O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Agência ressalta os desafios para estabilizar a dívida pública, principalmente relacionados à pandemia e à demora na vacinação da população
O Brasil mantém seu patamar atual de crédito, mas a situação fiscal ainda é uma grande preocupação. Esta é a conclusão da agência de classificação de riscos Fitch Ratings, que reafirmou a nota BB- para o País, com perspectiva negativa.
O que coloca o Brasil no patamar atual, segundo a agência, é o tamanho e a diversidade da economia, o câmbio flexível, a confortável posição das reservas internacionais e o bom mercado doméstico para os títulos públicos.
A perspectiva negativa se justifica principalmente pelas contas públicas. A Fitch enxerga dificuldades para que o governo estabeleça uma política fiscal mais consistente e um ritmo de crescimento da economia que permitam estabilizar as dívidas no médio prazo.
Em seu relatório, a agência ressalta que os gastos públicos continuam subindo, e não é possível descartar novas medidas para amenizar os efeitos da pandemia de covid-19, aumentando a fragilidade fiscal, e tornando o Brasil mais vulnerável a eventuais choques econômicos.
Depois da recessão de 4,1% em 2020, a Fitch espera que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 3,3% em 2021, e 2,5% em 2022. Estes avanços serão baseados principalmente na alta dos preços das commodities e na recuperação da economia global, especialmente na China.
Os principais riscos para este ritmo projetado estão relacionados à pandemia. A Fitch aponta as incertezas sobre a evolução no número de casos e atrasos na vacinação como possíveis fatores que podem atrasar a retomada da atividade econômica.
Leia Também
A Fitch aponta que o déficit do setor público atingiu 14% do PIB no ano passado, muito acima da média dos países classificados com a nota BB. “Projetamos que o déficit deste ano será de 7,4%, ante 5,2% na média BB. A recuperação deve acontecer com aumento de receitas e retirada parcial de benefícios fiscais concedidos em 2020”, afirma a agência.
Por fim, a Fitch se mostra ainda cética sobre o andamento das reformas tributária e administrativa, que poderiam melhorar a percepção sobre o Brasil no médio prazo. As barreiras políticas podem atrapalhar o andamento dos temas no Congresso, segundo a agência.
Prazo termina hoje para concorrer a uma das 60 vagas com remuneração equivalente a cerca de 14 salários mínimos
Estudo do LinkedIn aponta competências técnicas e comportamentais em alta, destacando IA, gestão de projetos e comunicação estratégica em diferentes áreas
Aeronaves ficam isentas; 25% das vendas ao país terão taxa de 10%
Há processos e investigações envolvendo a Ambipar, Banco de Santa Catarina, Reag Investimentos, Reag Trust e outras empresas conectadas ao caso
Enquanto a Lotofácil tem vencedores praticamente todos os dias, a Mega-Sena pagou o prêmio principal apenas uma vez este ano desde a Mega da Virada.
Cidade do interior de Minas Gerais ficou conhecida por ser o ‘Vale da Eletrônica’ no Brasil
Autores de um novo estudo dizem que as bulas das estatinas deveriam ser alteradas para refletir a conclusão
Expectativa com o lançamento do GTA 6 reacende debate sobre reprecificação no mercado de games; produtora ainda não divulgou o preço oficial.
Confira como os rendimentos variam entre os estados e onde estão as melhores e piores remunerações do país
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira, mas foi a que deixou os sortudos mais próximos da marca de R$ 1 milhão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Lotomania e a Lotofácil são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (23); confira os valores.
Elon Musk, homem mais rico do mundo e dono da SpaceX e Tesla, afirma que quer construir os centros no espaço, com uso de energia solar
A competitividade dos produtos brasileiros vai aumentar, na visão do vice-presidente. “Algumas indústrias, se não exportarem, não sobrevivem”, disse
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que até 22% dos empregos atuais serão impactados até 2030, com profissões qualificadas também na linha de corte
“Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria”, declarou Lula, em viagem à Índia