🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Contas deterioradas

Fitch mantém rating do Brasil em BB-, com perspectiva negativa por situação fiscal

Agência ressalta os desafios para estabilizar a dívida pública, principalmente relacionados à pandemia e à demora na vacinação da população

Imagem: Shutterstock

O Brasil mantém seu patamar atual de crédito, mas a situação fiscal ainda é uma grande preocupação. Esta é a conclusão da agência de classificação de riscos Fitch Ratings, que reafirmou a nota BB- para o País, com perspectiva negativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que coloca o Brasil no patamar atual, segundo a agência, é o tamanho e a diversidade da economia, o câmbio flexível, a confortável posição das reservas internacionais e o bom mercado doméstico para os títulos públicos.

A perspectiva negativa se justifica principalmente pelas contas públicas. A Fitch enxerga dificuldades para que o governo estabeleça uma política fiscal mais consistente e um ritmo de crescimento da economia que permitam estabilizar as dívidas no médio prazo.

Em seu relatório, a agência ressalta que os gastos públicos continuam subindo, e não é possível descartar novas medidas para amenizar os efeitos da pandemia de covid-19, aumentando a fragilidade fiscal, e tornando o Brasil mais vulnerável a eventuais choques econômicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois da recessão de 4,1% em 2020, a Fitch espera que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 3,3% em 2021, e 2,5% em 2022. Estes avanços serão baseados principalmente na alta dos preços das commodities e na recuperação da economia global, especialmente na China.

Leia Também

NINGUÉM PAGA SOZINHO

Quem vai pagar a conta da Braskem (BRKM5)? Petrobras (PETR4) recusa aporte isolado, enquanto credores pressionam por bilhões

EQUILIBRANDO PRATOS

Palmeiras, ciclope e doping: as metáforas de Galípolo para falar de juros, crédito e driblar perguntas espinhosas 

Os principais riscos para este ritmo projetado estão relacionados à pandemia. A Fitch aponta as incertezas sobre a evolução no número de casos e atrasos na vacinação como possíveis fatores que podem atrasar a retomada da atividade econômica.

A Fitch aponta que o déficit do setor público atingiu 14% do PIB no ano passado, muito acima da média dos países classificados com a nota BB. “Projetamos que o déficit deste ano será de 7,4%, ante 5,2% na média BB. A recuperação deve acontecer com aumento de receitas e retirada parcial de benefícios fiscais concedidos em 2020”, afirma a agência.

Por fim, a Fitch se mostra ainda cética sobre o andamento das reformas tributária e administrativa, que poderiam melhorar a percepção sobre o Brasil no médio prazo. As barreiras políticas podem atrapalhar o andamento dos temas no Congresso, segundo a agência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
24 de setembro de 2026 - 10:57
Tela com informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) exibida em smartphone ao lado de uma cédula de R$ 100. 24 de setembro de 2026 - 5:05
Ganhadores comemoram prêmios da Lotofácil e da Dia de Sorte. 23 de setembro de 2026 - 6:41
Guerra comercial entre EUA e China. 22 de setembro de 2026 - 16:35
22 de setembro de 2026 - 11:28
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 22 de setembro de 2026 - 7:10
Dezenas de ganhadores comemoram prêmio da Lotofácil. 22 de setembro de 2026 - 6:38
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas 22 de setembro de 2026 - 6:03
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 21 de setembro de 2026 - 5:50
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar