O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2021-06-10T18:52:12-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Caça ao CO2

Mais verde no mercado: Safra lança fundos voltados para o mercado de crédito de carbono e ESG

No início do ano o banco já havia intensificado a atuação no nicho com uma carteira ESG e agora expande as opções “verdes”

10 de junho de 2021
18:52
Trees,Growing,On,Coins,Money,And,Glass,Bottle,On,Green
Imagem: Shutterstock

Atento ao aquecimento dos ativos ligados ao mercado de carbono e demais iniciativas ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), o Banco Safra é mais um a desenvolver novos produtos voltados ao nicho verde.

A instituição financeira anunciou hoje (10) o lançamento de dois novos fundos: o Safra Direct Carbono e o Safra ASG Global.

No início do ano o banco já havia intensificado a atuação no nicho com uma carteira ESG da qual podem fazer parte apenas ações de empresas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) ou do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 e do Índice S&P/B3 Brasil ESG.

Carbono na carteira

O Fundo Safra Direct Carbono aloca seus recursos diretamente no mercado de futuros de crédito de carbono por meio, inicialmente, do Sistema de Negociações da Europa (European Trading System-ETS).

Esse sistema cobre cerca de 75% do mercado global do ativo e, por meio de incentivos inteligentes, movimenta um montante de aproximadamente US$ 250 bilhões.

Mas, conforme o banco destaca em nota, “o fundo poderá vir a investir em outros mercados dependendo de como eles evoluírem, inclusive o mercado voluntário de carbono norte-americano”.

  • O Seu Dinheiro preparou um especial sobre o mercado de crédito de carbono. Saiba mais sobre como funcionam as negociações com o ativo e veja três formas de investir em carbono nesta reportagem.

O Safra oferece duas versões do produto: com ou sem variação cambial. 

“No caso do fundo com variação, o risco cambial será apenas do dólar americano, estando protegido contra variações do Euro em relação ao dólar”, explica. 

ASG Global

Já o fundo ASG Global é um multimercado, com exposição ao câmbio, que investe em fundos expostos a boas oportunidades de investimento em empresas que atendam aos critérios ASG - Ambiental, Social e Governança - no mercado de ações local e internacional.

Além disso, cerca de 40% da carteira do produto está ligada ao JSS Suitainable Equity Global, um fundo offshore da J. Safra Sarasin Asset Management, do Grupo J.Safra, que gere aproximadamente US$ 43 bilhões.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

PERSONA NON GRATA

A lista de Putin: veja quem são as pessoas proibidas de entrar na Rússia — Trump escapa, mas Zuckerberg não

Essa lista está sendo considerada um movimento simbólico em resposta às duras sanções impostas pelos países ocidentais pela invasão da Ucrânia, em fevereiro

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies