🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals: A velocidade das mudanças exige gestão e liderança descentralizadora

A discussão sobre como adaptar e preparar a governança ainda está no começo, ainda que seja uma questão de sobrevivência

21 de julho de 2021
6:02 - atualizado às 14:41
Imagem: Shutterstock

Há uma série de livros e publicações sobre a estratégia das empresas para fazer frente à velocidade das mudanças impulsionadas pelo mundo digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, a discussão sobre como adaptar e preparar a governança (forma como as decisões são tomadas) das empresas para esta mudança ainda está no começo, ainda que seja uma questão de sobrevivência.

Após a revolução industrial no século XVIII, o mundo passou por uma transformação sem precedentes e grandes indústrias apresentaram crescimento exponencial, tais como têxtil, siderúrgica, ferroviária, logística, a maioria das que hoje conhecemos.

Em um certo momento, foram estabelecidas metodologias de governança corporativa para gerir tais empresas. Reuniões anuais de orçamento, cargos de Presidente, Diretor de Operação, de Finanças etc. foram criados ou ajustados.

As informações sobre clientes, produção, custos e etc. fluíam em relatórios escritos que poucos, ou apenas a alta direção, tinham acesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A velocidade das mudanças era morosa, novas tecnologias levavam anos para serem viabilizadas e, com isso, a diretoria tinha total condição de tomar as principais decisões da companhia em suas reuniões anuais de orçamento, enquanto, ao longo do ano, acompanhava o cumprimento das metas.

Leia Também

Já no final do século XX e início XXI, veio a revolução digital e tecnológica. O surgimento dos computadores e da internet amplificou a troca e o conhecimento, e impulsionou, exponencialmente, a velocidade da inovação. A palavra “disrupção” virou frequente. 

Hoje, dada a velocidade de inovação e transformação que todas as indústrias estão passando, a sobrevivência das empresas depende mais de como ela se prepara para acompanhar tais mudanças do que apenas de ideias brilhantes ou gestão de resultados eficiente.

Não há mais como um presidente acompanhar todas as mudanças e tomar todas as decisões. Agora o presidente e o conselho de administração devem focar no estabelecimento da cultura organizacional e no cumprimento de padrões operacionais, de ética e dos chamados critérios ambientais, sociais e de governança (ESG na sigla em inglês), em adição à alocação de capital e à gestão de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos 8 anos participei, como CEO, da reestruturação de duas empresas, onde tive contato com consultores e gestores de empresa de altíssimo nível, e, abaixo, seguem alguns pontos que aprendi para descentralizar, precisamos primeiro:

  • Criar boa visibilidade do impacto das decisões para os gestores e gerentes das operações

A alta diretoria tem o privilégio de acessar todas as informações e análises dos diferentes impactos de suas decisões. Antes de descentralizá-las, é importante criar instrumentos e treinamento para que os gestores entendam o impacto de suas decisões nas diferentes áreas da empresa, desde segurança, contabilidade, fluxo de caixa, meio ambiente, produtos, clientes, e demais empregados. 

  • Fomentar uma maior interação e discussão entre as diversas áreas

Uma decisão completa passa não só pelo entendimento de seus impactos nas demais áreas, mas também por uma discussão entre os principais envolvidos. Por exemplo, se um comprador de matérias-primas tiver autonomia para alterar um fornecedor, mas não alinhar essa decisão com o gerente de produção e de vendas, o resultado pode ser desastroso.

Para isso, deve-se criar reuniões periódicas entre todos os gerentes com a participação de todas as áreas, e também “quebrar paredes” nos escritórios, e eliminar os sinais de hierarquia, como salas de gerentes, diretores e assistentes, de forma a promover mais leveza, interação e de forma física melhorar o fluxo de interações 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Repensar o que deve ou não ser decidido pelo presidente e pelo conselho de administração, que devem priorizar o desenvolvimento da cultura organizacional, ética, gestão de pessoas e alocação relevante de capital

Se por um lado recomendo a descentralização das decisões operacionais, de produtos e clientes, por outro a alta gestão deve intensificar o foco na cultura organizacional por meio de: (i) rigor no padrão de segurança; (ii) gestão de performance individual do time com avaliação 360, feedback e planos de desenvolvimento dos colaboradores; (iii) revisão e treinamento sobre Ética com instalação de canal de denúncias e comitê de ética;  (iv) planos de atração e retenção de talentos e (v)  discussão constante para alocação de capital.

Por exemplo, na Aura promovemos uma discussão ampla que envolveu as principais lideranças das operações; desenvolvemos o conceito Aura 360, incorporando nossos valores para guiar as nossas decisões e que devem ser praticados diariamente, pensando nas consequências delas sobre as comunidades/meio ambiente, demais colaboradores e empresa 

Enfim, a revolução industrial já ficou para trás, mas muitos ainda usam o mesmo modelo de gestão. Adaptar a governança corporativa deve ser o foco estratégico das empresas que quiserem sobreviver, presidentes e conselhos de administração não devem tomar todas as decisões da companhia e sim prepará-la para que tenha as ferramentas e o ambiente adequado para que os colaboradores possam exercer a sua autonomia e sua criatividade.

Crie espaço para discussões construtivas dentro de um ambiente ético e diverso e não dependente do CEO. Hoje, um bom líder é aquele que torna o seu time cada vez menos dependente dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar