Se a tradicional corrida espacial ficou marcada pela briga entre duas potências mundiais, agora são alguns dos bilionários mais famosos do mundo que protagonizam uma nova versão da disputa, desta vez pela conquista turística do espaço.
Richard Branson saiu na frente da batalha com a viagem inaugural da Virgin Galactic em 11 de julho. O fundador do Grupo Virgin viajou no foguete VSS Unity por cerca de vinte minutos e chegou a atingir 89 quilômetros de altura no ponto máximo do foguete.
Agora Jeff Bezos se prepara para a primeira viagem de sua empresa Blue Origin na próxima terça-feira (20). Apesar de ter perdido a oportunidade de ser o pioneiro do grupo, o empresário terá o consolo de voar mais alto do que o rival.
O fundador da Amazon e os outros tripulantes de foguete New Shepard, seu irmão, a pilota veterana Wally Funk e o estudante Oliver Daemen - os astronautas de maior e menor idade da história, respectivamente - deverão decolar às 10h, no horário de Brasília, no estado norte-americano do Texas.
O voo, previsto para durar 11 minutos, deverá atingir os 100 quilômetros acima da Terra, ultrapassando a linha de Karman, limite imaginário usado para marcar a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
O grupo desfrutará da ausência de gravidade e da visão do planeta no espaço durante três minutos antes de voltar para o solo. Você pode acompanhar a transmissão ao vivo da experiência no site da empresa.
Treinamento
Antes da decolagem, porém, a tripulação passa por um treinamento de dois dias que, segundo a diretora de Astronaut e Orbital sales da Blue Origin, é “muito conciso”.
O bilionário também falou sobre a preparação em suas redes sociais: “Temos praticado missões completas no simulador de treinamento da New Shepard. Mal posso esperar pela decolagem”, afirmou em uma publicação em seu Instagram oficial.
O treinamento é curto quando comparado aos programas tradicionais para astronautas, mas ideal para o que a iniciativa pede da tripulação. Nenhum dos passageiros precisará controlar o foguete, que é totalmente autônomo.
Críticas
Durante uma entrevista ao programa The Today Show, da rede norte-americana CNBC, Bezos rebateu críticas de que ele e outros bilionários que querem ir ao espaço formariam um grupo de “caras ricos em um passeio”.
O fundador da Amazon declarou que o objetivo de sua viagem é ajudar no desenvolvimento de infraestrutura para as gerações futuras. “Nós estamos construindo uma estrada para o espaço para que a geração de Oliver possa nos impressionar com feitos incríveis que tornarão a vida melhor aqui na Terra”, afirmou.