Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O balanço dos investimentos, os fundos que escapam da reforma do IR e o futuro do setor de educação; veja as principais matérias da semana

Confira o melhor conteúdo publicado pelo Seu Dinheiro na semana

Montagem com Leão, moedas e imagem do Congresso ao fundo, simbolizando a reforma do IR e dividendos
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Já era um clichê antes da pandemia falar que um ano passou muito rápido. Mas vou incorrer nisso: estamos na metade do ano e parece que foi ontem que a virada para 2021 aconteceu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não que nada tenha ocorrido desde então. Para listar os eventos óbvios, Donald Trump saiu da presidência dos EUA, um golpe de estado aconteceu em Mianmar, a Ford deixou o Brasil e o nosso país chegou à marca trágica de 500 mil mortes pela covid-19.

Apesar disso, a pandemia passa a sensação de que pouca coisa aconteceu. A necessidade de isolamento limita a possibilidade de que algo novo aconteça na nossa vida pessoal, enquanto lá fora o mundo não para.

Ainda no início da pandemia, percebia que meu próprio inconsciente tratava de me levar para atividades fora de casa. Eu sonhava quase todas as noites que visitava lugares que nunca fui - e que, principalmente, encontrava as pessoas que amo.

Pouco tempo depois, fiquei sabendo que havia mais de um grupo de pessoas pesquisando os efeitos da pandemia sobre o inconsciente dos brasileiros. Parte desse trabalho está no recente “Sonhos confinados”, organizado por Christian Dunker, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o avanço da vacinação, espero que os sonhos se tornem realidade em breve. Enquanto isso, vale lembrar do que já aconteceu em 2021 - em especial no mercado financeiro. Pode ser mais um ingrediente para calibrar decisões.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A estratégia dos jardins da Idea!Zarvos, o impacto das eleições de 2026 nos mercados e o que mais você precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Agora que a Copa acabou, a eleição entra na conta do mercado: o que pode acontecer com o dólar e a bolsa

Uma forma de rememorar o passado recente é com uma lista. Por isso, a Julia Wiltgen reuniu em uma matéria os melhores e piores investimentos do semestre. Ela conta quais foram as principais influências para o desempenho dos ativos.

1 - Mercados na semana

Falando especificamente da bolsa brasileira, ontem o Ibovespa apagou as perdas dos dias anteriores e finalizou a semana quase no zero a zero, com uma leve alta de 0,29%. A CPI da Covid e a preocupação com os efeitos da crise hídrica na inflação pressionaram o mercado de juros, enquanto o dólar voltou a ser negociado acima de R$ 5. Saiba mais.

2 - E agora?

O lento processo de vacinação e as discussões sobre o Orçamento de 2021 no Congresso colocaram pressão sobre o Ibovespa durante parte do primeiro semestre. Mas o que esperar da bolsa até o final do ano?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Jasmine Olga conta o que os analistas esperam para o mercado de ações. O texto é o primeiro da série “Onde Investir no 2° semestre”. Nesta semana, o Seu Dinheiro também publicou as perspectivas para dólar e ouro. Vale a leitura!

3 - De volta ao normal

O clima de excepcionalidade gerado pela pandemia está ficando para trás no setor de educação superior, com os grandes grupos já pensando num retorno à normalidade. E qual a visão da Ser Educacional, uma das principais empresas da área com ações listadas na bolsa?

O repórter Victor Aguiar entrevistou o presidente da empresa, Jânyo Diniz. O executivo falou sobre aquisições, oportunidades, desempenho da companhia em meio à pandemia e ensino híbrido.

4 - Fim de um sonho?

Investir em imóveis sem ter que lidar com inquilino e receber aluguel isento de imposto de renda é tudo que o investidor brasileiro pediu a Deus. Mas esse sonho está prestes a ficar menos cor de rosa caso a proposta da equipe econômica do governo Bolsonaro para a tributação de fundos imobiliários saia do papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais as chances de a proposta avançar? Se realmente o projeto prosperar, os FIIs perdem a atratividade? A Julia respondeu as principais dúvidas dos investidores sobre o assunto nesta matéria.

5 - Vai dar tudo certo

A proposta de reforma tributária pode acabar aumentando de maneira relevante o imposto sobre dividendos, o que tende a reduzir a atratividade dessa estratégia.

Pensando nesse problema que pode afetar milhares de investidores, o colunista Ruy Hungria trouxe duas oportunidades muito pouco conhecidas no setor de energia, que pagam dividendos recorrentes elevados e isentos de IR e que não entrarão nas novas regras de tributação propostas pelo governo – ou seja, tudo indica que permanecerão isentas.

A parte ruim é que eles não estão disponíveis para investidores comuns. Entenda aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instagram

• Tony Ramos é ‘conselheiro financeiro’ e exemplo em gestão de patrimônio; veja como o ator cuida do próprio patrimônio neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 15 de julho de 2026 - 19:58
Imagem feita com inteligência artificial mostra uma mulher ao centro abrindo um pote de ouro que reluz. Ao seu redor estão maquetes de centros logísticos e prédios comerciais e há papéis sobre investimentos em fundos imobiliários na mesa à sua frente. 14 de julho de 2026 - 8:46
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 14 de julho de 2026 - 7:37

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Há espaço para cortar a Selic, não para baixar a guarda

14 de julho de 2026 - 7:37
9 de julho de 2026 - 9:35
Ilustração sobre inteligência artificial 8 de julho de 2026 - 19:59
8 de julho de 2026 - 8:36
Imagem vetorizada mostra dois robôs brancos correndo com uma cidade futurística ao fundo 7 de julho de 2026 - 8:45
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 7 de julho de 2026 - 7:27
Ferramentas de IA gratuitas 6 de julho de 2026 - 19:03
6 de julho de 2026 - 8:32
Haaland na campanha realizada para a marca de chás Walovi 4 de julho de 2026 - 9:22

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

É hora de parar o viking: o fenômeno Haaland no caminho do Brasil 

4 de julho de 2026 - 9:22
Um desenho do centro do campo de futebol traz a metade de uma bola e a metade de um mapa mundi. Da fenda entre elas saem cédulas. 3 de julho de 2026 - 7:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar