O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Perspectiva para as eleições de 2022 foi o ponto alto do debate entre Pedro Malan, Gustavo Franco e Edward Amadeo promovido pela Empiricus
Três dos principais economistas dos primeiros anos do Plano Real estão de acordo com a necessidade de construção de uma terceira via para a disputa contra Bolsonaro e Lula nas eleições presidenciais do ano que vem.
Nem todos eles se mostram, porém, otimistas com a viabilidade eleitoral de uma alternativa mais ao centro.
Ao mesmo tempo, a combinação de incertezas política, econômica e fiscal dificulta projeções precisas sobre o cenário econômico adiante.
Esses foram os principais pontos do debate sobre macroeconomia entre o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e o ex-ministro do Trabalho e ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda Edward Amadeo.
O painel do evento Investidor 3.0 foi mediado pelo estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, na manhã de hoje.
“Espero que nosso futuro possa ser construído com o surgimento de uma alternativa crível nas eleições de 2022”, disse o ex-ministro Malan em uma de suas intervenções no debate realizado como parte das comemorações de 12 anos da Empiricus.
Leia Também
Ele destacou, entretanto, que ainda é relativamente cedo. “Antes das convenções partidárias, em junho do ano que vem, muita água vai passar”, observou.
O importante, segundo Malan, é que “as pessoas possam abrir mão de projetos individuais em prol de algo novo e mais promissor”.
Admitindo se esforçar para fazer um comentário otimista, Gustavo Franco salientou a existência de demanda por moderação no debate político.
“Politólogos acreditam que os extremos terão que caminhar para o centro na busca por votos”, disse o ex-presidente do BC.
“Não vejo sentido para que Lula e Bolsonaro, agora, venham com um discurso de moderação, mas em algum momento eles vão precisar se mover em direção ao eleitor mediano”, disse Franco.
Edward Amadeo, por sua vez, vê pela frente um caminho difícil para a construção de uma terceira via, especialmente por causa da polarização política, mas diz torcer para que isso aconteça.
“Realmente torço por uma terceira via, mas é difícil, num país tão polarizado, ser atraente com uma plataforma eleitoral de centro. É difícil atrair os mais jovens”, afirmou.
Na avaliação de Pedro Malan, as projeções de crescimento para 2022 vão depender do processo de formação de expectativas em relação às eleições. Além disso, os mercados vão se antecipar ao debate eleitoral.
“Vimos isso em 2002”, disse o ex-ministro, referindo-se à disparada do dólar diante da percepção de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições daquele ano.
Já o ex-presidente do BC disse considerar o aumento dos preços em escala global como uma onda pela qual é preciso passar.
“A inflação atual tem o componente da cadeia de suprimentos, das commodities, além dessa situação perigosa de a alta nos preços das commodities não ter causado apreciação cambial.”
Para ele, porém, as pressões não parecem duradouras. “É a saída da pandemia. É preciso esperar a onda passar.”
Em sua intervenção, Amadeo chamou a atenção para a reação das principais economias à pandemia e lançou luz sobre pontos que têm sido pouco explorados atualmente no debate econômico nacional, mas que deverão ser observados num futuro próximo.
“No âmbito global, o papel da política fiscal mudou radicalmente. Há uma percepção de que deve ser mais ativa, com plano de aumento de déficit estrutural tanto na Europa quanto nos Estados Unidos”, afirmou Amadeo, usando como exemplo o trilionário pacote de infraestrutura recém-aprovado pelo Congresso dos EUA.
“A postura dos BCs também é outra. O Fed mudou a forma como persegue a meta de inflação. As economias se voltando mais para dentro, com uma cadeia de produção mais segura, mas mais custosa e menos eficiente”, advertiu.
“Componentes não conjunturais farão com que a carga inflacionária no futuro tenha que ser analisada de modo diferente do que se fazia até 2019.”
Aumento será de R$ 0,38 por litro nas refinarias, enquanto governo aposta em desoneração e subsídio para suavizar efeito nas bombas
James Howells seria considerado um bilionário no Brasil se sua agora ex-namorada não tivesse jogado fora um HD com 8 mil bitcoins
Escalada do Brent e bloqueio das importações aumentam pressão sobre a política de preços da estatal
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (12). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania acumularam. Consequentemente, os prêmios em jogo aumentaram.
Briga entre o bilionário e o ministro do STF se estende desde 2024 com investigações sobre a plataforma X
Chocolate, batata-doce e café solúvel lideraram as altas do IPCA no período, enquanto arroz, azeite de oliva e frutas registraram as maiores quedas de preço.
Estas pessoas jogaram coisas no lixo achando que não valiam nada — e depois descobriram que estavam diante de verdadeiras fortunas
Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset e ex-Secretário do Tesouro Nacional, conta como o choque externo chega na inflação, nos juros e no seu bolso
O objetivo é conter os efeitos da alta da commodity no bolso do consumidor, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio
No total, já são 13 as estações de Metrô de São Paulo que adotaram o sobrenome de companhias
Lotofácil é dividida entre dois ganhadores. Quina desencanta e sai para bolão com dez participantes. Todas as demais loterias sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite de quarta-feira (11) acumularam.
Gigantes da tecnologia anunciam projetos bilionários de data centers no país, mas o consumo massivo de energia e água levanta alertas entre especialistas e ambientalistas
A surpreendente história de como George Clooney transformou gratidão em 14 malas com um milhão de dólares em cada para seus melhores amigos
O Mercado Livre ganhou os naming rights do estádio com uma proposta de aproximadamente R$ 1 bilhão para explorar o espaço por 30 anos.
Velha guarda de Wall Street diz estar constrangida com o ensaio fotográfico dos jovens banqueiros do Goldman Sachs
Com o fechamento do Estreito de Ormuz, as exportações de carne de frango e bovina brasileiras podem ser afetadas com multas por atraso, aumento no custo de combustível e até uma taxa extra para passar pela região
Mega-Sena saiu apenas duas vezes desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (11).
MacBook Neo no “precinho” poderá ser comprado no site oficial da Apple a partir desta quarta-feira (11)
Para diretor, disputa tributária envolvendo créditos de ICMS pode pressionar tarifas nos próximos anos; entenda
Também fazem parte da lista de bilionários os irmãos Batista e membros da família Salles