A Braskem assinou contrato de compra de energia renovável com a Casa dos Ventos, uma das maiores investidoras no desenvolvimento de projetos do segmento no Brasil, segundo comunicado desta sexta-feira (22).
O contrato deve contribuir para viabilizar a construção de um novo parque eólico pela Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte. O projeto garantirá o fornecimento de energia para a Braskem por um prazo de 20 anos, de acordo com a empresa.
Além da compra de energia, a Braskem terá a opção de adquirir, condicionada à aprovação das instâncias de governança, uma participação acionária nos parques eólicos - o que possibilitaria o regime de autoprodução.
Em comunicado ao mercado, a Braskem disse que a operação está em linha com a sua estratégia de ampliação do uso de matrizes energéticas limpas em suas operações industriais. Segundo o Valor Econômico, o contrato supera R$ 1 bilhão.
Energia renovável
O acordo com a Casa dos Ventos é o quarto contrato de compra de energia renovável competitiva assinado pela companhia. A negociação faz com que a empresa ultrapasse o montante contratado médio de 100 MW de energia renovável de fonte solar e eólica.
O contrato também coloca a Braskem perto de alcançar a marca estimada de cerca de 1,5 milhão de toneladas de CO2 de emissões evitadas, contribuindo para que a companhia se torne carbono neutro até 2050, segundo a própria empresa.
O anúncio é feito em um momento em que a Braskem passa por um período de baixa no mercado financeiro. Os papéis da empresa (BRKM5) acumularam queda de 20% no ano passado - nesta sexta, fecharam com queda de 3,02%, a R$ 25,02.