O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) um toque de recolher, o fechamento de escolas, mais restrições ao comércio e a proibição de cultos e jogos de futebol. As medidas ficam em vigor entre 15 e 30 de março.
De acordo com o governo, o toque de recolher funcionará das 20h às 5h. A retirada de produtos e refeições será proibida, embora o delivery continue. Lojas de material de construção vão fechar e o recesso escolar será antecipado na rede pública de ensino.
O teletrabalho será obrigatório para atividades administrativas não essenciais. Ao todo, são 14 novas atividades que serão afetadas pela nova fase da restrição, que deve impactar mais 4 milhões de pessoas.
Desde o último sábado (6), todo o estado está na fase vermelha, considerada até então a mais restritiva pelo Plano SP, de contingenciamento da pandemia.
São Paulo é o estado líder em número de mortes pela covid-19: foram 62,5 mil desde a chegada da doença no país. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o estado enfrenta o pior momento da pandemia. "Hoje, 53 municípios estão com 100% na taxa de ocupação".
No Brasil todo, 270,6 mil pessoas morreram por causa da doença, com recorde diário de 2.286 vidas perdidas em um dia no balanço desta quarta (10). A ocupação de leitos de UTIs está perto da capacidade máxima em diversos estados.
*Conteúdo em atualização. Mais informações em instantes.