionista relevante.

Leia também:

A saída de Wilson Ferreira Junior enfraquece ainda mais a ala liberal do governo Bolsonaro e deve jogar ainda mais terra no plano de privatização da Eletrobras, que vem sendo adiado pelo menos desde 2018.

A ideia era promover uma capitalização da estatal com a participação de investidores privados e, desta forma, diluir a participação do governo. Mas o projeto encontra grande resistência no Congresso.

O mercado já vinha sentindo o cheirinho de intervenção política na Eletrobras desde o início do ano. Não por acaso, as ações da companhia (ELET3 e ELET6) acumulam desvalorização de mais de 17% apenas em janeiro.

A Eletrobras vai promover uma teleconferência nesta segunda-feira, às 15h, para comentar a saída do presidente, com a presença do próprio Wilson Ferreira Junior, nos seguintes telefones: 0800-022-1325 ou (55 11) 3137-8037.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

polêmica

Governo barra novo cadastro para auxílio

A estratégia do governo já desperta críticas de organizações da sociedade civil, que consideram urgente a abertura de um novo prazo para pedidos de auxílio

Tombo grande

Elon Musk perde US$ 27 bilhões em uma semana após tombo da Tesla

Mesmo com o tompo gigantesco, Musk segue como segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, o fundador da Amazon

Expansão

3R Petroleum fecha parceria com DBO para aquisições de campos offshore

Com a parceria, a DBO se tornará acionista minoritária da OP, que seguirá sob controle da 3R

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies