Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-18T18:08:45-03:00
Larissa Vitória
Racha monetário?

Ata do Fed deixa claro: o BC dos EUA não chega a um consenso sobre redução de estímulos; veja detalhes da discussão

Alguns dirigentes do Fed já tinham se mostrado publicamente favoráveis ao término dos estímulos monetários e a divergência foi registrada pelo documento

18 de agosto de 2021
18:00 - atualizado às 18:08
Ata Fed
Imagem: Divulgação

Depois de meses repetindo que não iria reduzir a compra de ativos até que as metas de inflação e emprego fossem atingidas, a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), mostrou que parte dos dirigentes defende o início do processo de redução dos estímulos — o famoso “tapering” — ainda neste ano.

No último encontro do Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), em 28 de julho, as autoridades do banco central dos Estados Unidos decidiram pela manutenção da compra de pelo menos US$ 120 bilhões de títulos por mês.

Mas, desde então, alguns dirigentes do Fed já se mostraram publicamente favoráveis ao término dos estímulos monetários. A divergência foi registrada pelo documento: “Vários participantes comentaram que as condições econômicas e financeiras justificariam uma redução [da compra de ativos] nos próximos meses.

Porém, a ata indica que quase 60% dos participantes apostam que a primeira redução no ritmo dos estímulos ocorra apenas a partir de janeiro. E, apesar das discussões, “nenhuma decisão sobre ajustes futuros na compra de ativos foi tomada nessa reunião”.

A política é considerada uma ferramenta importante contra os efeitos econômicos da pandemia, auxiliando no funcionamento dos mercados e apoiando o fluxo de crédito para famílias e negócios.

Metas mais próximas

Em seu discurso após a última reunião do Fed, Jerome Powell, o presidente da instituição, declarou que o BC dos EUA segue "fortemente comprometido" em atingir seus dois maiores objetivos — pleno emprego e a estabilização dos preços — com a política monetária atual.

Quanto a isso, todos os participantes do encontro concordaram que a economia progrediu em direção ao objetivo desde que a orientação para a compra de ativos foi implementada, em dezembro do ano passado.

Os dados do último payroll, como é conhecido o relatório sobre as vagas de emprego não-agrícolas norte-americanas, indicam que foram criados 943 mil postos em julho.

Mesmo com o número acima das expectativas dos analistas, os dirigentes concordaram que o “progresso substancial” rumo à meta de emprego ainda não foi atingido.

Já para a inflação, a história é diferente. “A maioria dos participantes comentou que esse patamar foi alcançado no que diz respeito à meta de estabilidade dos preços”, cita a ata do Fed.

A expectativa é que a taxa de inflação permaneça elevada nos próximos meses, mas o Federal Reserve segue convicto de que a alta registrada neste ano será apenas transitória.

Aposta na recuperação completa da economia dos EUA? Veja alguns BDRs para investir em 2021 neste vídeo exclusivo e inscreva-se no canal do Seu Dinheiro para mais conteúdos sobre investimentos:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Mais uma na lista

Corretora de criptomoedas Huobi Global, uma das maiores do mundo, restringe negociações na China

A plataforma também informou que retirará gradualmente as contas existentes no gigante asiático até o fim de 2021

Uma nova gigante tech

Infracommerce (IFCM3) dispara 10% com “aquisição transformacional”; outras techs sentem o baque e caem

A Infracommerce (IFCM3) acertou a compra da Synapcom, ganhando escala no B2B — e pagando um preço relativamente baixo pela rival

NOVO SUSTO

Em crise de liquidez, concorrente da Evergrande esboça pedido de apoio a governo de cidade chinesa

Notícia provocou queda acentuada nas ações da Sunac, que fecharam hoje no nível mais baixo em 4 anos

Crédito disponível

Com juros salgados, Caixa libera empréstimo de até R$ 1.000 no aplicativo Caixa Tem; veja condições

O crédito ficará disponível para assalariados, autônomos, beneficiários de programas sociais e de políticas públicas de distribuição de renda

Bolsa hoje

Destaques do Ibovespa: frigoríficos e empresas ligadas a commodities lideram altas em dia de recuperação; Locaweb (LWSA3) é maior queda

Confira os destaques do pregão desta segunda-feira (27) e não deixe de acompanhar as principais notícias do dia na nossa cobertura de mercados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies