🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Eduardo Ragasol, da Neogrid: Se o consumidor final não comprou, ninguém vendeu

Segundo pesquisa da Neogrid, quando o consumidor não encontra determinado produto, quase um terço (32%) opta por comprar algo similar de outra marca

1 de setembro de 2021
5:34 - atualizado às 14:41
Cliente no supermercado com prateleiras vazias
Quem mais sofre com a indisponibilidade? Todas as partes são afetadas nessa cadeia Imagem: Shutterstock

A indisponibilidade de produtos nas gôndolas e prateleiras dos estabelecimentos comerciais pode acarretar grandes prejuízos para as partes envolvidas nessa cadeia logística. Porém, o que caracteriza a indisponibilidade? Trata-se da falta da mercadoria no momento em que a venda seria realizada. O consumidor quer adquirir um item, mas não encontra o que deseja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há vários motivos pelos quais um produto pode estar indisponível na gôndola em um ponto de venda (PDV). Pode ser um desajuste na relação entre indústria, distribuidores e varejo. Ou problemas de reposição, que deixam o estabelecimento sem estoque.

Pode ser ainda insuficiência de mão de obra para reabastecer o PDV. Há até a possibilidade de o produto estar fora de lugar. O desafio está em como identificar, e antecipar, as causas da indisponibilidade.

Para que não se torne um problema crônico, se faz necessário acompanhar de perto todas as etapas do processo, desde a produção até o consumo final, e identificar onde está ocorrendo a quebra. Só assim é possível evitá-la.

É preciso investigar se há o devido cuidado em todas as operações, se há verificação constante nos estoques. As prateleiras devem ser sempre reabastecidas com eficiência. A mercadoria existente na loja não pode ficar longe da vista do comprador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o fluxo de produtos deve ser organizado. O lojista deve entender a dinâmica de compra do consumidor: quais produtos têm maior giro? Quais têm menor saída? O fator sazonalidade influencia? O que os novos comportamentos dos clientes finais dizem? As respostas vão garantir a disponibilidade deles.

Leia Também

É essencial buscar estratégias para ter uma cadeia de suprimentos eficiente, funcional e contar com equipes e parceiros competentes para garantir o sucesso das operações. 

O prejuízo sempre é compartilhado entre a indústria e o varejo. Segundo pesquisa da Neogrid, quando o consumidor não encontra determinado produto, quase um terço (32%) opta por comprar algo similar de outra marca.

Nesse caso, quem perde é o fabricante, pois permite que o seu cliente conheça um produto concorrente. Como diz o ditado: “Quem não dá assistência abre espaço para a concorrência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prejuízo pode ser também do varejista, uma vez que pouco mais de um quinto dos consumidores (21%) opta por comprar o mesmo produto em outra loja. Mais da metade dos clientes finais, portanto, troca de loja ou de produto quando não encontra o que deseja onde deseja.

Alguns se mantêm fiéis à marca, adquirindo um artigo do mesmo fabricante (17%), mas outros 19% deixam de comprar, de acordo com a pesquisa da Neogrid.

Então, quem mais sofre com a indisponibilidade? Todas as partes são afetadas nessa cadeia: o lojista perde oportunidades de venda e a indústria vê a cobertura de mercado diminuir. E perde o cliente, claro, que fica insatisfeito com sua experiência de compra. 

Com a pandemia da Covid-19, houve mudanças na forma como o consumidor faz suas compras. Com as medidas de segurança de isolamento e distanciamento social, ocorreu provavelmente um adiantamento de transformações que levariam mais tempo para serem adotadas pela população. As pessoas, por exemplo, optaram muitas vezes pelas compras online, sem sair de casa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Nielsen, houve aumento de 41% nas vendas no e-commerce. Outro dado que mostra essa mesma tendência é que, em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet.

Nesse contexto, as empresas devem refletir se estão utilizando toda a tecnologia disponível de forma adequada para aumentar os próprios resultados. Elas devem também pesquisar se há softwares mais modernos e inteligentes que possam ajudar na logística e calcular fluxo, quantidades e quais iniciativas poderiam aumentar seus lucros. 

O mundo vive um momento instável e de incertezas. A pandemia teve um impacto geral negativo sobre os negócios de 70% das empresas brasileiras, segundo o IBGE, o que reforça que fabricantes e lojistas precisam investir em novas e mais modernas ferramentas para se manterem da melhor forma no mercado.

Ninguém quer perder receita por erros evitáveis ou por não apresentar uma alternativa de compra aos seus clientes. Afinal, se o consumidor final não comprou, ninguém vendeu. Só houve uma transferência de produtos entre empresas.

Outros artigos de CEOs no Seu Dinheiro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar