Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O que esperar da bolsa após o recorde, Iguatemi, BTG x XP e outros destaques desta terça-feira

De todos os fenômenos que caracterizam os negócios no mercado financeiro, um dos mais incompreendidos é o da aparente desconexão entre o que acontece na bolsa e a chamada “realidade das ruas”. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE O Ibovespa — o principal índice de ações da B3 — alcança a marca histórica […]

Mercado de ações Ibovespa
Imagem: Shutterstock

De todos os fenômenos que caracterizam os negócios no mercado financeiro, um dos mais incompreendidos é o da aparente desconexão entre o que acontece na bolsa e a chamada “realidade das ruas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa — o principal índice de ações da B3 — alcança a marca histórica dos 130 mil pontos no momento em que o país convive com outros indicadores bem menos honrosos em alta: inflação, juros e desemprego.

Isso sem falar na ameaça de uma terceira onda da pandemia da covid-19 e do cenário político turbulento em Brasília — como se tornou de praxe nos últimos anos. 

Então de onde os investidores tiram o otimismo para acreditar que o resultado das empresas vai melhorar e, portanto, é hora de comprar ações?

Primeiro, precisamos lembrar que o Ibovespa é um índice que não reflete a realidade da economia brasileira como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações de produtoras de commodities como Vale e siderúrgicas, que se beneficiam do processo de retomada externa e da alta das cotações das matérias-primas, têm um peso maior no indicador.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O plano do Banco do Brasil (BBAS3) para a classe média, a oportunidade no Nubank (ROXO34) e o que mais você precisa saber hoje

SEXTOU COM O RUY

A lei de atração infalível do mercado indica que esta ação está ficando barata

O segundo fator é que as decisões de compra e venda na bolsa são tomadas não com base no cenário de hoje, mas do que se espera para o futuro.

E o que os investidores enxergam hoje é a perspectiva de retomada das atividades com o avanço do processo de vacinação, ainda que em ritmo bem mais lento do que o esperado.

Essa perspectiva de dias melhores sustenta a recuperação recente da bolsa. Mas é claro que a situação está longe de ser resolvida, e qualquer frustração nas expectativas pode reverter a onda positiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pergunta que fica é: no patamar atual, ainda é hora de investir na bolsa ou a alta recente já reflete o cenário mais favorável? O Matheus Spiess traz a resposta para você na coluna Insights Assimétricos.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Hoje vai ter recorde? Os investidores começam mais um dia na expectativa depois de o Ibovespa chegar a superar os 131 mil pontos no pregão de ontem. Nesta terça-feira, os dados de venda do varejo em abril por aqui, e da balança comercial dos Estados Unidos devem ser os itens principais no cardápio do mercado.​​​​​​​

Outro dia, outro capítulo da disputa entre BTG Pactual e XP. Desta vez a empresa de Guilherme Benchimol anunciou acordo para criar uma nova corretora com a Faros, seu maior escritório de agentes autônomos.

EMPRESAS

Existem hoje duas formas de se investir nas ações da empresa de shopping center Iguatemi: comprando diretamente ou investindo nos papéis da holding Jereissati Participações. Ontem à noite, a companhia propôs uma reorganização para unificar a base acionária. Saiba os detalhes da operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Azul vai fazer uma proposta de compra pela Latam Brasil? Esse é o grande mistério corporativo do momento. As companhias aéreas chegaram a engatar um namoro, mas que não foi adiante. A expectativa de analistas, porém, é que uma oferta saia em até 90 dias.

O apetite por aquisições está de volta? A JBS anunciou a aquisição da australiana Rivalea por US$ 135 milhões, o negócio vai levar a companhia brasileira à liderança do segmento na Austrália.

O presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, pediu afastamento do cargo, alegando motivos pessoais e familiares. A diretora comercial e de produtos, Camila de Freitas Aichiger, é quem deve assumir o posto.

ECONOMIA

Em meio a algumas idas e vindas, a fiel camarada dos brasileiros registrou o segundo mês de captação positiva. Foram depositados R$ 72,6 milhões líquidos na caderneta de poupança em maio, segundo o Banco Central. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
banco do brasil bbas3 lula ação balanço 15 de maio de 2026 - 6:45
Imagem mostra um centro de distribuição com caminhões à sua frente, e uma estrada dourada levando até o ativo logístico. À direita estão troféus de primeiro lugar 14 de maio de 2026 - 8:55
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Bola 13 de maio de 2026 - 19:52

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

13 de maio de 2026 - 19:52
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 13 de maio de 2026 - 8:43
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor no topo de uma montanha. No vale, abaixo dele, estão linhas de transmissão de energia, uma empresa de saneamento, bancos e seguradoras 6 de maio de 2026 - 8:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia