🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Eduardo Ragasol, da Neogrid: Se o consumidor final não comprou, ninguém vendeu

Segundo pesquisa da Neogrid, quando o consumidor não encontra determinado produto, quase um terço (32%) opta por comprar algo similar de outra marca

1 de setembro de 2021
5:34 - atualizado às 14:41
Cliente no supermercado com prateleiras vazias
Quem mais sofre com a indisponibilidade? Todas as partes são afetadas nessa cadeia Imagem: Shutterstock

A indisponibilidade de produtos nas gôndolas e prateleiras dos estabelecimentos comerciais pode acarretar grandes prejuízos para as partes envolvidas nessa cadeia logística. Porém, o que caracteriza a indisponibilidade? Trata-se da falta da mercadoria no momento em que a venda seria realizada. O consumidor quer adquirir um item, mas não encontra o que deseja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há vários motivos pelos quais um produto pode estar indisponível na gôndola em um ponto de venda (PDV). Pode ser um desajuste na relação entre indústria, distribuidores e varejo. Ou problemas de reposição, que deixam o estabelecimento sem estoque.

Pode ser ainda insuficiência de mão de obra para reabastecer o PDV. Há até a possibilidade de o produto estar fora de lugar. O desafio está em como identificar, e antecipar, as causas da indisponibilidade.

Para que não se torne um problema crônico, se faz necessário acompanhar de perto todas as etapas do processo, desde a produção até o consumo final, e identificar onde está ocorrendo a quebra. Só assim é possível evitá-la.

É preciso investigar se há o devido cuidado em todas as operações, se há verificação constante nos estoques. As prateleiras devem ser sempre reabastecidas com eficiência. A mercadoria existente na loja não pode ficar longe da vista do comprador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o fluxo de produtos deve ser organizado. O lojista deve entender a dinâmica de compra do consumidor: quais produtos têm maior giro? Quais têm menor saída? O fator sazonalidade influencia? O que os novos comportamentos dos clientes finais dizem? As respostas vão garantir a disponibilidade deles.

Leia Também

É essencial buscar estratégias para ter uma cadeia de suprimentos eficiente, funcional e contar com equipes e parceiros competentes para garantir o sucesso das operações. 

O prejuízo sempre é compartilhado entre a indústria e o varejo. Segundo pesquisa da Neogrid, quando o consumidor não encontra determinado produto, quase um terço (32%) opta por comprar algo similar de outra marca.

Nesse caso, quem perde é o fabricante, pois permite que o seu cliente conheça um produto concorrente. Como diz o ditado: “Quem não dá assistência abre espaço para a concorrência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prejuízo pode ser também do varejista, uma vez que pouco mais de um quinto dos consumidores (21%) opta por comprar o mesmo produto em outra loja. Mais da metade dos clientes finais, portanto, troca de loja ou de produto quando não encontra o que deseja onde deseja.

Alguns se mantêm fiéis à marca, adquirindo um artigo do mesmo fabricante (17%), mas outros 19% deixam de comprar, de acordo com a pesquisa da Neogrid.

Então, quem mais sofre com a indisponibilidade? Todas as partes são afetadas nessa cadeia: o lojista perde oportunidades de venda e a indústria vê a cobertura de mercado diminuir. E perde o cliente, claro, que fica insatisfeito com sua experiência de compra. 

Com a pandemia da Covid-19, houve mudanças na forma como o consumidor faz suas compras. Com as medidas de segurança de isolamento e distanciamento social, ocorreu provavelmente um adiantamento de transformações que levariam mais tempo para serem adotadas pela população. As pessoas, por exemplo, optaram muitas vezes pelas compras online, sem sair de casa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Nielsen, houve aumento de 41% nas vendas no e-commerce. Outro dado que mostra essa mesma tendência é que, em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet.

Nesse contexto, as empresas devem refletir se estão utilizando toda a tecnologia disponível de forma adequada para aumentar os próprios resultados. Elas devem também pesquisar se há softwares mais modernos e inteligentes que possam ajudar na logística e calcular fluxo, quantidades e quais iniciativas poderiam aumentar seus lucros. 

O mundo vive um momento instável e de incertezas. A pandemia teve um impacto geral negativo sobre os negócios de 70% das empresas brasileiras, segundo o IBGE, o que reforça que fabricantes e lojistas precisam investir em novas e mais modernas ferramentas para se manterem da melhor forma no mercado.

Ninguém quer perder receita por erros evitáveis ou por não apresentar uma alternativa de compra aos seus clientes. Afinal, se o consumidor final não comprou, ninguém vendeu. Só houve uma transferência de produtos entre empresas.

Outros artigos de CEOs no Seu Dinheiro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar