🔴 [NO AR] SEGUNDA AULA LIBERADA: ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA EM IA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Apesar do dragão

Campos Neto admite: inflação é uma preocupação, mas presidente do BC pede que mercado olhe além do ruído

O dirigente buscou reforçar que a perspectiva atual de trajetória da dívida bruta brasileira em proporção do PIB é muito melhor do que a que havia meses atrás

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sentado em frente a um microfone
Campos Neto destacou que o BC tem sido o mais transparente possível na comunicação oficial de como enxerga o a alta nos preçosImagem: Foto: José Dias/PR

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou nesta terça-feira (24) que a inflação é “obviamente uma preocupação” para a instituição. O dirigente destacou que cresceu o descolamento das expectativas de mercado para o IPCA no próximo ano em relação às projeções da autoridade monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante sua participação no evento Expert XP, ele reforçou que o BC tem sido o mais transparente possível na comunicação oficial de como enxerga o a alta nos preços, olhando de perto a inflação de serviços.

“Estamos passando mensagem bastante transparente de convergência à meta no horizonte relevante e acreditamos que temos os instrumentos necessários para isso”, declarou.

Mas, apesar de reconhecer o problema inflacionário, Campos Neto buscou reforçar que a perspectiva atual de trajetória da dívida bruta brasileira em proporção do PIB é muito melhor do que a que havia meses atrás.

Por outro lado...

"Há percepção do mercado de que programas estão ligados a Bolsa Família mais amplo, mas precisamos olhar os números gerais. A perspectiva para dívida bruta era muito pior, e agora estamos muito perto do que tínhamos antes da pandemia", repetiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto explicou que o mercado tem uma "sensibilidade" em tempo real às notícias relacionadas a a medidas do governo que podem "driblar" o teto de gastos. "E vimos hoje o efeito do discurso de compromisso fiscal do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eu tento chamar atenção do mercado para olhar além do ruído, e sim para esse pano de fundo melhor do fiscal", completou.

Leia Também

FOLHA NO RADAR

7 de setembro está chegando! Veja os próximos feriados e pontos facultativos de 2026

CHATGPT PARA CIRURGIÕES?

Primeira cirurgia cerebral com assistência de inteligência artificial da história resulta em remoção de tumor

O economista citou ainda a perspectiva de que o déficit primário de 2022 fique próximo de 0,5% do PIB. "Os números de fato estão melhores do que o mercado toma como verdade", completou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Rio Nilo Egito 26 de agosto de 2026 - 12:04
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
biciletas elétricas bike 25 de agosto de 2026 - 18:00
eclipse lunar lua fenômeno (3) 25 de agosto de 2026 - 17:30
canetas emagrecedoras anvisa (1) ID da foto:2243791302 25 de agosto de 2026 - 16:30
Lotomania fez as vezes da Lotofácil como 'máquina de milionários'. 25 de agosto de 2026 - 14:45
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar