Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-19T16:38:34-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Turbulência nas criptos

Assustado com o bitcoin? O Seu Dinheiro convidou um especialista para tirar todas as dúvidas

Apesar de preocupar, o especialista aponta que o recuo recente da moeda digital pode representar uma oportunidade para aumentar posições na carteira

19 de maio de 2021
16:38
Bitcoin
Imagem: Shutterstock

A queda acentuada do bitcoin nos últimos dias tem assustado os entusiastas das criptomoedas. O ativo chegou a recuar mais de 22% na manhã de hoje e desceu aos US$ 33.634,48, o menor patamar desde janeiro.

E o tombo não ficou restrito apenas à mais famosa das criptomoedas: o baque foi sentido em todo o mercado, que já recua 18% nas últimas 24h. Um movimento que reforça o quão frágil é o equilíbrio do universo cripto e preocupa os investidores.

Porém, para o especialista de criptomoedas da Empiricus, André Franco, a ocasião pode representar uma oportunidade para aumentar posições e preparar a carteira para valorização a longo prazo.

Franco conversou hoje ao vivo com os repórteres Victor Aguiar e Renan Sousa sobre o mercado de criptomoedas e explicou sua visão sobre o que está por trás da queda recente dos ativos, Elon Musk, moedas-meme e mais. Confira a live completa:

Combo explosivo

Segundo o especialista, o recuo recente do bitcoin é causado por dois gatilhos diferentes. O primeiro está relacionado aos últimos tweets de Elon Musk, já conhecido por chacoalhar os criptos sempre que se pronuncia nas redes.

O CEO da Tesla anunciou que a montadora de carros elétricos interromperia as compras com bitcoin devido a questões ambientais. "Estamos preocupados com o rápido uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações com Bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível", declarou em um tweet.

Poucos dias depois da bomba, a China divulgou que proibiria bancos e empresas de pagamento de oferecerem serviços em criptomoedas. Na prática, a medida impede que cidadãos do país possuam os ativos.

Para André Franco, porém, a notícia não traz nenhuma novidade ao mercado. “No território chinês, existe de fato um desincentivo para esse tipo de atividade, mas nem por isso deixamos de ter boa parte da mineração no mercado asiático”, afirma.

Oportunidade de compra?

Apesar de “requentada”, na opinião do especialista, a notícia não caiu bem entre os investidores e acentuou ainda mais a queda das moedas digitais.

Mas Franco ressalta que o movimento já aconteceu antes e que enxerga uma oportunidade para aumentar a exposição aos ativos. “O mercado de cripto funciona dessa forma: nós temos esses movimentos em “J”, uma queda contínua por um período seguida de uma recuperação”.

O especialista deixa para os oráculos a tarefa de prever quando e como virá a recuperação e se apoia nos dados para suas recomendações: “Se você fizer compras parciais, a chance de estar ganhando dinheiro em 12 meses é de 84%. Se me apresentarem um jogo em que a chance de eu ganhar é de 84%, vou jogá-lo pela vida inteira”.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

O melhor do Seu Dinheiro

A Tentação de nadar com a maré, dividendos bilionários da Intermédica, NFTs da Meta e outros destaques do dia

Apesar de ser difícil decidir ir contra a maioria, no longo prazo, é a estratégia que dá resultados; entenda como ganhar dinheiro com esta abordagem

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas seguem sob pressão, bitcoin (BTC) cai abaixo dos US$ 40 mil e PEC dos combustíveis liga alerta antes da abertura da B3

As atenções se voltam para a próxima quarta-feira (26), quando ocorrerá a próxima reunião do Federal Reserve sobre a alta nos juros este ano

SEXTOU COM O RUY

O novo nem sempre é melhor: como ganhar dinheiro com os ensinamentos clássicos na bolsa

Se você aproveitou a queda das ações nos últimos meses para comprar um pouco mais delas, deve estar colhendo frutos interessantes com a alta dos últimos dias

DILEMA NOS FIIS

Investidores decidem nesta sexta se vendem suas cotas no fundo imobiliário PATC11 em leilão; veja o que está em jogo e o que recomendam os especialistas

Afinal, é hora de aproveitar a oferta da Capitânia e colocar o dinheiro no bolso ou apostar na recuperação do FII do Pátria Investimentos?

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa rumo aos 110 mil pontos e a ressurreição da bolsa brasileira: veja tudo que mexeu com o mercado hoje

Poderia ter sido melhor, mas não dá para dizer que foi ruim. A bolsa brasileira teve hoje mais um dia estelar, permanecendo em alta de mais de 1% durante todo o pregão e chegando a testar os 110 mil pontos. Mas, no fim do dia, as bolsas americanas, que passaram quase toda sessão em alta, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies