Menu
2021-04-15T19:29:14-03:00
Estadão Conteúdo
lista do bc

Pan, Inter e Caixa lideram ranking de reclamações contra dez maiores bancos

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral

15 de abril de 2021
19:29
Banco Pan
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 15, que o banco Pan terminou o primeiro trimestre de 2021 na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil. O banco registrou índice de 245,28.

Em segundo lugar aparece o Inter (129,26) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (36,20). O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. Desde o início deste ano, o BC vem publicando uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações.

Uma segunda lista reúne as demais instituições. Até então, a primeira lista reunia todas as instituições com mais de 4 milhões de clientes, enquanto a segunda incorporava as instituições menores.

Na lista com as dez maiores instituições, o Santander aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 31,38). Na sequência estão Bradesco (22,78), Banco do Brasil (21,25), Itaú (19,72), Votorantim (4,57), Midway (2,77) e Nubank (0,00).

Entre os bancos e financeiras menores (que não fazem parte do grupo das dez maiores), a liderança do ranking de reclamações é do C6 Bank (índice de 979,53). Em seguida aparecem Facta Financeira (620,55), Máxima (568,89), Banco Digimais (484,31) e Safra (281,53). A lista completa tem 21 instituições.

Entre as reclamações mais frequentes estão a "oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada" e "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações dos serviços relacionados a operações de crédito".

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MAIS PERTO DO CÉU

Ibovespa segue flertando com topo histórico, mas manter ‘otimismo cauteloso’ nunca é demais

Em dia de agenda fraca e exterior positivo, CPI da pandemia é o principal risco de água no chopp da B3

Como era verde o meu Vale: ainda vale a pena ter ações da mineradora após a disparada recente?

Vivemos um “novo ciclo das commodities”, com minério de ferro e carvão batendo sucessivas máximas. E a Vale ainda pode se beneficiar deste momento

IR 2021

Imposto de Renda: Como declarar bens e rendimentos comuns do casal?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

pandemia

Covid-19: mortes sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões

Nas últimas 24 horas, foram registrados 786 novos óbitos

na expectativa

Privatização da Eletrobras é necessária para consumidor, diz ministro

Para ele, capitalização da Eletrobras vai permitir que metade da outorga dela vá para aquela parte da tarifa de energia elétrica que são os tributos, os subsídios e também a parte que engloba toda a parte tributária

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies