Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-10T18:52:12-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Caça ao CO2

Mais verde no mercado: Safra lança fundos voltados para o mercado de crédito de carbono e ESG

No início do ano o banco já havia intensificado a atuação no nicho com uma carteira ESG e agora expande as opções “verdes”

10 de junho de 2021
18:52
Trees,Growing,On,Coins,Money,And,Glass,Bottle,On,Green
Imagem: Shutterstock

Atento ao aquecimento dos ativos ligados ao mercado de carbono e demais iniciativas ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), o Banco Safra é mais um a desenvolver novos produtos voltados ao nicho verde.

A instituição financeira anunciou hoje (10) o lançamento de dois novos fundos: o Safra Direct Carbono e o Safra ASG Global.

No início do ano o banco já havia intensificado a atuação no nicho com uma carteira ESG da qual podem fazer parte apenas ações de empresas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) ou do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 e do Índice S&P/B3 Brasil ESG.

Carbono na carteira

O Fundo Safra Direct Carbono aloca seus recursos diretamente no mercado de futuros de crédito de carbono por meio, inicialmente, do Sistema de Negociações da Europa (European Trading System-ETS).

Esse sistema cobre cerca de 75% do mercado global do ativo e, por meio de incentivos inteligentes, movimenta um montante de aproximadamente US$ 250 bilhões.

Mas, conforme o banco destaca em nota, “o fundo poderá vir a investir em outros mercados dependendo de como eles evoluírem, inclusive o mercado voluntário de carbono norte-americano”.

  • O Seu Dinheiro preparou um especial sobre o mercado de crédito de carbono. Saiba mais sobre como funcionam as negociações com o ativo e veja três formas de investir em carbono nesta reportagem.

O Safra oferece duas versões do produto: com ou sem variação cambial. 

“No caso do fundo com variação, o risco cambial será apenas do dólar americano, estando protegido contra variações do Euro em relação ao dólar”, explica. 

ASG Global

Já o fundo ASG Global é um multimercado, com exposição ao câmbio, que investe em fundos expostos a boas oportunidades de investimento em empresas que atendam aos critérios ASG - Ambiental, Social e Governança - no mercado de ações local e internacional.

Além disso, cerca de 40% da carteira do produto está ligada ao JSS Suitainable Equity Global, um fundo offshore da J. Safra Sarasin Asset Management, do Grupo J.Safra, que gere aproximadamente US$ 43 bilhões.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

BLINK!

Vender Nubank (NUB33)? O que esperar do IPO da Creditas? Eleições 2022? Bitcoin (BTC) ou Microcoins? Saiba sobre esses assuntos e muito mais no BLINK!

Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, responde às perguntas dos seus seguidores, acompanhe

EXILE ON WALL STREET

O peru de natal e o complexo de vira-latas: confira os alertas e oportunidades para voltar a investir na bolsa brasileira

Com o estouro da bolha tech nos EUA, as ações brasileiras, agora no campo positivo, voltam a ganhar a atenção dos investidores. Veja as portas que se abrem com este cenário

PÍLULA DO MERCADO

Enquanto o bitcoin (BTC) derrete mais de 40% em 2 meses, preço do petróleo bate recordes e pode subir ainda mais; veja 3 investimentos para buscar lucros com a alta

O ano novo não tem sido bom para o bitcoin e para o mercado das criptomoedas no geral, já o petróleo está explodindo e pode subir ainda mais; entenda a ligação entre esses movimentos

Mercados Hoje

Ibovespa abre em queda com aumento da tensão na Rússia e de olho na próxima reunião do Fed; dólar avança

Na agenda da semana, a inflação medida pelo IPCA-15 e pelo PCE, nos Estados Unidos, são o grande destaque dos próximos dias

ENTREGAS DO FUTURO

Não é coisa de filme: iFood poderá fazer delivery de alimentos e produtos por drones em todo o Brasil

A empresa será a primeira da América Lativa a realizar entregas através de drones não tripulados por todo o território nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies