Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Apesar do dragão

Campos Neto admite: inflação é uma preocupação, mas presidente do BC pede que mercado olhe além do ruído

O dirigente buscou reforçar que a perspectiva atual de trajetória da dívida bruta brasileira em proporção do PIB é muito melhor do que a que havia meses atrás

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sentado em frente a um microfone
Campos Neto destacou que o BC tem sido o mais transparente possível na comunicação oficial de como enxerga o a alta nos preçosImagem: Foto: José Dias/PR

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou nesta terça-feira (24) que a inflação é “obviamente uma preocupação” para a instituição. O dirigente destacou que cresceu o descolamento das expectativas de mercado para o IPCA no próximo ano em relação às projeções da autoridade monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante sua participação no evento Expert XP, ele reforçou que o BC tem sido o mais transparente possível na comunicação oficial de como enxerga o a alta nos preços, olhando de perto a inflação de serviços.

“Estamos passando mensagem bastante transparente de convergência à meta no horizonte relevante e acreditamos que temos os instrumentos necessários para isso”, declarou.

Mas, apesar de reconhecer o problema inflacionário, Campos Neto buscou reforçar que a perspectiva atual de trajetória da dívida bruta brasileira em proporção do PIB é muito melhor do que a que havia meses atrás.

Por outro lado...

"Há percepção do mercado de que programas estão ligados a Bolsa Família mais amplo, mas precisamos olhar os números gerais. A perspectiva para dívida bruta era muito pior, e agora estamos muito perto do que tínhamos antes da pandemia", repetiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto explicou que o mercado tem uma "sensibilidade" em tempo real às notícias relacionadas a a medidas do governo que podem "driblar" o teto de gastos. "E vimos hoje o efeito do discurso de compromisso fiscal do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eu tento chamar atenção do mercado para olhar além do ruído, e sim para esse pano de fundo melhor do fiscal", completou.

Leia Também

ATENÇÃO TURISTA!

Atenção, turista: mais uma cidade ‘queridinha’ do litoral passará a cobrar taxa; veja mais

PESSIMISMO NO RADAR

O que vai acontecer com a taxa Selic? Como a expectativa de inflação acima de 5% pode mexer com os juros

O economista citou ainda a perspectiva de que o déficit primário de 2022 fique próximo de 0,5% do PIB. "Os números de fato estão melhores do que o mercado toma como verdade", completou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de junho de 2026 - 14:28

CAMPEÃO DA VEZ

Brasil campeão? Goldman Sachs diz quem deve erguer a taça

1 de junho de 2026 - 14:28
cerveja brahma ambev 1 de junho de 2026 - 11:01
Copa do Mundo 2026 1 de junho de 2026 - 11:01
As bandeiras da China e da União Europeia 30 de maio de 2026 - 17:03
29 de maio de 2026 - 13:31
Troféu da Copa do Mundo 2026 com estádio atrás - Imagem: Reprodução/Metlife Stadium 29 de maio de 2026 - 12:06
profissões mais bem pagas 29 de maio de 2026 - 11:51
carteira de trabalho clt SD 28 de maio de 2026 - 14:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar