🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Sobrou para os proprietários

Ao devolver imóveis, BB se adapta aos novos tempos, mas FIIs BB Progressivo sofrem na bolsa

Fundo imobiliário de agências do BB caiu mais de 6% nos últimos dias após notícias de que banco irá fechar agências

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
13 de janeiro de 2021
17:40 - atualizado às 18:36
Banco do Brasil
Imagem: Divulgação

Não foi só o presidente Jair Bolsonaro que não gostou da notícia de que o Banco do Brasil irá fechar uma série de agências e realizar demissões, em um plano de redimensionamento da sua estrutura organizacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cotistas dos fundos imobiliários (FIIs) BB Progressivo e BB Progressivo II, proprietários de imóveis locados para o banco estatal também não devem estar nada felizes.

Nos últimos pregões, o fundo BB Progressivo II (BBPO11), dono de 64 imóveis, entre agências e centros administrativos do Banco do Brasil, tem recuado forte na bolsa, em razão da notícia de que o banco irá fechar agências, divulgada na última segunda-feira (11).

Só no dia 11, o BBPO11 recuou 3,01%. Ontem, fechou em baixa de mais 2,16%. Hoje, recuou pouco mais de 1%. No acumulado dos últimos três dias, o FII acumula perda de mais de 6%.

Ontem, porém, o BB Progressivo II divulgou um comunicado ao mercado sobre a intenção de iniciar negociações para definição do alongamento dos contratos de locação, onde esclareceu que o fundo ainda não tem nenhuma informação que indique que algum dos seus imóveis esteja incluído entre aqueles que serão desocupados pelo BB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que, ao menos até novembro de 2022, quando vencem os contratos de locação dos imóveis da carteira do fundo, o fluxo de aluguéis está garantido, mesmo que o BB resolva devolver algum deles. Por se tratarem de contratos atípicos de locação, o locatário fica obrigado a pagar todos os aluguéis remanescentes caso deixe o imóvel antes do fim do contrato.

Leia Também

Sendo assim, não haveria motivo para uma preocupação imediata dos cotistas.

Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi no G1, a notícia de que o Banco do Brasil devolveria agências e faria demissões teria irritado o presidente Jair Bolsonaro, o que levou o mercado a temer uma intervenção do governo na presidência do banco. Com isso, as ações do BB (BBAS3) recuaram quase 5% nesta quarta.

Não é a primeira vez

O BB Progressivo II passou por apuro semelhante em julho deste ano, quando o BB anunciou que adotaria home office permanente para certas áreas, devolvendo 19 dos seus 35 edifícios de escritórios. Na ocasião, o BBPO11 despencou mais de 7% apenas no dia 8 de julho, quando foi divulgada a decisão do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma data, o fundo divulgou um comunicado ao mercado esclarecendo que o BB não havia manifestado, até aquele momento a intenção de desocupar os imóveis pertencentes ao fundo.

Outro fundo que sofreu naquela época foi o BB Progressivo (BBFI11B). Ele não é proprietário de agências, e portanto não foi impactado com a notícia desta semana. Mas possui dois imóveis locados para o Banco do Brasil: o Edifício Sede I, em Brasília, e o Centro Administrativo do Andaraí, no Rio de Janeiro.

Após a notícia de devolução de escritórios pelo BB em julho, as cotas do fundo chegaram a cair quase 30% na bolsa. Depois disso, o fundo chegou a divulgar um comunicado, dizendo que desconhecia "ato ou fato novo não divulgado pela Administradora que justifique as oscilações recentes no valor de mercado das cotas de emissão do Fundo".

No caso dos imóveis do BBFI11B, o Edifício Sede I tem contrato vigente até janeiro de 2025, enquanto que o contrato de locação do edifício do Rio venceu em outubro de 2020, tornando-se, naquela ocasião, vigente por prazo indeterminado. A renovação vem sendo discutida por locador e locatário, que entrou com uma ação revisional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinal dos tempos

As medidas que vêm sendo tomadas pelo BB de devolver imóveis, demitir funcionários e fechar agências claramente têm a ver com um movimento mais amplo entre os bancões tradicionais de tentar se adaptar aos novos tempos digitais pós-pandemia, ao mesmo tempo em que cortam custos.

De um lado, a concorrência dos bancos digitais, plataformas de investimento on-line e empresas de pagamentos; do outro, a pandemia de coronavírus, que empurrou funcionários para o home office, abrindo a oportunidade de se experimentar uma estrutura mais enxuta que talvez demorasse a ser testada, não fosse a necessidade.

Mas, como se pode ver, essa modernização tem seus custos, com possível destruição de empregos e o impacto menos óbvio sobre os investidores dos fundos imobiliários proprietários dos imóveis devolvidos.

FII sofreram também no fim do ano passado

No caso do BBFI11B, o BB ficou inadimplente no mês de outubro, mas regularizou sua situação em novembro. Entretanto, como o pagamento foi feito em depósito judicial, não ficando disponível imediatamente, os dividendos distribuídos em dezembro foram impactados negativamente, o que pode ter sido a razão para a desvalorização das cotas do FII vistas desde o fim de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fim de novembro e início de dezembro, o BB Progressivo II também passou por um forte movimento de queda, sem muita explicação.

Tanto que, no dia 9 de dezembro, a administradora divulgou um esclarecimento a uma consulta da CVM e da B3, dizendo que não tinha conhecimento de "nenhum fato, informação ou acontecimento que justifique a oscilação das cotas de emissão do fundo, aumento do número de negócios e da quantidade negociada no período indicado no Ofício." Aparentemente, se tratou de um movimento especulativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEM MULTAS

Começa a valer hoje a renovação automática da CNH para bons motoristas; veja como funciona

9 de janeiro de 2026 - 15:54

Medida assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, dispensa exames, taxas e ida ao Detran para condutores sem infrações

INFLAÇÃO E JUROS

IPCA de dezembro deixa gosto amargo na boca: corte da Selic em janeiro sai da prateleira e março finca lugar na mesa 

9 de janeiro de 2026 - 13:10

Apesar de o índice ter fechado o ano dentro do intervalo de tolerância da meta do Banco Central, bancos e corretoras descartam o relaxamento dos juros agora; saiba o que esperar da inflação em 2026

DE OLHO NO CONTRIBUINTE

Lula sanciona Lei do Devedor Contumaz, mas barra cinco pontos do texto; veja o que mudou

9 de janeiro de 2026 - 11:39

As empresas que forem classificadas como devedoras contumazes estarão sujeitas a uma série de penalizações

A RENDA FIXA É POP

Busca por isenção de IR drenou recursos dos fundos de ações e multimercados em 2025, apesar dos seus bons retornos

9 de janeiro de 2026 - 7:37

Fundos de maior risco continuaram a sofrer resgates, enquanto os fundos de crédito privado, muitos dos quais incentivados, foram as grandes estrelas de captação do ano

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3582 brilha sozinha e faz 2 novos milionários; Mega-Sena e outras loterias acumulam

9 de janeiro de 2026 - 7:14

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na quinta-feira. Os dois sortudos são da região Sudeste.

PRESSÃO DIGITAL

Caso Master: avalanche de críticas ao Banco Central entra na mira da PF e levanta suspeita de pressão coordenada

8 de janeiro de 2026 - 17:06

Pico de publicações e abordagem a criadores de conteúdo levantam alertas sobre pressão digital após a liquidação do Banco Master

PRESTAÇÕES REDUZIDAS

Pequenas empresas podem parcelar dívidas com desconto e condições facilitadas até 30 de janeiro; veja como

8 de janeiro de 2026 - 15:01

Negociação com PGFN permite parcelar débitos inscritos na dívida ativa da União com descontos conforme a capacidade financeira do empreendedor

CASO MASTER

Quase 75% dos empréstimos consignados do Banco Master agora estão na mira do INSS

8 de janeiro de 2026 - 12:47

Segundo informações do Estadão, um processo administrativo do INSS aponta para um padrão de irregularidades na expansão da carteira de crédito do banco de Daniel Vorcaro

PÉ NA ESTRADA

Portugal passa a aceitar a CNH brasileira; veja quais outros países aceitam o documento

8 de janeiro de 2026 - 12:37

Decreto assinado pelo presidente português coloca o país no grupo restrito que aceita a CNH do Brasil sem exigência de permissão internacional

ALTOS E BAIXOS

Brasil tem segunda maior saída de dólares da história em 2025, mas real se valoriza

8 de janeiro de 2026 - 12:07

Fluxo cambial negativo atinge US$ 33,3 bilhões, segundo BC

BOA PARA MORAR?

Ponto de virada da cidade com metro quadrado mais caro do interior de São Paulo veio do céu (literalmente)

8 de janeiro de 2026 - 11:38

Pesquisa FipeZap mostra que o metro quadrado dos imóveis em São José dos Campos teve valorização de 9,6% mais em um ano

NO REBOTE

Lotomania aproveita bola dividida na Lotofácil e paga maior prêmio da quarta-feira nas loterias da Caixa

8 de janeiro de 2026 - 7:24

Lotofácil deixou dois apostadores quase milionários, mas não foi páreo para o prêmio principal da Lotomania. Na +Milionária, uma bola na trave impressionante impediu que ela saísse pela terceira vez na história.

MERCADO DE CAPITAIS

CVM sob um novo-velho comando: quem é Otto Lobo, indicado do governo Lula para a presidência da xerife do mercado de capitais

7 de janeiro de 2026 - 19:13

Atual presidente interino associado a decisão polêmica sobre a Ambipar é indicado para liderar a autarquia em meio ao aniversário de 50 anos da instituição

ENTENDA A NOVA LEI

Tributação sobre lucros e dividendos: o que a nova lei muda para empresas do Simples Nacional

7 de janeiro de 2026 - 18:30

Especialistas apontam conflito com a Lei Complementar nº 123/2006, que garante tratamento diferenciado ao regime simplificado

MENINO NEY

O que você faria com R$ 300 milhões? Neymar comprou uma coleção de veículos na ‘estética Batman’

7 de janeiro de 2026 - 16:16

Jatinho avaliado em R$ 250 milhões, helicóptero usado em deslocamentos ao CT e um Batmóvel de R$ 8 milhões compõem a coleção exibida pelo craque

DE NOVO 

Fake news sobre taxação do Pix acima de R$ 5 mil volta a circular; entenda o que diz a Receita Federal

7 de janeiro de 2026 - 15:44

Órgão nega imposto, multa e qualquer cobrança sobre movimentações financeiras, inclusive via PIX, e reforça isenção maior do IR a partir de 2026 

GOLAÇO!

Quina aproveita bolas divididas na Lotofácil e na Dia de Sorte e faz único milionário das loterias da Caixa na terça-feira

7 de janeiro de 2026 - 7:43

Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação

EM BREVE

Calendário do PIS/Pasep 2026 começa em fevereiro; confira quando o abono cai na conta

7 de janeiro de 2026 - 5:45

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

AUMENTOU

INSS reajusta piso em 2026: benefício agora parte de R$ 1.621 com novo salário mínimo

6 de janeiro de 2026 - 15:15

Reajuste de 6,79% entra em vigor em janeiro; os pagamentos com o valor reajustado seguem o calendário oficial do INSS 

INVESTIGADO

Banco Central questiona decisão do TCU em relação à investigação do Master, e embate ganha novo capítulo

6 de janeiro de 2026 - 13:43

O BC entrou com um embargo de declaração no TCU, para questionar a decisão de investigá-lo no processo de análise do Banco Master; veja qual o risco da liquidação ser revertida

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar